Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato orelhudo: saiba tudo sobre o belo Oriental Shorthair

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato oriental shorthair branco
O Oriental Shorthair recebe esse apelido pelo formato de suas orelhas

Gato orelhudo é o nome popular dos felinos da raça Oriental Shorthair, também conhecidos como Oriental de pelo curto. Se você quer descobrir tudo sobre a raça de animais de estimação que chama a atenção por onde passa, acompanhe este post especial!

Gato orelhudo: conheça a origem da raça

gato orelhudo cinza sentado
Ele é nativo da Tailândia, mas só ficou conhecido a partir da década de 50

O gato orelhudo é nativo da Tailândia, onde é considerado uma espécie de símbolo nacional, tamanho o carinho que tem por parte das pessoas. Oriental Shorthair é uma raça que tem origem estimada na Idade Média, a partir do cruzamento dos gatos siameses British Shorthair e American Shorthair. 

Apesar de ser considerado o ancestral de uma grande variedade de raças que há no mundo, a existência do oriental de pelo curto permaneceu local até 1950. Ele só se tornou popular em outros continentes quando foi levado por criadores internacionais, o que permitiu que a raça fosse oficialmente reconhecida nos anos 70.

Características do gato Oriental Shorthair

gato pelo curto duas cores
o gato de pelo curto por apresentar uma ou mais cores

O gato Oriental Shorthair é considerado um felino de porte médio que, em média, pesa de 4 a 5kg. Além disso, o animal possui o corpo musculoso e uma cauda longa em formato de lança, o que destaca a sua aparência sofisticada.

A pelagem, por sua vez, tem como característica ser fina e bem curta, o que explica o apelido gato oriental de pelo curto. Já a coloração dos pelos é marcada por cores escuras que se apresentam tanto em uma tonalidade única quanto bicolor.

Para finalizar, não poderíamos deixar falar a parte do corpo do gato responsável por seu nome. A cabeça do gato orelhudo tem um tamanho mediano e formato triangular na direção da orelha ao focinho. O grande charme fica por conta das orelhas eretas, grandes e desproporcionais em relação à cabeça.

Como é a saúde do gato oriental pelo curto?

gato pelo curto deitado
O oriental pelo curto tem as mesmas doenças dos siameses

Por ser uma raça de gato surgida a partir do cruzamento de siameses, a saúde do gato oriental pelo curto é semelhante à raça que a originou. Dessa maneira, tanto a raça do gato orelhudo quanto o siamês são mais propensos a ter os seguintes problemas de saúde:

  • Cardiomiopatia Dilatada;
  • tártaro;
  • gengivite;
  • doença periodontal;
  • Atrofia Progressiva da Retina;
  • mastocitoma;
  • estrabismo;
  • urolitíase.

Em virtude disso, os tutores dessa raça tem uma missão importante: realizar visitas periódicas ao médico-veterinário para acompanhar a evolução do quadro de saúde do animal. Visto que um diagnóstico rápido de qualquer problema, pode auxiliar de forma positiva em tratamentos mais eficazes.

O gato orelhudo precisa de algum cuidado especial?

gato oriental bege olhando para cima
O gato orelhudo necessita do mesmo cuidados que seu ancestral siames

O gato orelhudo, assim como a grande maioria dos felinos, não precisa de um cuidado especial devido às características da sua raça. Quem é, ou desejar ser tutor do Oriental Shorthair, a atenção deve ser focada em alimentação, higiene e saúde física e mental. Conheça um pouco mais sobre ela.

Alimentação da raça de gato orelhudo

Por ser um animal de raça de gato ativa, a alimentação do Oriental Shorthair deve ser ração para gatos de boa qualidade e rica em ingredientes naturais. É indicado também investir em petiscos e sachês para favorecer a hidratação do animal durante o dia.

Cuidados com a higiene do Oriental Shorthair

Apesar de ser um animal de pelagem bastante curta, a Oriental Shorthair é uma raça que precisa da escovação periódica dos pelos. Pois, por ser uma pelagem delicada, ela costuma formar nós durante a troca de pelagem do animal. Além disso, a prática é ótima para evitar o acúmulo das bolas de pelos nos gatos.

Estímulo à atividades físicas

Como dito anteriormente, o gato oriental de pelo curto é uma animal de estimação muito ativo, que adora brincar, correr e pular. Por isso, se você deseja ser tutor dessa raça de gato, o ideal é investir em gatificação, bolinhas, comedouros interativos, arranhadores e brinquedos. Eles são essenciais para preservar a saúde física e mental do pet.

Como é o comportamento do gato orelhudo?

Uma característica primordial quando falamos do gato orelhudo de pelo curto como animal de estimação é o comportamento do felino. Uma curiosidade é que desde quando o Oriental Shorthair é filhote, ele desenvolve o hábito da vocalização, ou seja, o seu miado é um dos mais potentes entre os felinos.

Quando pensamos no comportamento do animal, é importante lembrar que ele não gosta de ficar sem companhia por longos períodos. É isso mesmo! Eles adoram receber carinho e atenção dos tutores e ficam tristes com longas ausências. Para diminuir esse problema, uma boa ideia é adotar outro felino para fazer companhia ao gato orelhudo de pelo curto.

Gostou de conhecer mais sobre o exótico gato orelhudo? Então, conte para gente qual das características desse animal você mais gostou? Se tiver alguma dúvida sobre ele, deixe uma pergunta nos comentários.  

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário