Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Maneki Neko: Conheça a história do gato da sorte

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
boneco de maneki neko
O maneki neko é um gato de porcelana que faz parte da cultura japonesa

Com certeza você já deve ter visto um lindo Maneki Neko decorando a vitrine de uma loja ou a sala de estar de uma pessoa querida. Conheça a mística, a história e os significados em torno do gato da sorte japonês.

O que é o Maneki Neko?

O Maneki Neko ou, como é popularmente conhecido, o gato da sorte e da fortuna é um amuleto fabricado em cerâmica e pode ser encontrado em diversas cores e tamanhos. Sua principal característica é ficar com a pata levantada, como se estivesse acenando para as pessoas.

A história do gato da fortuna

Há muitas versões sobre o surgimento do gato da fortuna na cultura japonesa, entretanto a mais aceita é que o seu aparecimento se deu há mais de quatro séculos. A dinastia Edo (1603 – 1868) foi a primeira a presenciar os gatos brancos com lenço e patinha levantada, igual aos felinos de estimação. 

Na dinastia seguinte, a Era Meiji (1868 – 1912), o gatinho da sorte já era bastante popular na sociedade japonesa. Era muito fácil encontrá-lo em estabelecimentos comerciais e residências com o propósito de atrair clientes, dinheiro e prosperidade.

Maneki Neko: os significados do gato da sorte

maneki neko rodeado por moedas
O Maneki Neko é usado para decorar ambientes e atrair prosperidade

Tão longa e variada como a sua história, são os significados atribuídos ao Maneki Neko, que vão muito além da sorte e prosperidade. Por exemplo, a posição da pata do animal e a coloração do amuleto influenciam diretamente a energia que ele atrai. 

As diferentes cores do gato da sorte

De acordo com a tradição japonesa, a cor de cada gatinho da sorte determina o tipo de benefício que ele trará para quem tem sua posse. Os mais comuns são: 

  • branco: paz e boa sorte;
  • preto: proteção contra má sorte;
  • amarelo: prosperidade e dinheiro;
  • verde: saúde para família e amigos;
  • rosa: facilita o encontro da pessoa amada;
  • vermelho: afasta os maus espíritos e atrai o amor.

Gato da fortuna: a posição das patas

Da mesma maneira que a coloração do Maneki Neko interfere nos poderes do gato da fortuna, a posição das patas do animal determina o tamanho da sorte. Confira!

  • pata direita levantada: fortuna e sorte;
  • pata esquerda levantada: prosperidade nos negócios;
  • com duas patas levantadas: fortuna e sorte ao mesmo tempo.

Atenção: Quanto mais alta estiver levantada a pata do gato da fortuna, maior o poder de atração de dinheiro e sorte.

As lendas do Maneki Neko

maneki neko em formato de estátua
Maneki Neko no templo Gotokuji

O Maneki Neko é tão presente na cultura milenar japonesa que o amuleto carrega consigo algumas histórias incríveis que podem ser consideradas lendas. As mais famosas são:

A trágica lenda da gueixa

A primeira lenda relacionada ao Maneki Neko é a relação de cumplicidade e proteção de uma gueixa e seu animal de estimação. Segundo relatos, a cantora e dançarina japonesa tinha um gatinho que ela adorava.

Um determinado dia, enquanto ela vestia o seu quimono, o felino pulou em direção à ela em posição de ataque. Acreditando que ele pudesse ferir a tutora, um homem sacou sua espada e matou o gato.

Ao perceber que o felino estava apenas tentando proteger sua tutora do ataque de uma cobra, o homem então se arrependeu. Para tentar se retratar, ele presenteou a jovem cantora com um Maneki Neko semelhante ao animal de estimação.

O Templo Gotokuji e o gato que acena

Essa história sobre o gato da sorte é bem antiga, tendo acontecido em meados do século XVI.  A lenda fala sobre o nobre Li Naotaka que voltava de uma batalha na região de Osaka e buscava, entre as árvores, abrigo contra uma tempestade.  

Nesse momento, ele avistou o templo de Templo Gotokuji e percebeu que uma gata estava lhe chamando com um aceno. Após pensar por algum tempo, ele decide ir ao encontro do felino, o que salvou a sua vida.

Afinal de contas, logo após o nobre iniciar sua caminhada em direção ao animal, um raio atingiu a árvore onde ele se abrigava. Em virtude disso, o homem destinou toda a sua fortuna para a manutenção do templo e determinou a construção em homenagem a sua salvadora, a famosa gata que acena.  

O gato da sorte e da fortuna

A terceira das lendas famosas sobre o Maneki Neko pode ser chamada de o gato da sorte e da fortuna. De acordo com ela, uma velha senhora era apaixonada pelo seu gato de estimação. Porém, passando por graves problemas financeiros, viu-se obrigada a doar o animal.

Inconformada por ter que abrir mão do seu fiel companheiro, a anciã pediu ajuda aos deuses e acabou sonhando com o pet. Nesse sonho, o gato dizia para ela construir réplicas suas em barro e vender. Os gatos da sorte feitos por ela foram um sucesso e, em pouco tempo, ela finalmente atingiu a prosperidade.

Gostou de conhecer mais a história e o simbolismo por trás do Maneki Neko, o gato da sorte? Conte para gente, qual desses felinos você levaria para casa.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ana Laura disse:

    Que legal ! gostei

  2. Wilson disse:

    Presenteando o manejo com sabedoria. Parabens e obrigado pelos esclarecimentos.

Deixe o seu comentário