Bebedouro para gatos: Qual o melhor?

Compartilhar:


Fonte para gatos

Escolher o bebedouro para gatos ideal é uma das garantias de que o felino irá se hidratar adequadamente, afinal, a água é responsável pelo bem estar e funcionamento do organismo do pet.

Os gatos são famosos por não gostarem de beber água, mas na maioria das vezes, esse mau hábito acaba ajudando no desenvolvimento de problemas renais ou no sistema urinário do pet

Sem contar que a água é um dos principais componentes do corpo dos seres vivos e nos gatos, ela representa 75% da sua massa corporal. Por isso, é fundamental incentivar o felino a se hidratar frequentemente. 

Como escolher um bebedouro para gatos

Existem diversos modelos de bebedouros para gatos no mercado, mas antes de decidir qual o melhor bebedouro, é importante saber como seu felino se comporta na hora de se hidratar

A maioria dos gatos preferem água fresca, por isso é muito comum vê-los bebendo água da torneira. E esse é um dos principais pontos que devem ser levados em consideração. 

Observe a hora de trocar o filtro, se a água se movimenta bem, se é uma fonte com torneirinha, etc. Todos esses detalhes farão muita diferença!

Gato bebendo água na torneira

Conheça alguns tipos de bebedouro comuns

Existem vários modelos de bebedouro para gatos. Cada um deles tem características diferentes que os tornam atrativos para os gatos mais exigentes. O primeiro passo para escolher o bebedouro de gato ideal, é conhecer quais os tipos que existem e avaliar como o gato se comportaria bebendo água dele. 

Potinhos de água

O potinho para água, é o bebedouro mais comum que existe, ele nada mais é do que a clássica tigela. Apesar disso, existem diferentes materiais: inox, alumínio, plástico, porcelana, cerâmica e barro. Cada um desses materiais traz diferentes benefícios para os gatos na hora de tomar água. 

Os potes de plástico são mais econômicos, mas também devem ser substituídos com maior frequência para evitar a proliferação de bactérias. Os itens de outros materiais são ótimos para manter a água fresca por mais tempo, como é o caso dos potes de cerâmica ou alumínio.

Porém, não deixe a água do gato por muito tempo na tigela. Os gatos gostam de água fresca e limpa e caso contrário podem não beber. É indicado trocar duas vezes por dia e realizar a higienização do potinho diariamente.

Bebedouro automático

O bebedouro automático é interessante pois ele ajuda a manter a água do pet sempre fresca e limpa. A dinâmica é simples, basta encaixar o reservatório de água no bebedouro para manter a tigela abastecida.

Este modelo é uma ótima opção para gatos que passam o dia sozinho e não abrem mão de água fresquinha. Assim como a tigela, o bebedouro automático deve ser higienizado diariamente.

Ainda assim, existem gatos que não gostam de tomar água em potes e acabam buscando torneiras para matar a sede. Esses pets vão adorar o próximo tipo de bebedouro para gatos.

Fontes para gatos

As fontes para gato estão na lista dos bebedouros preferidos desses pets! Elas garantem que a água esteja sempre fresca e o mecanismo que mantém o líquido em movimento ajuda a estimular a hidratação. 

As fontes se assemelham à forma como os felinos se hidratavam na natureza e todo tutor de gatos sabe bem como eles seguem seus instintos.

Além de atrair a atenção dos gatos, as fontes ainda mantêm a água fresca e limpa. Além disso, alguns modelos possuem carvão ativado e filtram a água oferecida ao pet, deixando-a ainda mais gostosa, atrativa e sem impurezas!

Fonte para gatos

Porque os gatos precisam de tanta água?

Embora muita gente ache que os gatos precisam de muita água, isso é só uma impressão. Na realidade, eles não precisam de muito mais água que cães ou pessoas, o problema é que muitos deles não se hidratam corretamente

E isso acontece porque os gatos precisam ser estimulados a beber água de maneira adequada. Porque os gatos costumam beber pouca água, o que pode causar problemas de saúde nesses pets. 

Mas porque eles bebem tão pouca água? Alguns gatos gostam de beber água fresca e quando notam a água parada, não sentem atração por ela. Além disso, os gatos quando na natureza, não costumam buscar uma fonte de hidratação, uma vez que eles absorvem os conteúdos hídricos de suas presas

Vendo por este lado, as rações úmidas podem ajudar o gato a consumir um pouco mais de líquido do que ele está acostumado, mesmo assim, é importante incentivar o felino

Falta de água e maiores chances de problemas de saúde:

Estimular a hidratação é fundamental para evitar que com o passar dos anos, o gato apresenta problemas renais. 

Além disso, a falta de água pode ocasionar insuficiência renal grave e causar uma série de infecções urinárias. 

No entanto, é necessário estar atento, afinal, a má ingestão de água também pode estar atrelada a outros fatores, como intoxicação ou outras doenças. Por isso é importantíssimo estar sempre atento aos sintomas do pet e ao seu comportamento. 

Caso note algum estranhamento, busque ajuda de um veterinário!

Quer mais dicas sobre cuidados com gatos? Confira nossa seleção de posts:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário