Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra como é fácil montar um aquário em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como montar um aquário para peixes
Montar um aquário é muito simples, basta tomar alguns cuidados

Como montar um aquário em casa? É uma dúvida frequente, principalmente, para quem é iniciante no hobby do aquarismo.

Se você tem alguma dúvida sobre a montagem de aquários, confira as dicas especiais que Cláudio Soares, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, preparou. Com certeza ficará mais fácil ter lindos peixinhos em sua sala de estar.

Saiba como montar um aquário em 7 passos

Montar um aquário em casa requer disciplina e organização por parte do apaixonado por aquarismo. Por causa disso, preparamos um passo a passo simples com 7 etapas. Acompanhe!

1. A escolha dos peixes para o aquário

A montagem de um aquário em casa começa com a escolha do peixe. Afinal de contas, com as espécies escolhidas, fica mais fácil determinar o tamanho do aquário necessário.

Conforme explica, Claudio: “devemos pesquisar e definir quem serão os habitantes do reservatório e, só depois disso, saberemos qual é o tamanho e o formato mais adequado”.

Se você é um aquarista iniciante, uma boa dica é apostar em peixes menores e que exigem cuidados mais simples. Algumas sugestões são:

  • Lebistes;
  • Platis;
  • Espadas;
  • Molinésias;
  • Mocinha;
  • Limpa-vidro;
  • Cascudo.

Uma das vantagens entre as espécies de peixes citadas, é que elas apresentam um comportamento social e alimentação semelhante. Dessa maneira, você poderá combiná-las em seu aquário de água doce.

2. Acessórios para montagem do aquário

como montar um aquário
Acessórios e pedrinhas são essenciais para recriar o habitat natural do peixe

Com peixes para o seu aquário escolhidos, chegou o momento de separar os acessórios para criar o habitat dos animais de estimação.

Para essa etapa, você precisa de itens como aquelas pedrinhas que vão ficar na base do aquário e itens de decoração. Cláudio Soares, alerta:

“Devemos tomar cuidado com os itens que irão formar o habitat. Alguns podem influenciar quimicamente a água, como o pH”, explicou.

Ele completa: o substrato ou o cascalho, aquelas pedrinhas do fundo, não possuem apenas uma finalidade decorativa, alguns podem alterar esse parâmetro. Sendo assim, a partir dessa escolha, é determinado o ecossistema que queremos reproduzir no ambiente”.

Para garantir um ambiente saudável para os peixes, é preciso escolher o recipiente do tamanho adequado. Por exemplo, se o animal escolhido tiver até 10cm de comprimento, um aquário de 40 litros é suficiente. 

Por fim, antes de colocar seus novos peixes no aquário, é preciso deixar a água preparada para recebê-lo. De acordo com o biólogo:

“Outro ponto importante é que é necessário aguardar 30 dias para alcançar o equilíbrio biológico, para aí sim, colocarmos os peixes. Uma opção é utilizar os aceleradores biológicos, que reduzem esse tempo entre 5 e 10 dias”.

3. Escolha o filtro certo para o aquário

Um item essencial, que não pode faltar para montar um aquário, é o filtro. Lembre-se, aquário é um sistema fechado, onde há acúmulo de materiais químicos, biológicos e orgânicos.

É muito comum encontrar dejetos dos peixes, lodo e sobra da ração para peixes acumulados entre os enfeites e substratos no fundo do aquário.

Desta forma, um sistema de filtragem eficiente é essencial para manter a pureza da água e a saúde dos peixes.

“Ainda existe a química, que é a remoção de compostos químicos, como a amônia. E a biológica, que consiste na formação de bactérias benéficas que eliminam compostos tóxicos”, acrescenta Cláudio Soares.

Uma dica importante é: opte sempre por filtros externos para aquários. Segundo o especialista: “os filtros externos são os mais práticos e eficazes. Eles fazem os três processos: mecânica, química e biológica”.

4. Peixes precisam de iluminação adequada

Quando pensamos em como montar um aquário ideal, a questão sobre a iluminação adequada vem à tona. O recomendado por especialistas em aquarismo é criar um ambiente mais próximo ao que os peixes encontram na natureza.

De maneira geral, o ideal é que os peixes tenham iluminação artificial por até 8 horas por dia. O excesso ou falta de luminosidade pode atrapalhar o equilíbrio do sistema.

Cláudio deixa uma dica para os aquaristas iniciantes: “é importante ressaltar que devemos sempre utilizar lâmpadas específicas para aquário, com potência associada ao volume de água, caso contrário, a luminosidade inadequada pode causar um desequilíbrio biológico, por exemplo a proliferação de algas verdes”.

5. Mantenha a temperatura da água estável

aquario de água doce na sala
Cuidados com a temperatura da água é necessário para manter os peixes saudáveis

Além dos cuidados com os acessórios de decoração, a iluminação e a escolha do filtro, pensar na temperatura da água é essencial na hora de montar um aquário.

Para que os peixes possam viver saudáveis e livres de doenças, a dica é: manter a temperatura da água semelhante ao que eles encontram na natureza.

Com a ajuda de um termostato, é possível deixar a água com uma temperatura entre 24 e 28°C, ideal para peixes tropicais. Entretanto, é bom considerar a espécie de peixe escolhida e a temperatura que ela está acostumada.

6. Cuidados com a alimentação

Cuidado com a alimentação dos peixes também faz parte da montagem de um aquário em casa. Aliás, é essencial para o bem-estar dos animais.

Após escolher os peixinhos de seu aquário, é importante entender qual é o tipo de ração mais adequada para eles. Por exemplo, os Poecilídeos são animais onívoros e se alimentam tanto de alimentos de origem vegetal quanto animal.

De acordo com o biólogo: “para garantir a saúde e equilíbrio de todo o sistema é fundamental alimentar o peixe, não a água”.

E continua “lógico que para alimentá-los iremos jogar a ração na coluna d’água, o que ressaltamos aqui é, que não haja sobra de alimento na água, e sim que os habitantes comam toda a ração”.

A sobra de ração no aquário acaba ocasionando acúmulo de matéria orgânica, o que pode desequilibrar o sistema químico e biológico. Por isso, nada de exagerar na hora de dar ração para o seu peixe.

7. Manutenção do aquário é essencial

Criar um aquário com peixes em casa não termina com a montagem de toda a estrutura, é preciso fazer a manutenção, como alerta, Cláudio Soares:

“Criar um ecossistema que possibilite a vida dentro de uma caixa de vidro é maravilhoso. Ver a interação dos elementos e saber que ‘nós’ o criamos é incrível, mas não é só criar, precisamos monitorar”.

“Observe o comportamento dos peixes e qualquer anormalidade pode representar algum desequilíbrio”, alerta o biólogo Claudio Soares.

Além do monitoramento, devemos realizar manutenções preventivas no aquário, com limpezas periódicas.

Os vidros e os substratos devem ser limpos com sifão e esponja uma vez ao mês. Porém, são necessários alguns cuidados com os peixes antes de começar a limpar o aquário.

Como montar um aquário de água doce

peixes em um aquário de água doce
Um aquário de água doce precisa recriar o ambiente que os peixes encontram nos rios

Após as dicas e cuidados gerais com a montagem de um aquário, vamos falar como montar um aquário de água doce e um marinho. Assim, ficará mais fácil você criar o ecossistema perfeito para o seu animal de estimação.

A montagem de um aquário de água doce começa com a escolha do substrato. Em geral, cascalho e areia são os mais usados, com uma camada de até 10 centímetros.

No entanto, se você quiser colocar plantinhas no aquário, utilize substratos férteis, para que elas cresçam de maneira saudável.

O próximo passo é investir em filtros de qualidade. É essencial que eles consigam filtrar adequadamente para remover as impurezas da água. Se possível, use filtros biológicos de fundo ou elétricos.

Em seguida, adicione acessórios de decoração, como rochas e troncos. A escolha varia de acordo com os peixes que você escolher para o aquário.

Pronto, está na hora de encher o aquário. Nunca use a própria água da torneira! Isso porque a água ideal para aquário deve estar livre de cloro.

Para deixar o ambiente perfeito para os peixes, não se esqueça dos produtos para tratamento da água. São eles que vão garantir a pureza da água para o pet.

Por fim, atenção ao fazer a transferência do peixe do saquinho com água para dentro do aquário. O recomendado é mergulhar o saquinho fechado na água do aquário por cerca de 15 minutos.

Isso fará com que a temperatura interior se iguale à de fora. Assim, os animais conseguem se adaptar melhor à troca de ambientes.

Como montar um aquário marinho

aquário marinho com peixe nemo
Aquários marinhos precisam de corais para recriar o fundo do mar

Montar um aquário marinho é bem semelhante ao de água doce. A diferença é que, além dos peixes, é possível ter corais e recifes em seu interior.

De todo modo, assim como o modelo de água doce, comece pelo substrato. Adicione um bom sistema de filtragem e uma iluminação potente, principalmente se tiver corais.

A bomba de aquário não pode faltar. Ela garante a boa circulação da água, além de imitar o ecossistema real desses animais. Termômetros e termostatos vão ajudar na questão do clima da água de maneira automática, de acordo com a espécie de peixe que você deseja ter.

Já em relação à decoração, use rochas! Sua função vai além da decorativa: elas garantem um local apropriado para os animais se abrigarem, dormirem e se esconderem.

A principal diferença entre montar um aquário de água doce e um marinho, está no uso do sal marinho. É ele que torna o habitat semelhante ao que os peixes e corais encontram no mar.

Uma dica importante é: use um testador de salinidade para verificar o teor de sal na água. Além disso, realize testes de pH, amônia, nitrito e nitrato semanalmente. Essa manutenção garante o equilíbrio da água.

Como montar um aquário: tudo o que você precisa saber

Além do passo a passo sobre como montar um aquário em casa, nós temos um vídeo completo sobre o tema.

Nele, os biólogos Thiago Sá e Tiago Calil, abordam os principais temas e dúvidas relacionados à montagem de aquários. Confira!

Gostou de descobrir como é fácil montar um aquário em casa? Se você ficou com alguma dúvida, deixe uma pergunta nos comentários para que possamos te ajudar.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. telma disse:

    lindo quero aprender de decorar o aquario

  2. telma disse:

    lindo de mais
    .

Deixe o seu comentário