Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar do peixe betta em um aquário pequeno?

| Atualizada em

Colaboração de Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como cuidar do peixe betta em um aquário pequeno

Os peixes betta são animais inteligentes e fáceis de cuidar, inclusive, não à toa são um dos pets aquáticos mais queridos e recomendados para aquaristas iniciantes. Está pensando em ter esse bichinho em casa? Então, continue a leitura que vamos contar tudo o que você precisa saber sobre como cuidar do peixe betta em aquário pequeno.

Peixe Betta: biólogo responde dúvidas sobre a espécie

Quer saber como cuidar do peixe betta em aquário pequeno? Características e curiosidades sobre a espécie? Nós vamos te ajudar! Para isso, convidamos o biólogo Cláudio Soares, da Educação Corporativa da Cobasi. Vamos lá?

É verdade que os peixes bettas são fáceis de cuidar?

como cuidar do peixe betta em um aquário pequeno

“Sim, os bettas são peixes fáceis de cuidar, por apresentarem características que vão desde resistência, como praticidade na montagem e manutenção de seu aquário,” comentou, Cláudio Soares.

Por pertencerem ao grupo da família dos Anabantídeos, que possuem uma forma de respiração bem peculiar, que é respirar o oxigênio atmosférico, os bettas apresentam uma maior resistência aos compostos nocivos na água.

Além disso, os equipamentos, produtos, forma de manejo e manutenção acabam sendo mais simples. Tudo isso faz com que sejam peixes com uma necessidade ou exigência básica, tornando o cuidado mais fácil.

Então, podemos considerar os bettas espécies indicadas para aquaristas iniciantes?

Sim. Por ser uma espécie de peixe resistente e de fácil adaptabilidade, o peixe betta é indicado para iniciantes no aquarismo. Como também, é um ótimo peixe para aquaristas experientes.

Qual melhor ambiente para criar peixes betta? Beteiras ou aquários grandes?

De acordo com o biólogo da Cobasi: “os aquários são melhores que as beteiras, já que promovem o enriquecimento ambiental ao betta. Isso é, o ambiente se torna mais rico, visando o bem-estar animal, principalmente pelo motivo de equipar o aquário com filtro e termostato, que manterá a água livre de impurezas e com temperatura estável. Além do espaço físico ser maior, possibilitando uma melhor exploração do peixe no ambiente.”

Além do aquário, quais acessórios ajudam a criar um peixe betta?

peixe azul
Aquário ou beteira, o habitat do betta precisa ser um espaço confortável para o pet.

Os acessórios consistem em produtos e equipamentos que promovam o bem-estar animal. Para isso, além do aquário ou beteira, os itens que podem ajudar são: 

  • filtro para filtragem da água; 
  • termostato para manter a temperatura da água estável; 
  • iluminação para fornecer o fotoperíodo, que é o tempo de exposição a iluminação;
  • rações e complementos alimentares;
  • produtos para o tratamento da água, como condicionadores de água; 
  • redinha para manusear o peixe no momento da limpeza do aquário; 
  • decorações com plantas – artificiais ou naturais – para servir como “abrigo”.

Peixe betta pode viver em aquários pequenos?

Além de fácil de cuidar, o peixe betta é muito adaptável, por isso vive bem e pode ser criado em aquários pequenos. No entanto, o espaço não deve ser pequeno demais. Isso porque o betta deve nadar à vontade em um ambiente seguro, onde consiga abrir as barbatanas sem bater no vidro.

Como cuidar do peixe betta em um aquário pequeno?

O primeiro passo é montar um aquário agradável, parecido com o ambiente natural do betta, para que ele se sinta à vontade. Para tanto, recomenda-se o uso de cascalho no fundo e plantinhas. Além disso, como o espaço é menor, o ideal é não exagerar nos acessórios decorativos.

Embora deixem o aquário mais bonito, o excesso afeta a mobilidade do animal. Então, alguns itens, como rochas, podem machucar as barbatanas do peixinho. Mas, não é só isso! Confira algumas dicas de como decorar e garantir um habitat confortável para o betta:

  • Adicione cascalho ou areia de textura suave no fundo do aquário.
  • Coloque plantas naturais para deixar o ambiente mais atraente. Uma só já faz toda a diferença.
  • Se houver espaço suficiente, adicione um esconderijo para o peixinho brincar e descansar quando quiser.
  • A iluminação é um extra. Ela deixa o aquário mais bonito e destaca as cores de seu betta. Por isso, escolha lâmpadas coloridas para criar um visual descolado.
  • Quando o espaço estiver pronto, tampe o aquário. Como o betta gosta de saltar, se o habitat não estiver tampado, ele poderá pular para fora.

Alimentação

Devem ser alimentados com rações específicas para Bettas, pois são alimentos nutricionalmente completos, que atendem à necessidade do seu hábito alimentar, que é onívoro, ou seja, se alimentam tanto de alimentos de origem animal como vegetal. Contudo, você também pode enriquecer a dieta do pet, sabia?

“Além das rações, é importante a complementação alimentar, com alimentos que forneçam estímulos alimentares variados. Para isso, é interessante utilizar alimentos vivos, como Artêmias – que são pequenos crustáceos -, insetos desidratados e compostos vegetais à base de Espirulina,” acrescentou.

Limpeza do aquário

betta azul
Mesmo sendo um espécie de fácil cuidado, é preciso ter atenção com a alimentação e limpeza do aquário de betta.

A frequência da manutenção, que é a troca parcial da água (ou limpeza do aquário) vai depender do modo de criação, se o Betta é criado em beteira ou em um aquário maior.

Se a criação for em beteira, pelo fato de não existir um sistema de filtragem, o ideal é que a manutenção seja feita semanalmente. Já em aquários maiores que disponham de um sistema de filtragem, a manutenção pode ser feita com um intervalo maior, a cada 20 ou 30 dias.

Brincadeiras

Uma das melhores formas de cuidar do peixe betta em um aquário pequeno é brincando com ele. Coloque o dedo no vidro do aquário e veja seu peixinho te acompanhar. Esse é um sinal que ele te reconhece como tutor e gosta de você.

Betta precisa se exercitar: mito ou verdade?

Assim como outros animais, os peixes precisam se exercitar. Para isso, o aquário deve contar com estímulos que façam com que o peixe betta explore, nadando por todos os cantos, superfície e fundo. Portanto, é importante que o aquário seja de uma boa litragem, entre 10 a 20 litros.

Comportamento: os bettas são peixes “brigões”?

peixe rosa em aquário

“Na verdade, são peixes territoriais, o que significa que defendem seu território. No caso dos Bettas, eles são extremamente territoriais, principalmente os machos, que podem brigar entre eles. Por esse motivo, o ideal é que sejam criados sozinhos ou com outra espécie de peixe que seja compatível.”

É possível criar betta com outros peixes no mesmo aquário?

Os peixes bettas são territoriais intraespecíficos, ou seja, territoriais com indivíduos da mesma espécie.

“Sendo assim, podem ser criados com outras espécies de peixe, desde que sejam compatíveis com as características comportamentais, com os parâmetros da água e o tipo de alimentação.”

Cláudio Soares comenta quais peixes podem conviver com betta: “as espécies que mais atendem esses requisitos, pertencem justamente à família dos bettas, que são os peixes Colisa, Tricogaster e Paraíso. Ambas possuem diversidade de variações e de cores, o que aumenta as possibilidades de combinações,” finalizou. 

Essas são algumas informações importantes para quem quer ter peixe betta em casa. Lembre-se de que para cuidar dessa espécie você precisará contar com produtos específicos de aquarismo. Visite o setor de aquarismo nas lojas físicas da Cobasi e  encontre tudo o que é essencial para o seu pet aquático.

Quer saber mais sobre os betta? Dê o play e confira mais curiosidades da família dos peixes ornamentais anabantídeos.

Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência

| Atualizada em

Colaboração de Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

30 Comentários

  1. Sonia martins disse:

    Gostei muito, amo meu Betta

  2. Victor Eduardo Ribeiro Ricci disse:

    O nome do meu peixe Betta e Tcholo, se pronuncia como tholu. Ele é lindo

  3. Rosane thom disse:

    Adorei as informações foram muito úteis pra mim. E minha doli

  4. Josiane disse:

    Quantas vezes por dia/semana se trata do Betta?

  5. Sidineia disse:

    Gostaria de ajuda! comprei um peixinho beta ele só viveu 2 dias comigo, estou tão triste quero comprar outro mas estou com medo q morra novamente. Alguém pode min dizer o q fazer para ele n morrer? Será q foi muita ração minha filha pequena colocou vários grãozinhos de ração para ele comer!

  6. Gesele Neves disse:

    Adorei as dicas de como cuidar do peixinho,esse e o meu primeiro, eu tinha muitas dúvidas…Obrigada…

  7. Lidiane ferreira disse:

    Estou cuidando do meu 🐟 com todo carinho e agora com essas duas vou melhor e muito os cuidados dele 🙂 muito obrigada

  8. Priscila disse:

    Os Betta pode viver juntos no mesmo aquário até quantos pode ficar junto

  9. Henrique Ferreira da Silva disse:

    Olá tudo bem ?. Comprei o meu peixinho hoje e gostaria de sabia quantas bolinhas de comida eu posso dar a ele ?.

    O aquário do Irineu é pequeno e não possui bomba, mas sempre colocarei água filtrada no espacinho dele.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Alguns especialistas indicam a alimentação três vezes na semana. No entanto, o ideal é reduzir a quantidade de alimento aumentar a frequência com que você o oferece. Além disso, converse com um especialista para que ele recomende a quantidade de porção exata por dia.

    • Rita disse:

      Olá. Moro no Rio Grande do Sul e é muito frio. Tenho um Beta chamado BLUE num aquário pequeno e estou com medo dele morrer por causa do frio da água. Coloquei uma lâmpada perto do aquário. O que posso fazer para ajudá-lo??? Obrigada 🙏

      • Cobasi disse:

        Olá, Rita! Como vai?

        Manter o ambiente do aquário na temperatura ideal é essencial para o bem-estar do seu peixe betta. Converse com um dos especialistas em nossas lojas físicas, eles poderão fornecer dicas personalizadas de acordo com características individuais.

  10. Rafaelly disse:

    obrigada pelas dicas!!!eu ganhei um peixinho ,e fêmea ela se chama Luna

  11. Dani disse:

    Amei as dicas pesquisei antes de ir comprar meu peixe Betta e vou seguir todas as dicas possíveis

  12. YUJI GAMES disse:

    Amo vocês beijos

  13. Solange disse:

    Boa noite , ganhei um peixinho Betta hj, azul e as barbatanas estão outra cor e normal?

  14. Myrella disse:

    Olá eu tenho dois bettas lindos em aquários diferentes,faz mal deixar eles em aquários pequenos tipo aqueles que venden em pet shop pequeno? Eu alimento eles com 3 bolinhas de comida própria pra Betta , o nome dos meus Betta é deep e web🗿🍷✨👍🙋❤️amei o site e desculpa pelo texto tchau.

  15. Débora disse:

    Tenho um beta em um aquário pequeno e a água está sempre turva e com mau cheiro o que pode ser

    • Cobasi disse:

      Débora, esse problema pode ser ocasionado por diversos motivos, alguns deles podem ser: sobras de ração, acúmulo de fezes, má higienização, fungos e muitas outras razões. Procure o setor de aquaríssimo na Cobasi mais próxima a você, nossos especialistas certamente saberão te ajuda.

  16. Elza disse:

    Boa tarde
    Ganhei Betta vermelho
    Gostaria de saber como a gente sabe se é macho ou fêmea?
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Olá, Elza! tudo bem?

      Uma dica de como saber se o peixe betta é masculino ou feminino é observar as suas cores. De modo geral, o peixe betta macho possui cores que lhe conferem maior brilho e pode-se determinar o seu sexo ao perceber cores como vermelha, verde e azul em tom brilhante.

      Já a betta fêmea tem cores mais escuras, principalmente no decorrer de seu corpo. Mas vejam como a natureza é interessante e cheia de mistérios: a cor da fêmea pode sofrer variação conforme o seu nível de estresse. Isso mesmo! Quando ficam nervosas, as fêmeas tendem a ficar coloridas.

  17. Louise serpa disse:

    Ganhei um beta num aquário de 10x10x10.
    Tenho só esse peixinho no aquário.
    Quantas bolinhas de ração eu coloco por dia ?
    Troco de água semanalmente, mais qual seria o ideal ?

  18. JOSIANE GRACIELI DIAS DA ROCHA disse:

    Eu gostei muito eu já tenho um peixinho Betta eu cuido muito bem eu amo

  19. Martha disse:

    O betta era pequeno
    Fiz td certinho. Hj ele morreu. Estava ak há uns 10 dias.o outro ficou um ano mais ou menos. Com a mesma alimentação. Esse tinga o aquecedor. O outro nem tinha. Pq.morreu??

    • Cobasi disse:

      Olá, Martha! Sentimos muito pela perda do seu betta. A morte de peixes pode ter diversas causas, desde problemas na água até questões de saúde. Recomendamos que avalie as condições da água do aquário e, se possível, consulte um especialista em aquarismo para obter orientações específicas para o seu caso.

Deixe o seu comentário