Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filtro Canister: mantém a boa qualidade da água do seu aquário

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
canister

Um dos pontos mais importantes para quem está começando no aquarismo é conhecer os sistemas de filtragem, antes de escolher o tipo ideal. A filtragem é um dos principais componentes do aquário, já que o bem-estar dos animais e das plantas depende muito da qualidade da água. Atualmente, há inúmeros tipos de filtros disponíveis no mercado. O filtro Canister é um dos modelos mais conhecidos para aquários de água doce e lagos ornamentais.

Se o aquário fosse um organismo vivo, o filtro funcionaria como o seu pulmão, limpando as impurezas do ambiente. O filtro Canister ajuda a manter o ambiente do aquário saudável. Isso porque apresenta uma excelente qualidade de filtragem. O Canister tem várias opções de configurações, permitindo ao aquarista utilizá-lo de acordo com a sua necessidade. Veja aqui como funciona esse sistema!

Para que servem os filtros de aquário?

Os filtros são os responsáveis pela filtragem do aquário, ou seja, pela limpeza que vai garantir a qualidade da água. O sucesso de um aquário depende muito de uma água habitável para os organismos vivos, como os peixes e as plantas. Quanto menos resíduos e produtos químicos tem a água, menos tóxico é o ambiente. 

Nos ambientes naturais, a água é renovada constantemente. No aquário, isso não acontece, já que se trata de um sistema fechado e com pouca água. Resíduos de alimentos, assim como as fezes e a urina dos peixes, podem deixar o ambiente tóxico em pouco tempo. E isso pode ser fatal. É aí que entra a importância de um bom sistema de filtragem para manter a qualidade do ambiente.

Como funciona o filtro Canister?

O filtro Canister é um reservatório que contém todos os elementos filtrantes, normalmente organizados em gavetas ou prateleiras, e uma bomba. O fluxo de água pode passar de forma vertical ou horizontal, dependendo do tipo de Canister. 

A maioria dos filtros Canisters fica fora do aquário, tendo duas mangueiras para a água entrar e sair do recipiente. As opções externas ao aquário garantem um maior espaço interno para os peixes. As versões compactas, que ficam dentro do aquário, também são boas opções. 

Como avaliar os filtros Canister?

Há uma imensa variedade de modelos de filtro Canister no mercado, com diferenças no funcionamento, na construção e no formato. Na hora de avaliar as opções, informações como o sistema de bomba e vedação, o sistema de limpeza e volume interno útil, o sistema de mídias e o sentido da circulação podem ser um diferencial.

O sistema de limpeza pode ser feito por retrolavagem ou com a remoção das mídias. Quem optar pelo sistema de retrolavagem terá a opção mais prática.  Em relação ao sentido de circulação da água, normalmente os filtros Canister têm duas opções: uma saída por cima e outra por baixo, ou a entrada e a saída por cima. Este último tipo é o mais comum, pois diminui o tamanho do filtro. Porém, tem menor fluxo de água. A opção de entrada e saída por cima aumenta o fluxo de água, com maior eficiência na filtragem, mas ocupa um espaço maior.

A disposição das mídias no filtro é importante para evitar o entupimento do equipamento. Mídias com espaços vazios garantem um melhor fluxo de água e boa distribuição dos nutrientes. 

Por fim, o sistema da bomba e de vedação também deve ser observado. Bombas internas fazem menos barulho e aquecem menos do que as externas. A vedação do filtro pode ser feita por parafuso ou por pressão. A pressão é mais prática, mas pode causar vazamentos irreparáveis com o tempo. Já o uso de parafusos pode ser mais trabalhoso, mas permite a troca no futuro. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário