Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe-palhaço: aprenda tudo sobre o Nemo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Peixe-palhaço entre anêmonas

O peixe-palhaço é uma espécie que ficou conhecida mundialmente por meio do filme Procurando Nemo. Com as escamas na cor vermelho ferrugem e listras brancas com contorno preto, ele é ideal para quem deseja montar um aquário de água salgada. Confira!

Peixe-palhaço: onde vive?

O peixe-palhaço pode ser encontrado nos oceanos Pacífico e Índico, onde as águas são mais quentes e rasas. Fora isso, ele vive em simbiose com as anêmonas, animais invertebrados que parecem plantas e que são venenosos.

Essa boa convivência com as anêmonas se explica por dois motivos. Enquanto o peixe ajuda na limpeza e na retirada dos parasitas alojados no animal, ele contribui oferecendo um local seguro para que o peixe possa se esconder dos predadores.

Apesar de venenosas, as anêmonas não oferecem nenhum perigo para um dos peixes mais famosos do mundo. O peixe-palhaço tem uma camada especial de muco que envolve suas escamas e protege o animal do veneno.

Do que o peixe-palhaço se alimenta?

O peixe Nemo se alimenta de algas, parasitas e larvas

Em seu habitat natural, a alimentação do peixe-palhaço é restrita aos parasitas encontrados nos tentáculos das anêmonas, pequenos crustáceos, larvas e algas. Em cativeiro, o aquarista pode alimentá-los, a cada quatro horas, com comidas para peixes ornamentais de água salgada.

Além disso, se o tutor quiser fazer um agrado ao animal de estimação, uma alternativa são os patês à base de pescado. Porém, antes de incluí-lo na dieta do peixe, o recomendado é buscar orientação com um médico-veterinário especializado.

Como é a reprodução do peixe-nemo?

A reprodução dos peixes-nemo é bastante curiosa, pois não há contato entre os machos e fêmeas da espécie. Primeiro, a fêmea deixa os ovos próximo das anêmonas para que o macho faça a fecundação.

Uma semana após serem fecundados, os ovos dão origem aos novos peixes-palhaço. E o mais curioso é que todos eles nascem machos e, se houver necessidade da espécie, eles se transformam em fêmeas, em um processo conhecido como protandria.

Qual é o tamanho de um peixe-palhaço?

A espécie do peixe-palhaço é considerada de pequeno porte, com seu comprimento podendo chegar a até 11 centímetros. Nesse tipo de peixe, as fêmeas são levemente maiores do que os machos, o que ajuda o aquarista na identificação.  

Como ter um peixe-palhaço em casa?

Para quem é apaixonado por aquarismo e deseja ter um exemplar de peixe-palhaço em casa, são necessários uma série de cuidados. O primeiro é quanto às dimensões do aquário que deve ter, no mínimo, capacidade para 75 litros de água.

Em seguida, a decoração do ambiente deve contar com anêmonas e corais. Se não for possível, uma opção é decorar o aquário com cascalho e alguns adereços ocos que permitam que o peixe se esconda.

Cuidados com a água do aquário

Com o aquário e a decoração adequada, chegou o momento dos cuidados com a água. O ideal é que a salinidade seja sempre de 30%.  Para isso, o recomendado é a compra de produtos específicos para diluir na água. Nunca faça uso do sal de cozinha, ele faz muito mal ao animal.

Para garantir um ambiente confortável para o peixe-palhaço é essencial que o pH esteja entre 8.1 e 8.4. É importante também manter a temperatura da água entre 25ºC e 28ºC com o uso de um termostato adequado.

Para finalizar os cuidados necessários para a criação do peixe em cativeiro, o recomendado é investir em sistema de filtragem da água, iluminação e na bombinha para oxigenar o ambiente.

Manutenção do aquário

Tão importante quanto a montagem adequada do aquário, é fazer a sua manutenção periódica. A cada duas semanas faça a renovação de um quarto da água para oferecer o melhor ambiente para o seu animal de estimação.

Saúde do peixe-palhaço

Seguindo todos os cuidados necessários, o peixe-palhaçovive, em média, até os seis anos de idade. Contudo, caso perceba que as listras brancas estão mudando de cor, procure um médico-veterinário, pois esse é um sinal de que o peixe está com alguma doença.

Peixe-palhaço: ambiente compartilhado

O peixe-palhaço é uma espécie tranquila e convive bem com outros tipos de animais marinhos. Entretanto, se você deseja incluir outros peixes no aquário, opte por peixes da mesma espécie ou aqueles com o mesmo perfil de comportamento.

Vale ressaltar que a introdução de novos animais no mesmo ambiente do pet deve ser feita gradativamente. É isso mesmo, entre a inclusão de um animal e outro, espere o período de um mês para que o peixe-palhaço possa se acostumar com a companhia.

Conheça outros tipos de peixe-palhaço

peixe-palhaço preto
Amphiprion perideraion no mar
Peixe-palhaço Tomato perto de anêmonas
Peixe-palhaço Clarkii no fundo do mar
peixe-palhaço preto
O Amphiprion polymnus pode medir até 13 cm de comprimento.
Amphiprion perideraion no mar
Peixe-palhaço Pink Skunk é famoso por sua faixa branca discreta
Peixe-palhaço Tomato perto de anêmonas
O Peixe-palhaço Tomato mede 14 cm de comprimento.
Peixe-palhaço Clarkii no fundo do mar
Peixe-palhaço Clarkii se destaca pelo tons amarelos

Gostou de conhecer o peixe-palhaço? Então, diga para gente: Você teria o melhor amigo do Nemo em casa?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Cláudio Alonso disse:

    Foi muito bom conhecer sobre o peixe palhaço, tem vontade de ter esses animais mais tenho medo pelo desconhecimento.

  2. Isa disse:

    O peixe-palhaço vive uns 6 anos,e são bem diferentes,sempre quis um.

Deixe o seu comentário