Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meu primeiro aquário: por onde começar a prática do aquarismo?

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
aquário simples com peixes
Montar um aquário requer dedicação e atenção

Como montar meu primeiro aquário? Essa é a dúvida de todos que desejam começar a praticar o hobby do aquarismo. Para ajudar você a iniciar com o pé direito, nós trouxemos o Tiago Calil, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, com dicas preciosas para quem vai montar um belo aquário de água doce. Confira!

Aquarismo requer dedicação

O aquarismo é um hobby que requer dedicação por parte de quem deseja praticá-lo. Não se esqueça de que ter um aquário de água doce em casa demanda tempo. Será preciso fazer a troca da água, a limpeza e a manutenção em si.

Para Tiago Calil “Ter um aquário, por muitas vezes é algo muito mais tranquilo comparado aos cuidados de um gato ou um cão. Mesmo assim, é importante saber se o futuro aquarista terá essa disponibilidade para a manutenção dele”, afirmou.

Meu primeiro aquário: peixes e aquários

Você já pensou a respeito e decidiu que poderá se dedicar ao hobby? Então, de acordo com Calil, o passo seguinte é estudar o mercado. “É importante visitar lojas de aquários e ver quais peixes você pretende ter, qual mais simpatiza e quais atendem melhor suas expectativas”, contou. Isso sem falar em encontrar um de acordo com o espaço disponível em sua casa ou apartamento. 

Meu primeiro aquário: o que ele precisa ter?

O passo seguinte para ter o seu primeiro aquário em casa é escolher e prepará-lo da maneira correta para receber o seu animal de estimação. Para fazer isso, siga as dicas do biólogo da Educação Corporativa da Cobasi: 

  • defina o local que ficará o aquário e espaço disponível;
  • escolha espécies compatíveis com o tamanho e com os outros habitantes;
  • compre os equipamentos necessários antes de colocar os peixes, como um bom filtro, termostato e iluminação.
  • invista em produtos químicos e biológicos para manter e controlar a qualidade da água, como pH, cloro e amônia;
  • tenha paciência. Respeite o ciclo de maturação do;
  • aguarde 30 dias até começar a colocar os peixes na água.

Quais espécies de peixes escolher?

colisa no aquário
Colisa é um dos peixes mais indicados para quem está começando no aquarismo.

De maneira geral, o primeiro aquário para quem está iniciando no hobby do aquarismo é compacto, pois sua manutenção é mais simples. Por causa disso, o recomendado é escolher peixes compatíveis. De acordo com Calil, os tipos mais indicados são:

  • Tanicts;
  • Paulistinha;
  • Colisa;
  • Corydora;
  • Barbos;
  • Tetras;
  • Plati;
  • Espada.

 Cuidados necessários

Se você é um aquarista iniciante e não sabe por onde começar a manutenção do seu primeiro aquário, basta seguir as orientações do biólogo Tiago Calil: “Mantenha a qualidade da água com troca parcial a cada 10 dias e evite o excesso de alimentação. A ração não consumida pode se tornar um composto tóxico para os peixes”.

O nosso convidado também deixa um lembrete muito importante sobre a prática do aquarismo. “A ideia principal do aquário é que seja algo divertido, tranquilo e ao mesmo tempo empolgante, onde o tutor possa desfrutar diariamente do seu pequeno ecossistema”, diz.

E finaliza explicando que “Aos poucos o novo aquarista sentirá segurança para aumentar o tamanho do tanque ou desfrutar do prazer em navegar em novos estilos dentro do mundo do aquarismo, como o aquapaisagismo, aquário reef, Jumbo, aquário marinho e outras variações”.

Agora que você já sabe o que é preciso para ter o seu primeiro aquário, que tal montar um de água doce e começar um hobby hoje mesmo?

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário