Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe bebe água? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
peixe bebe água

Se você gosta de peixes e tudo que envolve o universo do aquarismo, sabe como o tema é fascinante e recheado de assuntos interessantes. Por exemplo, uma questão que gera bastante curiosidade é: peixe bebe água?

Certamente essa esta pergunta está na lista de principais curiosidades sobre os peixes, junto com outras, como: será que os peixes dormem ou podem se afogar? Essas perguntas aparentam ser óbvias, mas é aí que você se engana, existem vários aspectos que você precisa conhecer para saber como é a vida dos peixes. Vem com a gente! 

Peixe bebe água? 

Não é bem beber, ou melhor, beber não é melhor termo que deve ser usado para explicar porque os peixes ingerem o líquido. Mas, em suma, a resposta é sim. Porém, deixe-me explicar.

O primeiro ponto a ressaltar é que a ação de “beber” água é um processo de absorção natural dos peixes. Em outras palavras, diferentemente de nós humanos, o líquido ingerido pelos peixes é o seu método de respiração e trocas gasosas com o ambiente externo.

A mecânica é a seguinte: existe uma ingestão mínima de água. Então, na respiração dos peixes, o líquido vai até as brânquias, que é onde acontece as trocas gasosas. Neste órgão, o oxigênio é absorvido e o gás carbônico eliminado.

Essa troca ajuda o peixe a eliminar ou absorver a água de acordo com o ambiente onde vive. É importante compreender que essa é uma etapa de sobrevivência também, e o processo tem um nome um pouco difícil: osmorregulação. 

O que é osmorregulação dos peixes?

Osmorregulação é um processo homeostático, fundamental para garantir que o corpo do peixe consiga armazenar apenas a quantidade ideal de água e sais. A fim de regular as atividades essenciais para seu funcionamento do organismo, a ação é essencial para que peixes de água doce consigam absorver água de forma contínua e que peixes de água salgada não armazene-a exageradamente.

peixe tem sede
Em suma, a osmorregulação é a capacidade dos peixes em controlar o fluxo de água que entra e sai do seu organismo através da osmose.

Sendo assim, a osmorregulação pode ser definida como a capacidade do organismo de controlar as concentrações de sais nos tecidos para realizar as atividades necessárias para seu funcionamento. Caso esse processo não fosse possível, os peixes de águas salgadas poderiam morrer de osmose, pois perdem água exageradamente.

Peixe de água salgada e doce sentem sede?

Sim, peixe tem sede. Porém, existem algumas diferenças entre peixes de água doce e de água salgada que você precisa conhecer. Isso porque para manter a concentração adequada de sais nos fluidos corporais, eles usam estratégias diferentes.

Peixes de água salgada bebem água?

Os peixes dos mares e oceanos, vivem em um ambiente com alto teor de sal. Isso faz com que precisem beber bastante água, para que o excesso “saia” do organismo por osmose. Sendo assim, o animal precisa constantemente “beber” água para manter suas funções ativas.

O sal que ‘engolem’ é eliminado por meio do mecanismo das brânquias (órgão de respiração dos peixes). Então, quando o peixe ingere a água, a boca se fecha e os ossos (opérculos) obstruem as brânquias, havendo uma pressão que movimenta a água para os filamentos branquiais, que é responsável pela respiração.

Peixes de água doce bebem água?

No habitat dos peixes de água doce a quantidade de sal é menor do que a que existe em seu organismo. Porém, a concentração de sais é maior no organismo do que na água. 

Desse modo, a ingestão de água acontece de forma passiva no corpo dos peixes, como se fosse atraída. Então, como acabam absorvendo muita água, os peixes de água doce têm o seus rins mais desenvolvidos, pois são responsáveis por promover uma excreção de urina mais diluída e em bastante quantidade.

Curiosidade sobre peixe bebe água: tubarões e arraias

peixes bebem água
Muitas espécies de animais marinhos “bebem” água, como é o caso das arraias e tubarões.

Os peixes cartilaginosos, como os tubarões e as arraias, tem um modo diferente de fazer essa troca. No caso dessas espécies de animais, o equilíbrio osmótico acontece por conta da produção de uma substância conhecida como ureia que, ao ser expelida pelos rins na corrente sanguínea, conseguem controlar o nível de sais no organismo.

Agora que sabemos que os peixes “bebem” água, provavelmente isso despertou outras dúvidas e acho que sabemos quais são. Confira mais curiosidade sobre peixes.

Peixes podem morrer afogados?

Sim, existem peixes que morrem afogados. Essa é uma situação comum em animais da família dos anabantídeos. Por exemplo, peixe betta bebe água e pode se afogar. Essa espécie possui um órgão chamado labirinto e precisam do ar da superfície para sobreviver, pois são espécies que não conseguem ficar muitas horas submersas na água.

Conheça mais sobre os peixes bettas.

Peixes sentem sede?

Os peixes de água doce não sentem sede, pois a água do seu ambiente tem baixa concentração de sais, sendo menor do que a concentração da célula do animal. Portanto, a água doce vai penetrar no corpo do peixinho sem a necessidade de bebe-lá. 

Em contrapartida, os peixes de água salgada sentem sede. Como mencionamos, eles precisam beber água, para combater a alta quantidade de sal para evitar a desidratação. Uma dica importante para quem é tutor, os peixes bebem água do aquário, portanto lembre-se de manter os cuidados essenciais, principalmente com a limpeza do habitat do seus peixinhos. 

peixes bebe agua do aquario
Você também é fã de aquarismo e adora saber as curiosidades sobre peixes? Continue a visita no Blog da Cobasi e confira conteúdo exclusivos.

Gostou de saber mais curiosidades sobre o mundo dos peixes? Lembre-se, se você é tutor de peixe, precisa oferecer todas as condições necessárias para a sua sobrevivência, principalmente a qualidade da água. Então, aquário, filtros e cuidados específicos são essenciais para promover o que é essencial para o pet.

Aqui na Cobasi você encontra tudo isso e muito mais. Está precisando de produtos de aquarismo? Visite o pet shop online da Cobasi, no setor de aquarismo há as melhores soluções para o dia a dia dos seus peixes com ofertas especiais.

Já no Blog da Cobasi tem conteúdo exclusivo com dicas e informações especiais sobre como cuidar do seu peixe. Continue a visita e saiba mais muito mais. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário