Gato de pelo longo: cuidados e raças mais peludas

4 de março de 2021

Gatos
gato de pelo longo deitado olhando para cima

Um gato de pelo longo se destaca por onde passa, mas para que a pelagem esteja sempre bonita e sedosa, o tutor precisa estar em dia com os cuidados com um gato peludo. E mais, o segredo que anda em conjunto com os acessórios corretos, é ter uma rotina.

Hoje, além das raças mais populares, você vai descobrir como manter o pelo do seu amigo saudável e os principais desafios.

Aprenda como escovar um gato de pelo longo

A tarefa não é complicada se for feita com paciência e executada diariamente para evitar bolas de pelo. O primeiro passo é entender qual a melhor hora para escovar um gato peludo, visto que os gatos não são criaturas que ficam imóveis com um simples comando

No momento de escolher o acessório para pentear um felino, atente-se aos detalhes. A recomendação são escovas próprias com cerdas naturais ou uma escova de metal com pontas arredondadas. Evite pentes de plástico.

A dica de ouro é sempre recompensar o gatinho com petisco depois da escovação. Está com dificuldade de pentear o pet? Então aproveite o descanso dele para unir o útil ao agradável, e nunca faça com pressa para evitar acidentes.

O que fazer para tirar bolas de pelo

Como falamos, a rotina é essencial. Se você passar um dia sem cuidar de um gato de pelo longo, a próxima escovação será praticamente dupla.

A falta de cuidado também é a principal causa das bolas de pelo no pet, sendo que em alguns casos é preciso raspar a pelagem. Para evitar, não tem jeito, é escovar!

Caso apareça nós no seu bichinho, você pode cortar com uma tesoura sem ponta e fazer o possível para que não aconteça novamente.

Época que os gatos trocam de pelo

A primavera e o verão são as estações de troca de pelo, ou seja, é o período que você vai ter que se dedicar mais em relação a pelagem do bichinho. Tutores que escovam diariamente o felino têm menos dor de cabeça, visto que os pelos mortos saem e não caem em abundância pela casa.

Raças de gato de pelo longo

É importante ter em mente que um felino peludo requer dedicação, mas se você já está ciente disso, existem muitas raças com características únicas, apaixonantes e que um apaixonado por gato precisa conhecer.

Persa

gato de pelo longo da raça persa

É possível começar essa lista sem falar de um dos gatos mais famosos? A raça Persa é pomposa e a sua expressão séria exprime bem a personalidade do felino. Eles são ótimos para pessoas calmas e que não querem um gato muito brincalhão e carente.

Angorá

O gato desta raça tem predominância branca com olhos castanhos ou azuis e é de origem turca. Os animados que se preparem: este pet adora brincar e tem energia de sobra, assim como curiosidade. Além da inteligência , os gatos dessa raça podem nascer com heterocromia, olhos de cores diferentes.

Maine Coon

Você consegue imaginar um gato de pelo longo com mais de 10 kg? Exemplares da raça Maine Coon facilmente podem chegar a este peso.

O gato não é tão popular, mas vem ganhando espaço por ser um ótimo pet para a família. São animais calmos, que se dão bem com crianças, e gostam de um bom banho.

Sagrado da Birmânia

É uma raça que nasceu do cruzamento de Persas e Siameses. A pelagem do Sagrado da Birmânia não é tão densa, o que acaba facilitando a escovação. Uma das características que o diferencia dos outros gatos é que ele não é tão aventureiro como outras raças, preferindo ficar no chão.

Ragdoll

O número um entre as raças de gato de pelo longo que têm a calma como sua principal qualidade. Os donos de um Ragdoll não tem com o que se preocupar, afinal, escovar o pet é tranquilo, sem contar que ele é manso e bem caseiro.

Gostou das dicas para cuidar do seu gato de pelo longo? Ter um pet peludo dá trabalho, mas a companhia e as lambidinhas compensam.

Agora você pode escolher o próximo conteúdo sobre gatos! O que você quer aprender?