Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Água do aquário amarelada: saiba o motivo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
água do aquário amarelada com peixes
O excesso de plantas e algas deixa a água amarelada

Percebeu que a água do aquário amarelada e não sabe o que fazer? Então, venha com a gente e descubra porque ela ficou assim e quais as melhores maneiras de deixar a água dos peixes limpa e cristalina de novo. Confira! 

Por que a água do aquário está amarelada?

Um aquário normalmente costuma ter a água cristalina e transparente, de um jeito que seja possível ver o fundo do dele. Porém, se a água do seu aquário está amarelada ou marrom, isso é sinal de que há alguma coisa errada. Confira os principais motivos que podem deixar o interior do seu aquário sujo. 

1. Acúmulo de algas

Uma das situações mais comuns que a água do aquário fica amarelada é o acúmulo de algas no fundo e nos vidros. Apesar de serem verdes, essas plantas vão amarelando com o contato prolongado com a água e assim contaminam o ecossistema. 

2. Altas concentração de tanino 

Outra substância que pode deixar a água do aquário amarelada é o tanino. Ela é encontrada nos troncos e folhas usadas na criação do ecossistema que vai abrigar o seu peixe. Nesse caso, o problema é apenas estético, pois não faz  mal a saúde para o peixe.

Uma boa maneira de saber se a água do aquário está contaminada é observar a água. Se a coloração estiver amarelada ou marrom, mas a água não estiver turva, é sinal da presença do tanino, que deixa o pH baixo. 

3. Excesso de material orgânico

Caso a água do seu aquário esteja, além de amarelada, turva e com mal cheiro, isso é um indicativo de que ela pode estar com excesso de material orgânico.  Esses resíduos podem ser alimentos, dejetos e até plantas e peixes mortos. 

Se você perceber esses sinais em seu aquário, é a hora de realizar uma uma limpeza urgente. Pois, o ambiente se torna insalubre, levando os peixes a adoecerem e morrerem, inclusive contaminando uns aos outros. 

4. Substrato sujo

Essa causa de água de aquário amarelada está ligada à montagem deles. Isso acontece porque o substrato usado na fixação de plantas, acessórios e brinquedos normalmente contém tanino, poeira e outras substâncias.

Uma boa maneira de evitar é fazer a lavagem do substrato. Assim você poderá usar do material sem se preocupar com a beleza do aquário e saúde dos animais que vivem naquele ecossistema.

 Saiba como limpar a água amarelada do aquário

close de filtro de aquário com água limpa
Muitas vezes a troca do filtro já é suficiente para uma água limpa

Agora que você já sabe os motivos que deixam a água do aquário amarelada, que tal descobrir como fazer para tornar a água dos seus peixes cristalina novamente?  Conheça as nossas sugestões:

1. Confira as condições gerais da água

Um jeito de deixar a sua água limpa é verificar as condições gerais da água. Para isso, faça a medição de níveis de nitrito, nitrato, amônia e pH. Muitas vezes, fazer a troca de metade de água do aquário já é suficiente para reequilibrar os níveis químicos da água.

2. Verifique o filtro do seu aquário

Outro item que faz toda a diferença na qualidade e pureza da água é o filtro. Se ele não estiver funcionando corretamente ou não tiver uma boa capacidade de filtragem, aos poucos a água do aquário ficará turva, amarelada ou marrom. Muitas vezes, basta fazer a troca do filtro para resolver o problema.

3. Elimine o excesso de tanino  

Esse é um tipo de tratamento preventivo para evitar que a água do aquário fique amarelada ou marrom. Além de fazer uma boa lavagem do substrato antes de colocá-lo na montagem do ecossistema, uma boa prática é ferver as árvores e troncos para eliminar o excesso de tanino deles.

4. Retire os materiais em decomposição

Uma prática bastante simples que garante a saúde dos seus peixes e evita que a água do aquário fique amarelada é retirar os materiais em decomposição e os dejetos dos animais. A melhor maneira de fazer isso é com redinhas de pesca, pois elas são capazes de capturar plantas mortas, restos de comida ou peixes.

5. Crie uma rotina de limpeza

O jeito mais eficiente de evitar que a água do aquário fique amarelada ou marrom é criar uma rotina preventiva de limpeza. Assim, a cada 15 dias separe alguns minutos para fazer a remoção de material orgânico, limpar os vidros do aquário e realizar a troca parcial da água. Dessa maneira, você terá um ecossistema saudável para os seus peixes. 

Ainda ficou com dúvidas de como realizar a limpeza do aquário? Confira este episódio da nossa Websérie de Aquarismo!

Você tem um aquário em casa? Conte para gente como faz para mantê-lo bonito e saudável.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Matilde disse:

    Boa tarde
    Qual o motivo dos peixes ficarem barrigudos
    E se tem algum remédio que eu possa estar jogando no aquário

    • Cobasi disse:

      Olá Matilde, a condição dos peixes ficarem barrigudos pode ser causada por várias razões. Em relação a medicamentos, recomendamos que você procure a orientação de um profissional para avaliar a situação e determinar a melhor medicação.

Deixe o seu comentário