Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mini Aquário: saiba como escolher e manter o seu!

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mini aquário com peixes coloridos
A escolha do mini aquário deve levar em conta o tamanho do peixe

Um mini aquário é uma boa opção para quem é iniciante no hobby do aquarismo. As vantagens desse tipo de aquário são o tamanho compacto, facilidade da manutenção e limpeza. Está pensando em ter um em casa? Então venha com a gente e saiba como escolher o modelo ideal.

Qual a diferença entre um aquário mini e nano?

Há diferença entre um aquário mini e nano? Essa é uma dúvida recorrente entre os aquaristas iniciantes. De acordo com Tiago Calil, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi: “Mini e Nano são termos utilizados por muitos aquaristas referente a pequenos aquários. Não há um consenso qual dos dois possui menor tamanho, são só termos popularizados”, disse.  

Por que ter um mini aquário em casa?

Ter um mini aquário redondo em casa, além de ser um hobby saudável, também é uma maneira de dar um toque diferente à decoração de casa. Por causa do seu tamanho, a sua capacidade para litros de água é reduzida. Até por isso, são uma boa alternativa para quem mora em apartamentos, sendo boas opções para centro de mesa, racks e escritórios.

O que precisa para ter um aquário pequeno?

Para ter um nano aquário completo em casa, é necessário contar com acessórios e equipamentos compatíveis com a litragem dele. Os itens básicos são: filtro, termostato e iluminação. Com eles, você poderá criar o ambiente perfeito para o animal, desde um mini aquário para betta, até um mini aquário marinho.

As melhores espécies para aquário pequeno

Após selecionar o aquário que vai ter em casa, é preciso escolher a espécie de peixe mais adequada. Para essa situação, o hobbista precisa levar em conta as características de cada espécie. Por exemplo, um mini aquário betta comporta apenas um peixe, pois ele adora viver sozinho. Conheça as melhores espécies para aquário.

Peixes

  • Lamp Eye: 4 cm;
  • Rasbora Galaxy: 3cm;
  • Tetra Foguinho: 2cm;
  • peixe Tetra Tucano: 3cm;
  • Tetra Kaiser: 3cm;
  • Cobrinha Kuhli: 10cm.

Moluscos

  • Tylomelania: 7cm;
  • Neritina: 2cm;
  • Caramujo Ramshorn: 2cm.

Crustáceos

  • camarão Neocaridina: 2cm;
  • espécie de camarão Caridina: 2cm;
  • camarão Fantasma: 3 cm.

Mini aquário de vidro ou acrílico: qual é melhor?

mini aquário de vidro
Aquário de vidro é bonito. Mas precisa de cuidados especiais.

Ambos os modelos de mini aquários são uma boa opção para quem deseja começar no hobby do aquarismo. Porém, como alerta Tiago Calil, da Educação Corporativa da Cobasi, é preciso conhecer os prós e contras de cada um deles antes de fazer a escolha.  

Mini aquário em acrílico

Segundo Calil, a versão redonda de acrílico: “A transparência e a estética ao visualizar os animais dentro dele são os pontos fortes do acrílico, sem falar no baixo risco de trincas e estilhaços. Seu ponto fraco é que o aquarista precisará tomar muito cuidado ao limpar as paredes do aquário, pois risca facilmente”, afirmou.

Nano aquário de vidro

Para quem deseja um nano aquário redondo de vidro, Tiago recomenda: “Apesar de riscar também, o vidro não risca tão facilmente como o acrílico, mas é importante tomar cuidado pois esse material precisa de muito cuidado para ser manejado devido a sua fragilidade”, alertou.

Dicas e cuidados com o seu mini aquário

A melhor maneira de cuidar do seu mini ou nano aquário é fazer a manutenção e a limpeza adequada dele, inclusive para manter o seu peixe saudável. Por isso, confira algumas dicas e cuidados essenciais para ter um mini aquário completo. Confira!

  • aquários pequenos são fáceis de limpar, não levam mais que uma hora;
  • faça a troca parcial da água a cada 10 dias, sempre com uma mangueira pequena;
  • a troca parcial da água é feita removendo de 30 a 40% o volume de água do aquário;
  • não se esqueça de realizar a manutenção e limpeza do filtro;
  • é importante eliminar o cloro, metais pesados e ajustar o pH da nova água;
  • um fator essencial na manutenção de um aquário é a ração, não exagere na dose.

Já conseguiu decidir qual aquário e peixe vai usar para decorar a casa? Compartilhe com a gente nos comentários.

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Márcio Claudino disse:

    Muito importante divulgação de conhecimento aquarismo que ajuda aos novos aficionados …

  2. Terezinha Salles disse:

    bom dia
    eu tenho um aquário para beta com medidas de 17 cm de altura e 25 cm de comprimento e 12 cm de largura , comprei um beta mais infelizmente só viveu um mês acho que foi a água vc poderia me ajudar estou querendo comprar outro mais estou com medo dele morrer tb.

    • Cobasi disse:

      Olá, Terezinha! Como vai?

      É necessário investigar melhor pois pode ter acontecido por diversos motivos, mas somente um especialista conseguirá identificar com precisão o acontecido.

Deixe o seu comentário