Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Manutenção do aquário no inverno

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Menina cuida do aquário no inverno

Assim como a nossa rotina muda no frio, a dos nossos animais de estimação também. No caso dos peixes, manter o aquário no inverno com uma temperatura agradável é fundamental. É um erro pensar que estes pets não sentem frio, por isso vamos compartilhar algumas dicas do que fazer para aumentar a temperatura do aquário.

Por isso, conversamos com Tiago Calil Ambiel, biólogo da Cobasi. Confira!

Como aquecer seu aquário no inverno?

Iniciantes no aquarismo podem pensar que basta colocar um determinado volume de água quente no aquário para aquecer os animais. No entanto, esta atitude é nunca deve ser feita e pode até gerar um choque térmico capaz de matar os peixes.

A melhor maneira de cuidar do seu aquário no inverno é investir em um termostato ou aquecedor. Além disso, é aconselhável colocá-lo em um ambiente que receba luz solar e esteja protegido do frio intenso e correntes de ar.

“A maioria das espécies mantidas em aquários são de ambiente tropical, ou seja com uma temperatura média de 26°C. Por tal motivo, é importante que o aquário seja equipado com um termostato. Esse equipamento permite que a água se mantenha aquecida, desligando automaticamente ao atingir a temperatura desejada”, explica o especialista em animais silvestres Tiago Calil.

Aquecedor de aquário: como usar

O termostato vem com aquecedor e, para comprá-lo, faça uma conta simples de 1W para cada 1L de água. Esta é uma ótima opção, pois o dispositivo ajuda a controlar a temperatura do aquário. Se a sua cidade costuma ter dias gelados com frequência, escolha um termostato mais potente.

Outra sugestão é adquirir um aquecedor, porém o ideal é que ele seja acompanhado de um controlador de temperatura, assim a água não irá esquentar demais.

Como saber se o peixe está com frio dentro do aquário no inverno

peixes no aquário no inverno

Quando a temperatura diminuir, analise se os peixes do seu aquário estão quietos ou até mesmo passando tempo demais no fundo do aquário. Esse comportamento é para evitar movimentos e economizar energia e calor. Um ótimo indicativo de que os peixes estão em uma temperatura um pouco fria.

Os peixes precisam de cuidados diários e adaptações na rotina do aquário no inverno. De acordo com a região que mora, faça os investimentos necessários para que seus peixes fiquem seguros durante os dias frios.

“Outro ponto relevante é nas trocas de água! Quando repor a água no aquário, verifique se ela não está em uma temperatura muito baixa. Isso pode gerar um choque térmico na fauna. Nesse caso, é importante aquecê-la até que fique na mesma temperatura em que se encontram os peixes”, completa Tiago Calil.

Quer mais dicas sobre como cuidar do seu aquário no inverno e em todas as estações? Confira!

Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário