Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Maine coon: conheça essa raça de gato gigante!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato gigante maine coon

Nem todo mundo sabe, mas gatos também têm raça. Inclusive, existe até gato gigante maior que muito cachorro por aí!

Como a grande maioria dos felinos que vemos nos lares não possuem raça definida, desconhecemos suas variações. Mas, assim como os cães, as raças de gato também têm características físicas e comportamentais próprias.

Uma das mais impressionantes é a Maine Coon. Vem com a gente que agora você vai saber tudo sobre a raça dos gatos gigantes!

Como são os gatos da raça Maine Coon?

gato gigante maine coon no colo

Os gatos Maine Coon impressionam pelo seu tamanho. A altura média da raça é de 35 cm e podem chegar até 1,20 m de comprimento, como é o caso do italiano Barivel, maior gato do mundo! O peso dos Maine Coon varia entre 4 kg e 16 kg.

Muitas histórias existem para explicar a origem da raça, mas o que se sabe ao certo é que o estado do Maine, nos Estados Unidos, é o berço desse gato gigante. O seu tamanho exagerado pode ser justificado como uma característica evolutiva da espécie para suportar o frio extremo.

Outro traço marcante da raça, que também ajuda a manter a temperatura dos Maine Coons, é sua pelagem felpuda e farta, principalmente na “juba” que possuem em volta da cabeça e no rabo. Suas orelhas pontudas garantem ainda mais seu charme e deixam qualquer um com vontade de acariciá-los!

Comportamento do gato gigante Maine Coon

Apesar de ter um corpo avantajado, esses felinos são bastante dóceis e brincalhões, garantindo para os gatos da raça o apelido de “gigante gentil“. Eles são ótimas companhias em casa, pois adoram socializar com humanos, costumam se dar bem com cachorros e sua inteligência os tornam fáceis de treinar.

Ter uma boa variedade de brinquedos em casa ajuda na diversão do seu gato gigante porque assim eles conseguem satisfazer seus instintos de caçador e ainda realizam uma rotina saudável de exercícios!

Cuidados com a saúde e alimentação do Maine Coon

É muito importante acompanhar a saúde do seu gato gigante. Por ter um tamanho maior, a raça possui propensão a desenvolver doenças específicas e sua expectativa de vida é de 13 anos. Por isso, é recomendado acompanhar a saúde do seu felino constantemente com médicos veterinários.

A alimentação dos gatos Maine Coon precisa ser controlada e balanceada como de qualquer outro felino. Rações com ingredientes de alta qualidade são sugeridas para manter uma boa ingestão de nutrientes e o peso adequado para a raça. Um bom presente para seu gato gigante são bebedouros e comedouros um pouco mais altos e caixas de areia grandes!

Os gatos Maine Coon também precisam de uma atenção especial aos seus pelos, com escovações diárias ou dia sim, dia não. O uso das escovas é fundamental para manter a boa aparência com brilho e maciez. A escovação também ajuda a diminuir a ingestão e formação de bolas de pelo e mantém sua casa mais limpa.

gato gigante maine coon deitado em pedra

Quer saber mais sobre felinos? Confira os posts que separamos em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário