Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Alimentação dos peixes: descubra tudo para criá-los no aquário

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
alimentação dos peixes

Quando pensamos na alimentação dos peixes, é importante ter em mente que as diferentes espécies têm hábitos alimentares distintos. Eles podem ser carnívoros, herbívoros e até mesmo onívoros. Mas isso não significa que eles tenham uma alimentação regrada quando estão na natureza. 

Isso porque a disponibilidade de alguns alimentos varia muito no habitat natural dos peixes. Já em casa, é possível garantir uma alimentação bem balanceada e regrada, com o uso de rações comerciais e alguns complementos.

Quais são os principais hábitos alimentares dos peixes?

Os peixes dependem da ingestão de algumas substâncias para garantir que tenham energia e os nutrientes necessários em seu organismo. Alguns dos nutrientes primordiais para a saúde destes animais são as proteínas, gorduras, vitaminas e os minerais. 

A proteína é fundamental para os peixes. Isso porque ela ajuda no desenvolvimento e na regeneração dos tecidos. Já as vitaminas e os minerais ajudam em vários processos metabólicos para o regulamento do organismo.

A maioria dos peixes precisa de micro e macronutrientes para se manter. Esses nutrientes são obtidos por meio da alimentação. Já as quantidades dependem de diversos fatores, que podem ser observados a partir da fisiologia de cada espécie. Acompanhe!

  • Carnívoros: se alimentam de outros animais, como os crustáceos, alguns anfíbios, insetos e até mesmo de alguns peixes menores;
  • onívoros: sua alimentação é variada, ou seja, esses animais têm a capacidade de conseguir as proteínas tanto de plantas quanto de pequenos animais;
  • herbívoros: têm a alimentação 100% de origem vegetal; eles se alimentar de plantas e algumas algas;
  • detritívoros: se alimentam de detritos orgânicos variados, como as fezes de outros animais e organismos bentônicos, como larvas de inseto;
  • planctógafos: alimentam-se de plâncton. 
alimentação dos peixes

Rações comerciais para a alimentação dos peixes

Você pode encontrar a ração para os peixes de seu aquário em diferentes versões. Existem opções tanto para para peixes onívoros quanto para os carnívoros. Além disso, é possível encontrar também as que foram desenvolvidas especialmente para algumas espécies comuns de aquário.

Você também pode encontrar algumas rações próprias para algumas necessidades e fases dos peixes. Por exemplo, as rações que ajudam a realçar a cor dos peixes. Contudo, é importante que você também esteja atento à forma como cada espécie se alimenta. Por conta dos diferentes formatos e posição da boca, elas podem se alimentar em diferentes áreas do aquário. Pode ser no fundo, no meio e até mesmo na superfície. Para atender às necessidades desses animais, existem três tipos principais de ração:

  • compactada: ela afunda até o substrato do aquário, já que é mais pesada;
  • granulada ou em flocos: são mais leves, e por isso flutuam na superfície da água;
  • ração em pastilha: ideais para os peixes que comem no meio do aquário. Isso porque o tutor pode prendê-la no vidro do aquário.

Ainda tem curiosidades sobre a rotina dos peixes? Saiba mais sobre as diferenças entre estes animais no blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário