Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coletivo de peixe: saiba o que é conheça algumas curiosidades

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cardume-coletivo de diversos peixes
Um cardume é formado pelo coletivo de peixes de uma ou mais espécies.

Você sabe qual é o coletivo de peixe? Provavelmente você deve ter pensado na palavra cardume, não é mesmo? A resposta está correta, mas você sabe qual é o significado dela? Venha com a gente e descubra o que é um coletivo de peixe, curiosidades e muito mais. Confira!

Cardume: o coletivo de peixe

Cardume é a palavra que define o coletivo de peixe. O seu significado serve para se referir a um conjunto de peixes que podem ou não serem da mesma espécie. Esse tipo de encontro acontece para que eles possam se proteger de seus predadores naturais ou para fazer a migração em busca de alimento. 

De onde vem o significado de cardume?

Cardume é uma palavra que tem origem no latim e significa “cardo” ou “espinho”. A explicação para “carduus” tem relação com plantas espinhosas que crescem próximas e criam uma espécie de barreira contra outros animais. 

Por esse ponto de vista, a analogia é válida, pois os peixes unidos também criam uma barreia que dificulta o ataque de seus predadores, normalmente animais muito maiores do que eles.

Conheça mais sobre os cardumes

Agora que você já sabe que cardume é coletivo de peixes, que tal descobrir algumas das principais características desse agrupamento? A principal delas é a variedade, afinal de contas, apesar de serem compostos por animais da mesma espécie, um cardume pode agrupar peixes de duas ou mais espécies diferentes.

Para manter a unidade do grupo, a comunicação é essencial, já que qualquer falha pode colocar todo o cardume em risco. De maneira geral, os peixes se comunicam por sinais sonoros, visuais ou químicos que servem para orientar os caminhos de todo o grupo, além de avisar sobre possíveis ameaças.

Um cardume é definido pelo simples agrupamento de peixes. Não importa se a reunião se dá entre poucos animais ou milhares deles. Uma curiosidade sobre o tamanho do cardume é que ele não interfere em nada na coordenação do grupo, pois eles conseguem se manter unidos e sincronizados devido ao instinto de sobrevivência.

Confira belos cardumes

cardume de peixes visto debaixo
cardume de atuns debaixo da água
cardume de peixes em meio aos corais
cardume de peixes de várias espécies
cardume de peixes visto debaixo
cardume de peixes visto baixo da água
cardume de atuns debaixo da água
cardume de atuns durante a migração
cardume de peixes em meio aos corais
cardume de peixes em meio aos corais
cardume de peixes de várias espécies
Um coletivo de peixes pode abrigar animais de espécies diferentes

Gostou de conhecer mais sobre o coletivo de peixes e está pensando em se dedicar à arte do aquarismo? Visite nosso pet shop online e encontre as melhores opções de aquários, rações, filtros, bombas e muito mais. Ficou com alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário