SUBSTRATOS PARA AQUÁRIOS

10 de dezembro de 2019

Peixes

Substrato é o material utilizado no fundo do aquário. Pode ser de diversos materiais como: cascalho, seixo, pedriscos, areia ou mesmo compostos orgânicos (neste caso, é chamado substrato fértil). A quantidade de substrato é variável, por exemplo: em aquários que possuem somente peixes, a média é de 3 à 5 cm. Caso o aquário tenha plantas, um volume maior de substrato pode ser utilizado.

Para que o layout do seu aquário fique harmonioso, é recomendado que o substrato seja disposto em uma camada menor na parte frontal e maior na parte posterior. Esta inclinação favorece a visualização da decoração do aquário.

O substrato possui diversas funções que influenciam nos habitantes do aquário, como por exemplo abrigar parte da microbiota responsável pelo ciclo do nitrogênio e influenciar no pH da água. A escolha do substrato também tem função estética do aquário, deixando-o mais natural ou mais artificial (de acordo com o tipo de substrato escolhido).

Os substratos férteis são utilizados em aquários plantados, pois oferecem nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Alguns substratos férteis podem exigir o uso de uma camada inerte (não-fértil) por cima, separando-o diretamente da água.

Verifique a indicação do fabricante ou peça informação a nossos especialistas em aquarismo em nossas lojas!