Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ciclagem de aquário: qual é a importância e como fazer?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ciclagem de aquário

Pode parecer que o aquarismo é um hobby fácil, mas para criar peixes em casa não é tão simples. Isso requer muita paciência – depois de escolher o melhor aquário e quais peixes você vai ter dentro dele, ainda é necessário montar os equipamentos. Mas se você pensa que é só isso, está enganado. Antes de poder colocar os peixes na água, você deve fazer a chamada ciclagem de aquário.

A ciclagem é um processo extremamente importante que garante equilíbrio correto do ecossistema de um aquário que foi montado recentemente. Ou seja, ela é fundamental para estabilizar o ecossistema, garantindo bastante segurança para os peixes. 

Por isso, você não deve pular essa etapa do processo de montagem. Ao fazer isso, você pode acabar perdendo seus peixes ainda nas primeiras semanas do aquário. Pensando em te auxiliar nesta etapa, fizemos esse artigo para te contar por que e como fazê-la. 

Por que fazer a ciclagem de aquário?

A ciclagem de aquário é a primeira que alguém que está aprendendo a cuidar de peixes deve aprender. Porque todo aquário é um ecossistema fechado, e isso faz com que os elementos que estão ali tenham uma interação entre entres, o que cria uma certa estabilidade.

E existem algumas bactérias que têm um papel fundamental dentro desse ecossistema, isso porque, quando o peixe não come todo o alimento ou quando ele defeca, a matéria orgânica fica no ambiente. Aí que as bactérias entram – elas decompõem essa matéria em amônia, que é uma substância tóxica para os animais. Mas em seguida ela é decomposta por outras bactérias, e se tornam nitritos e nitratos, que são menos tóxicos para os peixes.

Contudo, para que essas bactérias consigam se multiplicar e formar suas colônias, é preciso um tempo. E até que isso aconteça, os níveis de amônia são muito altos para os pequenos nadadores. 

Ou seja, é aí a etapa da ciclagem de aquário, já que é ela que estimula e garante o tempo necessário para a formação das colônias de bactérias que irão ajudar a manter o ambiente para os peixes. 

ciclagem de aquario

Mas como fazer a ciclagem da maneira correta?

Como dito anteriormente, para que as colônias de bactérias sejam formadas é preciso ter condições para a proliferação. Ou seja, é necessário que tenha matérias orgânicas para decompor.

Mas colocar os peixes no aquário neste momento pode deixar a vida deles em risco. Então é importante fazer a ciclagem sem os animais, introduzindo um amoníaco na água. 

Para fazer a ciclagem de aquário tanto de água doce quanto de água salgada, são feitos alguns testes de amônia, para medir os índices dessa substância ao longo do tempo. Em alguns dias, você vai notar que esses níveis começam a cair gradualmente. Assim, você sabe que as bactérias nitrificantes estão formando suas colônias. 

Normalmente esse processo pode levar de 30 a 60 dias, mas é importante saber que quanto maior for o tempo da ciclagem, mais estável seu aquário estará para receber os novos moradores.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário