Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato norueguês da floresta: conheça esse felino selvagem

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato norueguês da floresta no sofa
Apesar do visual selvagem, o gato norueguês é um animal dócil

Você já ouviu falar do gato norueguês da floresta? Com seu porte grande e aspecto selvagem, acredita-se que ele tenha sido companhia dos Vikings durante suas expedições. Conheça mais sobre esse animal famoso por seu temperamento calmo e tranquilo.

Gato norueguês da floresta: quem é ele?

Conhecido pelo nome de Norwegian Forest Cat, o gato norueguês da floresta, apesar de sua longa história na Escandinávia, só foi reconhecido como espécie na década de 1970. Associado a muitas histórias mitológicas, ele é um animal que chama a atenção por ser bastante semelhante aos animais da raça Maine Coon.

Gato norueguês da floresta: principais características

A raça de gato norueguês é famosa por uma série de características, sendo as principais delas a pelagem longa, colorida e o porte robusto e musculoso. Em virtude disso, seu peso varia de 6 a 10kg e a sua altura pode chegar a até 33 centímetros. Incrível não é mesmo! Conheça outras características desse felino para lá de especial.  

A pelagem do gato norueguês da floresta

A pelagem do gato norueguês da floresta chama a atenção por possuir duas camadas de pelos. Os pelos da parte externa são lisos, impermeáveis e contam com um aspecto brilhante. Já o subpelo é bastante grosso e tem como principal função proteger o corpo do animal do frio intenso.

Além disso, os pelos ao longo do corpo do animal adquirem comprimentos diferentes, de acordo com cada região. Por exemplo, eles são mais curtos na região das patas para facilitar a locomoção e vão ficando maiores conforme chegam próximo ao rabo.

Gato norueguês: personalidade

gato norueguês da floresta sentado
O gato norueguês é famoso por ser esperto e brincalhão.

Apesar da aparência selvagem e do porte robusto, o gato norueguês é famoso por sua personalidade amigável e gentil. O que o torna uma ótima opção para tutores que têm filhos pequenos em casa. O que mais se destaca no comportamento do animal é o seu jeito aventureiro, brincalhão e carinhoso com os tutores.

Para quem deseja adotar um gato norueguês da floresta, há um dado importante. Mesmo sendo um animal sociável, ele é um pouco tímido quando está em  ambiente desconhecido, por isso, para deixá-lo à vontade, é necessário conquistar a confiança do felino.

Você sabia que o gato norueguês amadurece mais lentamente do que os demais animais da espécie? É isso mesmo! Enquanto os gatos normais chegam à vida adulta a partir dos 12 meses, o exemplar da Noruega demora aproximadamente 5 anos para chegar a essa fase da vida. Ou seja, ele terá comportamento de gato filhote por muito mais tempo.

Gato norueguês da floresta adora brincar

Outro traço marcante do comportamento do gato norueguês da floresta é a inteligência. Por causa disso, é recomendado que os tutores invistam em brinquedos interativos, arranhadores e realizem o enriquecimento ambiental da casa. Nada melhor do que um animal feliz e estimulado, não é mesmo?

Quanto tempo vive um gato norueguês?

gato norueguês na floresta
O felino pode viver até anos.

Um gato norueguês da floresta vive em torno de 14 a 16 anos. Isso claro, se os cuidados com a saúde, alimentação e hidratação forem respeitados. Então, se você pretende adotar o animal, não se esqueça de oferecer ração para gatos de qualidade e fazer visitas periódicas ao médico-veterinário.

Além dos cuidados com a alimentação, o candidato a tutor do gato norueguês precisa se atentar a alguns outros cuidados. Conheça o que é necessário para um desenvolvimento saudável do felino.

  • brinque bastante com ele para evitar obesidade;
  • realize a escovação 3 vezes por semana;
  • escove os dentes do animal semanalmente para evitar doenças;
  • sempre que possível ofereça petiscos para a preservação da dentição.

Gato norueguês da floresta: cor da pelagem

Os felinos da raça norueguesa da floresta podem ser encontrados tanto com a coloração da pelagem sólida quanto malhada. Apesar do tom mais comum ser uma mescla entre branco e preto, há tipos de gatos noruegueses com os pelos nas cores marrom, dourado, azul, cinza, vermelho e bege.

Qual é o valor de um gato norueguês da floresta?

Por ser considerado um animal de estimação bastante raro, o valor de um gato norueguês da floresta é elevado. Estima-se que seu valor de compra gire em torno de R$ 3 mil a R$ 4 mil. Isso para o felino macho adulto. Gatas fêmeas e filhotes podem custar ainda mais.

Gostou de conhecer mais sobre o gato norueguês da floresta? Compartilhe com a gente o que você achou!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário