Aquarismo: como escolher peixes de aquário e cuidados

16 de outubro de 2020

Peixes
Peixes de aquário nadando

A arte do aquarismo é um hobby que ajuda no alívio do estresse, peixes de aquário ajudam a harmonizar ambientes com sua beleza e pessoas com pouco tempo disponível sentem conforto em cuidar de peixinhos. Estas são apenas algumas das vantagens de ter um aquário, e se elas te animaram, você vai adorar saber mais sobre espécies de peixes para ter em casa.

Peixes de aquário: conhecendo as principais espécies

Há uma infinidade de espécies de peixes que você pode ter em sua aquário, mas para oferecer qualidade de vida para estes pets aquáticos, é importante entender suas características, hábitos e alimentação. Vamos passar pelas principais dúvidas sobre peixes de aquário e falar a respeito destes bichinhos.

Qual o melhor peixe para aquário pequeno?

Existem algumas espécies próprias para aquários menores, o Betta é um peixe que pode viver sozinho em um aquário de 10 a 15 litros, espaço suficiente para que o animal fique confortável. Elegantes e de cores exuberantes, o Betta é fácil de cuidar e uma ótima escolha para quem está começando no hobby do aquarismo.

Peixes de aquário que convivem bem juntos

O comportamento destes pets variam bastante, por isso a atenção é redobrada na hora de colocar várias espécies de peixes em um mesmo aquário.

Os Kinguios são os clássicos laranjinhas, mas que também são encontrados em outras cores e inclusive mesclas de branco e laranja. Pacíficos e sociáveis, estes animais se dão bem com espécies que têm um comportamento parecido, como Corydoras, Lebistes e Tetra.

Corydoras são peixinhos conhecidos como “cascudos”, mas está errado pensar desta forma. A espécie, de hábitos noturnos e cardumeiros (no mínimo 6 por aquário), se alimenta da comida que fica nas pedras, porém precisam igualmente de ração. Aqui, a dica é fornecer a alimentação durante a noite, pois são péssimos competidores e podem passar se depender dos outros peixes. 

Também chamado de Guppy ou Barrigudinho, os Lebistes são peixes ornamentais magníficos que vivem até 2 anos. Seu comportamento pacífico torna a espécie compatível para viver em conjunto, entretanto esteja de olho no número de fêmeas e machos, sendo 3:1 o ideal.

Tetras são peixes calmos, porém não mexa com eles. Ele é um dos peixes de aquário comuns, vivem bem em cardume, então tenha pelo menos 6 no mesmo ambiente. Não existe a possibilidade de ter apenas um, Tetras-Neon sem companheiros podem se tornar depressivos.

Cuidados básicos com um aquário que você precisa ter

peixes de aquário nadando juntos

Um aquário bem cuidado precisa dos acessórios corretos para oferecer qualidade de vida aos peixes. Um filtro é fundamental para o tratamento da água, uma boa filtragem garante que o líquido esteja limpo o suficiente para os moradores. 

Em dias frios, um aquecedor ajuda a manter a água na temperatura ideal, por isso considere um dependendo da região em que vive.

Semanalmente você deve trocar cerca de 10% da água para uma nova sem cloro, e mensalmente o recomendado é substituir 25% do líquido. 

Alimentação para peixes de aquário

A alimentação dos peixes deve acontecer de uma a duas vezes por dia, mas antes de calcular a quantidade de ração, você precisa entender quais as características das espécies que estão no seu aquário. Acima mencionamos o “cascudo”, que come durante a noite, e que se estiver entre os peixes, precisa de atenção.

Um bom profissional de aquário saberá te ajudar nas escolhas para criar seus peixes em sintonia, assim como qual rotina faz sentido para eles. Na hora de apostar no aquarismo, não pense na quantidade de espécies ou peixes, mas sim no bem-estar desses animais.

Leia mais sobre peixinhos e como cuidar desses pets na sua casa: