Nomes de peixe: conheça 12 espécies curiosas

Compartilhar:


nomes de peixe

Você conhece os nomes de peixe? Estima-se que haja mais de 25 mil espécies ao redor do mundo – e isso para falar apenas das que conhecemos!

Por isso, a Cobasi fez uma super seleção de nomes de peixes e curiosidades para você aumentar seu repertório. Então que tal conhecer espécies divertidas que vivem no mar, na água doce e em aquários, além de suas principais características? Vamos lá?!

Nomes de peixes do mar

1) Dourado-do-mar (Coryphaena hippurus)

nomes de peixe do mar dourado do mar

O dourado-do-mar é um peixinho forte e veloz, capaz de alçar grandes saltos. A espécie possui corpo comprido, podendo alcançar dois metros de comprimento e 40 quilos. Apesar de viver em mar aberto, ele se reproduz nas áreas costeiras, por isso é um dos peixes mais procurados pela pesca esportiva no Brasil.

2) Espadarte (Xiphias gladius)

nomes de peixe do mar espadarte

Muito confundido com o peixe-espada, o espadarte também possui corpo alongado. Comum em mares tropicais, o animal conhecido como imperador vive a cerca de 200 a 800 metros de profundidade.

O interessante é que muitos acreditam que a fêmea consegue trocar de sexo após o ovário parar de funcionar. Então, a cauda em leque (característica das fêmeas) se transforma numa espada (característica dos machos).

3) Peixe-leão (Pterois)

nomes de peixe peixe leão

O nome peixe-leão faz referência a uma grande variedade de peixes venenosos de diferentes gêneros, incluindo o Pterois. Embora pequeno (com cerca de 30 cm), este animal de água salgada possui espinhos venenosos, com toxinas que causam febre, vermelhidão e convulsão em humanos. 

Este é um animal considerado exótico no Brasil e, além disso, os predadores não o reconhecem como presa. Ao mesmo tempo, o peixe possui apetite voraz e se reproduz fácil. Então, se não for controlado, pode causar problemas ambientais às praias brasileiras.

Nomes de peixes de água doce

1) Bicuda (Boulengerella cuvieri)

nomes de peixe de agua doce bicuda

O bicuda é um peixe cinza e prateado, com corpo alongado e roliço. Nativo da região amazônica e encontrado em outros locais da América do Sul, o animal pesa cerca de seis quilos e ultrapassa um metro de comprimento com facilidade.

Este peixinho salta para fora da água quando precisa se alimentar, e dessa maneira evita que a presa escape durante a caça.

2) Tilápia (Tilapia rendalli)

nomes de peixe de agua doce tilapia

A tilápia-do-nilo é o peixe mais comum e cultivado do Brasil. Embora originário de outros países, ele se adapta facilmente onde é colocado, além de ser agressivo territorialmente, características que o tornam tão comum no país. Aliás, é por isso que o Brasil é um dos 10 maiores produtores de tilápia no mundo.

Um dos pratos favoritos dos brasileiros, o peixe chega aos 45 cm e pesa cerca de 2,5 quilos.

3) Quatro-olhos (Anableps anableps)

nomes de peixe de água doce quatro olhos

O quatro-olhos vive no rio Amazonas. Também chamado de tralhoto, ele possui dois olhos, com um feixe de tecido horizontal. Ela divide os olhos do animal, criando uma estrutura dupla, com a íris em duas projeções. Essa característica faz com que ele consiga enxergar tanto dentro, quanto fora da água.

Esse peixinho alcança 30 cm e pesa apenas 400 gramas.

Nomes de peixes brasileiros

1) Garoupa (Epinephelus marginatus)

nomes de peixe garoupa

O garoupa é aquele peixinho que estampa as notas de 100 reais. Encontrado nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, ele possui corpo voluptuoso e cabeça grande, com espinhas.

O legal dessa espécie é que suas cores são brilhantes e os padrões de coloração variam de acordo com a espécie. No entanto, o animal corre risco de extinção, devido à sobrepesca, poluição e perda de habitat.

2) Lambari (Astyanax spp)

nomes de peixe lambari

O lambari é um dos peixes de água doce mais comuns no Brasil. Tanto é que habitam, inclusive, locais com ocupação humana. Conhecido como sardinha de água doce, possui corpo prateado e nadadeiras coloridas, que variam de acordo com a espécie – são mais de 400! Eles são pequenininhos e não ultrapassam os 10 cm.

3) Bonito (Sarda sarda, Euthynnus alletteratus e Katsuwonus pelamis)

nomes de peixes brasileiros bonito

Há três espécies que atendem pelo nome bonito: o listrado (Sarda sarda), considerado o mais famoso; pintado (Euthynnus alletteratus) e serra (Katsuwonus pelamis).

Seu corpo é coberto por pequenas escamas, e por isso ele é comumente confundido com o atum. Aliás, eles fazem parte da mesma família!

Comum nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, o bonito é conhecido por se movimentar com muita agilidade e saltar para fora da água.

Nomes de peixes de aquário

1) Betta (Betta splendens)

nomes de peixe de aquario betta

O betta é um dos peixinhos mais conhecidos para aquário. Isso porque é resistente e fácil de cuidar, além de viver por até cinco anos. O ideal é mantê-lo em aquários chamados beteiras, feitos especificamente para este animal. Os machos são territorialistas e agressivos, por isso nunca devem ser colocados no mesmo ambiente.

2) Molinésia negra (Poecilia sphenops)

nomes de peixe de aquario molinésia negra

Outro peixe fácil de cuidar e muito recomendado para aquaristas iniciantes é o molinésia negra. Eles vivem por até três anos e são muito resistentes, já que suportam grandes variações de temperatura. Ao contrário do betta, são ótimos para aquários comunitários.

3) Carpa/Koi (Cyprinus carpio)

nomes de peixe de aquario carpa

Também chamada de carpa chinesa, a carpa vive em média 20 anos, ou até mais, quando bem cuidada. Símbolo de sorte e amor, é popular em todo mundo devido à sua beleza e passividade.

A carpa é um peixe grande, com cerca de 30 a 60 cm, por isso o ideal é que ela viva em lagos.

Além disso, o legal é que você pode ter diferentes carpas, com tonalidades diferentes, como vermelho, dourado e preto num mesmo habitat.

E então, gostou? Agora você conhece novas espécies e nomes de peixe!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário