Peixe: tudo o que você precisa para seu aquário

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
peixe beta macho

O peixe é um animal de estimação ideal para quem não tem tanto espaço em casa e nem muito tempo livre. De diferentes tipos e tamanhos, com uma enorme variedade de espécies, cores e características, esses pets se adequam facilmente a praticamente todo tipo de casa.

Ainda assim, como qualquer outro bichinho, eles também precisam de cuidados. Para garantir o bem-estar e a longevidade dos peixes, é fundamental manter o aquário limpo com a água nas condições de alcalinidade e temperatura ideias. Além disso eles também precisam ser bem alimentados e ter sua saúde monitorada sempre. Descubra tudo sobre os produtos que a Cobasi oferece para que você monte seu aquário, faça a manutenção dele e cuide bem do seu peixe, e mantendo-o sempre saudável e feliz. 

Aquários e acessórios

Um ecossistema semelhante ao do seu habitat natural é importante para a qualidade de vida dos peixes. Por isso é antes de decidir ter um ou mais peixinhos, é preciso levar em consideração o espaço disponível para colocar um aquário. Cada peixe precisa, em média, de um litro de água para cada centímetro de corpo. Um peixe Betta, por exemplo, quando adulto chega a atingir cerca de 7 cm, o que significa que é necessário um aquário com capacidade para, no mínimo, 7 litros de água.

O ideal é que o aquário seja instalado uma superfície fixa, sem desníveis, em local protegido de luz intensa e próximo a uma tomada para possibilitar a instalação do filtro de água, que purifica a água para que não seja necessário trocá-la todos os dias, ou mesmo semanalmente. Cada tipo de peixe tem uma necessidade de troca da água específica, então o ideal é que você pesquise bastante ao escolher a espécie que você deseja. Investir em um sistema de iluminação artificial, um termômetro e em um aquecedor também pode ajudar no bem estar do seu peixe.

Na hora de trocar a água do aquário, é importante evitar que o animal sofra traumas. Uma boa dica trocar a água apenas parcialmente, retirando a metade do volume e substituindo por água limpa. Tome muito cuidado para que a temperatura se mantenha estável, em torno de 28°C. 

Bombas e compressores

Bombas e compressores são fundamentais para manter a qualidade da água e de vida dos peixes em aquários. Esses assessórios fazem a água circular pelo ambiente, mantendo os microrganismos em equilíbrio e ainda ajudam a promover a oxigenação. Há no mercado diversos modelos de bombas submersas, com diferentes potências, que podem ser instaladas diretamente no tubo vertical dos filtros. A escolha deve ser feita de acordo com a capacidade de litros do seu aquário, já que é importante que o equipamento consiga movimentar toda a água para remover as impurezas e produzir oxigênio suficiente.

Filtros para aquários de peixes

A filtragem da água do aquário mantém o ambiente livre resíduos tóxicos, partículas indesejáveis e componentes químicos que podem ser produzidos por restos de fezes dos peixes, alimentos não consumidos e outros materiais em decomposição. Para cumprir essa função, existem no mercado diferentes tipos de filtros para aquários. Eles podem ser mecânicos, biológicos, químicos, além de externos ou internos. 

A filtragem mecânica remove partículas maiores da água, como restos de alimentos ou dejetos dos peixes. A filtragem biológica promove o crescimento de bactérias benéficas na água, ajudando a manter o ambiente equilibrado e saudável para o seu peixe. Por fim, a filtragem química remove resíduos que estão dissolvidos na água e podem causar coloração estranha ou maus odores, por exemplo. 

Para escolher o filtro ideal para o seu aquário, é importante levar em consideração se a água é doce ou salgada, e a litragem e tamanho do taque, entre outros fatores. Vale lembrar que a capacidade do equipamento é medida em litros por hora e o recomendado é uma filtragem de 5 à 10 vezes o volume de água do aquário.

Termômetro e termostato para aquários 

Peixes são animais que regulam a própria temperatura a partir do clima da água, por isso a temperatura do ambiente influi diretamente em sua qualidade de vida. O termômetro e o termostato para aquários são importantes aliados na hora de manter a temperatura da água semelhante à do ecossistema dos habitats naturais das diferentes espécies. O termostato tem a função de aquecer ou esfriar a água de acordo com a necessidade. Já o termômetro é utilizado para medir a temperatura e controlar se ela está adequada para os peixes e outros habitantes do aquário.

Substrato para habitat do peixe

O substrato é o material utilizado no fundo do aquário e, além de decorar o ambiente, ele tem outras funções que influenciam no bem-estar dos peixes, como por exemplo abrigar parte da microbiota responsável pelo ciclo do nitrogênio e influenciar no pH da água. Existem no mercado diversos tipos de substratos feitos com diferentes materiais como cascalho, seixo, pedriscos, areia ou mesmo compostos orgânicos, que são férteis. A quantidade indicada para cada aquário varia de acordo com cada ambiente. Quando há somente peixes no aquário, por exemplo, o indicado são de 3 à 5 cm de substrato no fundo. Já no caso da existência de plantas, um volume maior pode ser utilizado.

Enfeites e plantas para aquários

Além de deixarem o aquário muito mais bonito, os enfeites e plantas também ajudam a oferecer privacidade e proteção aos peixes e ainda fazem com que o ambiente fique mais parecido com ecossistema encontrado em seu habitat natural, promovendo bem-estar. Ao disponibilizar casinhas, cavernas e afins, ou algumas plantas típicas para aquários, você garante que o seu peixinho tenha um local para se esconder e descansar sempre que quiser, fazendo com que ele se sinta mais seguro.

Para escolher como decorar seu aquário, leve em consideração a área disponível, o tamanho e a quantidade de peixes que vão habitá-lo e tome muito cuidado para não exagerar e deixar o ambiente cheio demais, o que pode dificultar a limpeza. Vale lembrar que cada espécie de peixe tem suas características e hábitos próprios, por isso é importante pesquisar que itens deixarão o seu pet mais à vontade e feliz. 

Acessórios para limpeza e manutenção de aquários

Para oferecer qualidade de vida aos seus peixes é importante manter o aquário sempre limpo. Para saber quando é hora de higienizar o seu tanque, observe as características da água. Se ela estiver ficando esverdeada, é um bom momento.

Para realizar a limpeza das paredes do aquário, use uma esponja completamente nova e que nunca tenha recebido nenhum tipo de produto químico. Para remover os resíduos que costumam ficar depositados no fundo do aquário, existem no mercado bombinhas próprias para aspirar que conseguem retirar o excesso de sujeira sem remover as bactérias do bem que ajudam a deixar o ambiente em perfeito equilíbrio.

Ração para peixe

Escolher a ração adequada para cada peixe talvez seja uma das maiores dúvidas de quem pretende ter um aquário em casa. Existem no mercado vários produtos feitos de acordo com as necessidades específicas das mais diversas espécies. Além de escolher a ração ideal para seu pet com a ajuda de um especialista, é importante ficar atento às quantidades de cada porção. 

Quem já teve aquário sabe o quanto é fácil errar na quantidade de ração e acabar colocando comida demais. Esse é um erro comum que pode acarretar um grande risco para os animais, já que a ração que não é consumida provavelmente apodrecerá na água. A quantidade ideal de ração depende da espécie dos peixes que estão no aquário, do tamanho dos animais, da idade, da quantidade de animais no mesmo ambiente e até mesmo da temperatura da água. Com tantas variáveis, é recomendado não apenas observar das orientações do fabricante da ração, mas também contar com a orientação de um médico veterinário especializado.

Vitaminas e suplementos para peixe

Além de diferentes tipos de ração para peixes, também é possível encontrar no mercado vitaminas e suplementos que ajudam a melhorar seu ganho de peso, crescimento, metabolismo e a fortalecer o sistema imunológico. Peixes são animais simples de serem cuidados, mas, eventualmente, podem precisar de vitaminas e suplementos para se manterem mais saudáveis. Na Cobasi você encontra uma grande diversidade de produtos para peixes. Com certeza um deles vai ajudar a cuidar bem dos seus peixinhos!

Medicamentos para peixe

Para que possam viver uma vida longa e saudável, os peixes, como todos os outro pets, precisam de cuidados com a saúde e acompanhamento de veterinários especializados em caso de problemas como infecções provocadas por bactérias ou fungos, além de outros parasitas. Caso isso aconteça, você precisará de um diagnóstico de médico confiável, que poderá prescrever o tratamento correto para o seu pet. Em seguida, confira a nossa seção de medicamentos para peixes. Com certeza você vai encontrar o que seu peixinho precisa!

Veja outros posts sobre aquarismo:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário