Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como tratar a água do aquário?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
peixes de aquário nadando juntos

Você sabe como tratar a água do aquário para deixá-la sempre saudável para os habitantes? Preparamos um post completo com etapas importantes.

Um aquário é um sistema fechado, no qual a troca de água e a renovação de nutrientes e compostos químicos não acontece naturalmente. Por isso, o aquarista é responsável por garantir o equilíbrio necessário para a saúde e o bem-estar dos peixes do aquário.

O primeiro passo para saber como tratar a água do aquário é conhecer os produtos para tratamento da água. Eles são os maiores aliados do aquarista para tornar o aquário habitável, de acordo com as espécies que vivem nele.

É por isso que existe uma grande variedade produtos, com funcionalidades diferentes. Vamos conhecer alguns deles

Condicionadores para água de aquário

Os condicionadores são neutralizadores de compostos tóxicos. Eles eliminam especialmente cloro, cloraminas e metais pesados que podem estar na água, especialmente aquela que vem do abastecimento público.

Esse produto é ideal para uso ao encher o aquário pela primeira vez e a cada troca ou reposição de água.

Cuidados com o pH

A quantidade de ácidos ou bases diluídos na água do aquário vai determinar se o ambiente está ácido, neutro ou alcalino. Isso é quimicamente chamado de pH, ou potencial hidrogeniônico.

Existem peixes que evoluíram para viver em água mais ácida, outros em água alcalina e alguns em água de pH neutro. Uma vez que o aquarista escolhe as espécies que vai colocar no aquário, ele deverá se atentar ao pH ideal para manter os habitantes saudáveis. Para isso, existem produtos com função de regular o pH de acordo com a necessidade. Eles são chamado sde alcalinizantes e acidificantes.

Aceleradores biológicos

Existe outra fase muito importante quando falamos de como tratar a água do aquário. Os aceleradores biológicos fazem parte dela!

Parte da filtragem do aquário é realizada por bactérias benéficas que consomem amônia e nitrito, que são compostos tóxicos e podem matar os habitantes. Estas bactérias se multiplicam naturalmente, porém, para que o consumo dos compostos tóxicos seja completa, pode demorar até um mês. Os aceleradores biológicos servem para aumentar as colônias de bactérias benéficas, de forma que a eliminação da amônia e nitrito seja mais rápida.

Como tratar a água do aquário com cada produto?

Cada produto possui uma forma de uso. Por isso, leia o rótulo e siga as instruções! Se ficar com alguma dúvida, pergunte a um dos nossos especialistas em aquarismo nas nossas mais de 100 lojas.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre cuidados com o aquário no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário