Peixes: o hobby do aquarismo

30 de julho de 2020

Peixes
Peixes dourados no aquário
O Kinguio, ou peixe-dourado, é um dos peixes prediletos para aquários.

Você conhece alguém que tem peixes de estimação? Pode parecer incomum, mas a prática do aquarismo é um hobby mais frequente do que você imagina. Além de deixar a casa mais bonita, o aquarismo é relaxante.  

Um aquário de peixe deixa o ambiente bonito e chama a atenção, mas antes de investir neste hobby, não se esqueça de que peixes também são pets e precisam de cuidados. Preparamos um material completo para ajudar você a escolher os peixes, a montar e fazer a manutenção do aquário. Tudo para você embarcar no hobby do aquarismo e curtir muito!

Continue a leitura e saiba mais.

Tipos de peixes para aquário

Kinguio, o famoso peixe-dourado, Lebiste ou Barrigudinho, Coridora e Tetra-Neon ou Cardinal são alguns dos tipos de peixes preferidos para aquário.  Esses são todos peixes de aquário de água doce, que precisam de filtro e outros itens que listaremos mais para frente.

Outra espécie queridinha é o Betta, um peixe de cores vistosas originário da Ásia. O aquário para esta espécie pode ser mais compacto e eles não precisam de bombas ou filtros, tornando seu trato muito mais simples.

Confira nossas dicas dos princípios básicos para montar um aquário em casa.

Como montar um aquário em casa

Garota com aquário
O aquarismo é um hobby que exige muita dedicação e estudo.

O primeiro passo é escolher o local em que o aquário ficará. Evite ambientes que tenham luz direta do sol. Veja a lista de tudo o que você vai precisar:

O tamanho do aquário varia de acordo com o número de animais que você quer criar. Leve em consideração que para cada 1 centímetro do comprimento do peixe, será necessário 1 litro de água. Sendo assim, o peixe Betta tem cerca de 2,5 centímetros, então um aquário de 3 litros é adequado para ele. O aquário para cinco Barrigudinhos com 2 centímetros cada, deve ter pelo menos 10 litros.

Aquário escolhido? Hora de decorar e equipar o espaço que será o lar do seu pet. Escolha um substrato para forrar o fundo do aquário e fixar as plantas e objetos decorativos. As plantas podem ser artificiais ou naturais. Instale o filtro e a bomba. Com o espaço definido e organizado, chegou a hora de adicionar a água.

Nada de colocar água diretamente da torneira. Ela possui cloro e o pH que pode adoecer os peixes. Utilize um descloridificante e faça o teste do pH.

Aquário pronto? Adicione os peixes com cuidado e aproveite seu novo hobby!

Dicas para limpar o aquário

A higiene e os equipamentos são fatores decisivos para que os seus pets fiquem saudáveis. A limpeza pode ser feita a cada 15 dias e o indicado é trocar apenas 20% da água do aquário por uma nova. Use uma peneira para retirar fezes e dejetos.

Como os peixes são seres sensíveis, é importante ter um kit de teste de pH para checar se a água está dentro dos níveis ideais. Normalmente, entre 7,2 e 7,8 é o indicado para as espécies de peixes de água doce. No entanto, é recomendado que o aquarista pesquise e se aprofunde sobre o trato com cada espécie de peixe do seu aquário.

Peixes são animais sensíveis e precisam de manutenção adequada e sob medida.

Como cuidar do peixe Betta?

Peixes Betta
Betta são peixes fáceis de cuidar e um dos queridinhos de quem inicia no aquarismo.

O Betta é um ótimo peixe para iniciantes no mundo do aquarismo. Além de não precisar de um espaço muito grande, a manutenção do aquário também simplificada. Esta é uma espécie muito inteligente e pode até aprender truques. Isso mesmo! É possível ensinar seu Betta como seguir seu dedo e passar dentro de arcos.

Mas nem pense em ter um grande aquário com muitos peixes Betta. Eles são territorialistas e podem travar verdadeiras batalhas com seus semelhantes. O ideal é deixá-lo sozinho no aquário, que recebe o nome de beteira.

A alimentação é outro fator muito importante para os cudiados com peixes. Nunca oferece alimentos de humanos e, no caso do Betta, dê comida 2 vezes por dia, mas sem excesso.

Aquário de água salgada

Quer ter um Nemo, personagem da Disney, em casa? Isso é possível! Ele se chama peixe-palhaço ou Amphiprioninae. O peixe-palhaço é um dos peixes de água salgada que você pode ter em casa. Os cuidados com o aquário de água salgada são um pouco diferente daquele de água doce.

Para manter um aquário de água salgada, você precisa ficar de olho no pH, pois é preciso imitar ao máximo o habitat natural dos peixes, plantas e outros seres vivos. Além disso, os filtros, bombas e demais acessórios precisam ser feitos de um material antioxidante.

Animado para se tornar aquarista e embarcar neste hobby relaxante e colorido?! Escolha peixes que se dão bem entre si e aposte nos cuidados básicos para manter seu aquário limpo, cheio de vida e sempre bonito. Ah! Mais uma dica: não deixe de pesquisar bastante, consultar especialistas e contar com a Cobasi para cuidar do seu aquário da melhor forma possível!

Gostou do conteúdo? Confira mais dicas sobre aquarismo: