Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe que limpa aquário: Conheça as principais espécies

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Peixe que limpa o aquário

Montar um aquário pode ser uma ótima ideia se você quer desfrutar da companhia de um bichinho de estimação, mas não se imagina cuidando de um gato ou de um cachorro. Nesse caso, um peixe que limpa aquário pode ser uma ótima solução.

Segundo os aquaristas, ou seja, as pessoas que montam e cuidam de aquários, essa prática se torna uma verdadeira paixão em pouco tempo. Além de serem muito bonitos e diversos em suas cores e formas, os peixes podem trazer sensação calma e conforto nos dias mais corridos quando observamos seu nado.

Quer aprender tudo sobre o peixe que limpa aquário? Então continue com a gente lendo esse artigo.

A importância da limpeza do aquário

Para garantir que seu aquário esteja equilibrado e que seja um ambiente saudável para os peixes que moram nele, alguns fatores são muito importantes e merecem a sua atenção. Por exemplo, quantidade e a qualidade da água, o tipo de alimento de acordo com as espécies de peixe (e em quantidade adequada, também), os acessórios como bomba, filtro, cavernas, plantinhas, e por aí vai.

Um dos aspectos mais importantes do aquário é a sua limpeza. Ela precisa ser feita levando todos os fatores que mencionamos anteriormente em consideração. Existem algumas espécies de peixe que ajudam naturalmente a manter o aquário limpo, pois se alimentam justamente das sujeirinhas do aquário, como algas e restos de alimentos deixados pelos outros peixes. Vamos conhecer algumas delas!

Espécies de peixe que limpa aquário

Peixes que limpam o aquário

Alguns tipos de peixe são bem conhecidos por serem ótimos ajudantes na limpeza do aquário. Os mais famosos são o cascudo, o limpa-vidro (também conhecido como oto) e as coridoras, sendo que cada um desses representa categorias compostas por um grande número de espécies.

Essas espécies têm características próprias, como tamanhos, cores, comportamento e preferências alimentares. Tem de tudo: alguns são tímidos e gostam de vasculhar o fundo do aquário sozinhos, outros são bem sociáveis e fazem verdadeiras faxinas em grupo. Alguns são especialistas em limpar os vidros. Já outros ainda removem as impurezas depositadas nas folhas das plantas do aquário.

A importância do uso do filtro

Peixe que limpa o aquário não dispensa o uso de filtro

Como cada aquário é um ecossistema único, você precisa avaliar a combinação das espécies como um todo para escolher os peixes que vão ajudar na limpeza. Além disso, é preciso considerar o tamanho do aquário e a quantidade de peixes que vão viver nele.

Uma orientação muito importante diz respeito ao uso do filtro mesmo quando você tem um peixe que limpa aquário. Isso acontece porque o papel do filtro é eliminar impurezas da água, sejam elas restos de alimento ou detritos.

Os peixes que limpam o aquário se alimentam também e, portanto, produzirão detritos como quaisquer outros. Por isso, a inserção deles no ambiente deve ser combinada com o filtro e com outras ações de manutenção do aquário, e não podem ser tratadas como a única fonte de limpeza.

Por fim, vale lembrar que é muito importante fazer uma pesquisa aprofundada sobre as espécies de peixes que você pretende colocar no aquário. Isso para garantir que elas podem coexistir pacificamente, ou seja, que não sejam predadoras entre si. Em caso de dúvidas, conte sempre com um médico veterinário especialista para ajudar!

Quer saber mais sobre peixes? Confira os artigos que preparamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Marina disse:

    Amei vou comprar ele!

Deixe o seu comentário