Como saber se o peixe Betta é masculino ou feminino

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Beixe betta azulado com a calda vermelha
Saiba várias dicas para identificar o sexo do seu Betta

O peixe betta certamente garante a alegria da casa, principalmente com as crianças, que ficam encantadas com o tamanho pequenino dele. Mas sempre fica uma dúvida: como saber se o peixe betta é masculino ou feminino?

Alguns bettas são bem agitados, inclusive, as crianças, com a ingenuidade que as caracterizam, chegam a lhes dar o apelido de pequenos golfinhos. Porém os adultos precisam ficar atentos e buscar conhecer melhor esse peixinho, procurando informações como saber se o peixe betta é feminino ou masculino.

Acompanhe o post a seguir e saiba como diferenciar o peixe betta macho da fêmea.

Comece a identificar o peixe betta: macho ou fêmea?

Primeiramente, é importante lembrar que, apesar de garantir a descontração de crianças e adultos, os peixes bettas têm fama de briguentos. Inclusive, eles devem ser mantidos separadamente um do outro no aquário.

Mesmo que aparentem ser iguais e com atitudes semelhantes, observando calmamente, fica mais fácil saber como o peixe betta é masculino ou feminino.

sutilezas que diferenciam o betta macho do betta fêmea e é prudente conhecê-las para avaliar quais podem ser criados juntos no mesmo aquário.

Assim, é interessante saber que as características dos bettas variam de espécie para espécie.

Saiba exatamente se o peixe betta é masculino ou feminino

Os peixes bettas do sexo masculino possuem barbatanas nas regiões:

  • Superior;
  • Inferior;
  • Na cauda.

A cauda é comprida e chega a ocupar de 2 a 3 vezes a altura de seus corpos. Tanto as barbatanas da região superior como as caudais se inclinam, devido aos seus tamanhos.

Já as fêmeas têm barbatanas menores, com tamanho quase idêntico à sua altura, ou mesmo, em alguns casos, mais curtas. Além disso, sua barbatana inferior é parecida com um pente de cabelo.

Entretanto, quem busca como saber se seu peixe betta é masculino ou feminino engana-se ao considerar apenas o tamanho da barbatana, pois há uma combinação de outros detalhes que fazem a diferença, como as suas cores.

As cores são diferentes?

Uma dica de como saber se o peixe betta é masculino ou feminino é observar as suas cores.

De modo geral, o peixe betta macho possui cores que lhe conferem maior brilho e pode-se determinar o seu sexo ao perceber cores como vermelha, verde e azul em tom brilhante.

Já a betta fêmea tem cores mais escuras, principalmente no decorrer de seu corpo. Mas vejam como a natureza é interessante e cheia de mistérios: a cor da fêmea pode sofrer variação conforme o seu nível de estresse.

É isso mesmo! Quando ficam nervosas, as fêmeas tendem a ficar coloridas.

peixe betta alajanjado
Verifique o tamanho das nadadeiras!

Como saber qual é qual?

Se após todos esses detalhes ainda restarem dúvidas, tire a prova real: procure observar se há, na parte inferior do betta, um ponto branco bem pequeno, tal como um grão de sal.

Encontrou? Não? Então o betta é macho, pois essa é uma característica exclusiva do peixe betta fêmea, visto que esse é o seu tubo ovipositor.

Agora ficou mais fácil procurar como saber se o peixe betta é masculino ou feminino, não é mesmo?

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário