Peixe betta gosta de luz? Veja como cuidar da espécie da maneira certa

Por Cobasi

Compartilhar:
peixe betta gosta de luz

Será que o peixe betta gosta de luz? Cada espécie de água doce tem uma necessidade diferente, por isso é tão importante identificar os melhores cuidados, de modo a melhorar o bem-estar dos seus animais aquáticos.

Seja para o betta ou qualquer outra espécie, garantir uma iluminação adequada é fundamental para que todos se desenvolvam de maneira adequada.

Neste artigo, você aprenderá os melhores cuidados com o peixe betta, uma espécie inteligente e divertida!

Peixe betta gosta de luz?

Sim, o peixe betta gosta de luz! Assim como os seres humanos, os peixes seguem o ritmo circadiano, ou seja, o ciclo de iluminação natural, que divide o dia e a noite.

Logo, o peixe betta gosta do escuro também! Com o relógio biológico bem definido, os animais se desenvolvem melhor. Na natureza, por exemplo, a desova de muitas espécies acontece devido ao ciclo circadiano.

Portanto, manter uma boa iluminação melhora a saúde do peixe. Desse modo, ele será capaz de regular todas as suas atividades no dia. Pela noite, o peixe betta gosta do escuro para descansar e dormir.

Assim como o peixe betta gosta de luz, ele também adora locais com sombra. Por isso, é importante garantir que o aquário do peixe também tenha plantas ou acessórios de decoração.

De todo modo, é preciso investir na iluminação mais adequada. A luz incorreta afeta a saúde do peixe. A falta de luz gera o escurecimento de cores e alterações no apetite e no sono. Como o animal não entende os horários, é comum ficar menos ativo.

Peixe betta: cuidados com a beteira

peixe betta gosta de luz

Dito que o peixe betta gosta de luz, é preciso reforçar que o aquário do animal não deve ficar em áreas com incidência solar direta. O excesso de luz solar ajuda a proliferar algas, que afetam a qualidade da água com amônia e, assim, afetam a saúde do bichinho.

Além disso, peixes são muito sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. A luz em excesso pode superaquecer a água, fator que também impacta a qualidade de vida do pet.

Portanto, a beteira deve ser posicionada em locais sem a incidência direta de luz. Uma boa lâmpada para aquário oferece a iluminação com intensidade adequada para o desenvolvimento do seu animal de estimação.

A luz deve permanecer ligada de seis a oito horas por dia. O ideal é que a lâmpada possua temporizadores, porque facilitam a rotina dos aquaristas. Assim, ela liga e desliga sozinha após o horário determinado.

Acessórios para a beteira

Para criar o ecossistema perfeito para o seu peixe betta, não se esqueça de garantir alguns acessórios fundamentais:

  • Plantas – como dito, além de gostar de locais com sombra, o betta pode se esconder às vezes, para se sentir seguro. Por isso, ter pelo menos uma plantinha ajuda a criar o ambiente adequado;
  • filtro, para manter a água da beteira limpa;
  • termostato – mantém a temperatura correta;
  • substratos – deixam o aquário ainda mais natural. O cascalho fino é uma boa sugestão, porque não machuca a barbatana e a cauda do betta.

Agora você pode cuidar do seu peixinho sem erros!

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário