Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça 7 curiosidades incríveis sobre peixes e divirta-se!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cardume de lebistes no aquário
Conheça algumas curiosidades sobre peixes de aquário

O aquarismo é um hobby fascinante e cheio de assuntos interessantes. Para ajudar você que está começando nessa atividade, nós separamos 7 curiosidades incríveis sobre peixes. Acompanhe!

1. Como os peixes se comunicam?

Quem nunca ficou curioso para saber como os peixes fazem para orientarem o seu nado e se comunicarem dentro da água? Esses animais contam com um sistema sensorial apurado, que permite que eles sintam a vibração da água para saber que há outras espécies por perto. 

Além disso, os peixes usam suas cordas vocais para emitir sons e se comunicarem com seus pares. É isso mesmo! Apesar de ser inaudível para nós, os peixes costumam se comunicar pela vocalização. 

2. Peixes sente frio?

Alguma vez você já se perguntou se os peixes sentem frio? A resposta é sim! Inclusive quando a temperatura da água está extremamente baixa, o metabolismo desacelera e faz com que o peixe se movimente mais lentamente e, por vezes, perca até o apetite. 

3. Ração para peixe não é tudo igual!

Engana-se quem pensa que as rações para peixes são todas iguais. Há no mercado opções de comida granulada para fundo, meio e superfície do aquário. Isso acontece porque cada tipo de peixe prefere fazer a sua refeição a partir de uma determinada profundidade. No momento de escolher o alimento, consulte um especialista. 

4. Quais são os peixes mais populares?

curiosidade sobres  peixes betta
O Betta é o predileto entre os iniciantes em aquarismo

Entre os iniciantes no hobby do aquarismo, os peixes mais populares são o Betta e o Guppy, também conhecido como Lebiste. Isso acontece em virtude deles serem animais pequenos e fáceis de cuidar. 

5. É possível peixe morrer pela boca?

O famoso dito popular “peixe morre pela boca” é, em partes, uma verdade. Não que ele vá vir a óbito por exagerar na hora da refeição. Porém, o acúmulo de alimento em decomposição no fundo do aquário pode ser fatal. 

 Isso acontece porque  o material decomposto libera uma substância tóxica para o peixe, a amônia. Então, lembre-se: nada de exagerar na hora de oferecer ração para seu animal de estimação e não se esqueça de manter o aquário sempre limpo.

6.  Peixe Cascudo só come resíduos?

Quem tem aquário em casa com certeza já deve ter visto o peixe Cascudo se alimentando de musgo, resíduos e sobras de ração. Mas você sabia que a dieta alimentar ideal para ele precisa ir além? 

Apesar de ser uma espécie que baseia a sua alimentação em dejetos, a ração para peixes é essencial para a saúde, bem-estar e desenvolvimento do animal. Por isso, se você deseja tê-lo em seu aquário, não economize na ração.

7. Peixe-Palhaço e a anêmona são amigos?

A vida no fundo do mar é bastante interessante. Há duas espécies que vivem uma relação conhecida como protocooperação e amizade:  a anêmona e o peixe-palhaço. É essa colaboração mútua que permite que ambos vivam bem no fundo do oceano. 

Essa parceira marinha funciona da seguinte maneira:  a anêmona, com seus tentáculos, protege o peixe-palhaço e evita que ele seja vítima de seus predadores. Por seu lado, o peixe oferece à anêmona sobras de sua refeição, garantindo que ela mantenha a dieta em dia. 

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre peixes? Conte para gente: ficou faltando alguma em nossa lista?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário