Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe Reef Safe: o que é, características e muito mais

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O que é peixe reef safe?

Presentes em muitos aquários, o peixe reef safe é uma representação de diferentes espécies de animais marinhos, que podem conviver seguramente, até por isso o nome , recife seguro, com aquários que tenham corais. 

Para nos ajudar a entender mais sobre esse tema e saber o que é necessário para montar um aquário Reef Safe, o Tiago Calil, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, vai explicar mais sobre esse grupo de peixes. Vamos lá! 

O que é Peixe Reef Safe?

Peixes Reef Safe é o termo utilizado para espécies diferentes de peixes que coabitam pacificamente em um mesmo aquário de corais. Desta forma podemos estender o termo para outros grupos tornando possível a mistura de camarões, peixes, anêmonas, moluscos que não agridem os corais.

Como refere-se a várias espécies com comportamentos e características completamente diferentes entre si. Uma das principais semelhanças é que em ambiente natural todos gostam de viver próximo aos Recifes de Corais. 

Uma outra questão é o seu comportamento reprodutivo. Na grande maioria, as espécies de reef safe não se reproduzem em aquários. Mas, não é só isso, para quem quer montar um recife seguro, tem mais informações que você precisa saber.

Afinal, o que é um aquário reef safe? 

Características do peixe reef safe

Esse é o modelo mais comum: aquário com corais e animais marinhos que conseguem viver em harmonia. Nesse tipo, não pode ter peixes que comem corais, por isso, é fundamental ter um conhecimento breve de todos os componentes daquele ecossistema, ou seja, definir como será o estágio final com todas as espécies. 

Essa ação é indispensável para que não ocorra problemas, como excesso de contaminantes na água ou até mesmo adaptação ao ambiente. Inclusive, cada animal requer cuidados específicos, e é sobre isso que vamos falar a seguir!

Quais são as condições ideais para montar um aquário reef safe?

A princípio, manter todas as condições químicas, físicas e biológicas que um aquário marinho necessita já é um ótimo começo. De acordo com o biólogo Tiago Calil: “A ideia é investir em equipamentos de qualidade como uma filtragem bem dimensionada, skimmers, reatores, termostatos, Wave makers, Iluminação e em alguns casos Chillers (dependendo das espécies).“

Outro ponto importante é manter todos os parâmetros da água em equilíbrio como densidade, pH, KH, Cálcio, Magnésio, entre outros.

O que é um aquário reef safe?

Quanto à escolha dos animais, o biólogo da Cobasi alerta: “Acredito que o principal seja estudar o comportamento de cada espécie antes de colocá-la no aquário. Características como tamanho, hábito alimentar e agressividade devem ser levadas em consideração. É importante tomar cuidado, pois algumas espécies são coralívoros, ou seja, se alimentam de pólipos de corais.”, comenta. 

Essas características comportamentais de compatibilidade se estendem entre os corais, então não basta pensar apenas em peixes pacíficos. Apesar de aparentarem ser inofensivos, corais podem liberar toxinas na água e matar outros que estão à sua volta ou no mesmo aquário. Portanto, a individualidade de cada espécie deve ser levada em consideração. 

É uma boa opção montar um aquário comunitário?

Como explicamos anteriormente, os aquários Reef Safe são abrigam espécies diferentes de animais marinhos compatíveis entre si, desta forma, isso torna o tanque comunitário, possibilitando a harmonia entre espécies distintas.

Quais animais é possível colocar em aquários comunitários?

A relação de peixe para aquários com recife com outras espécies que vão compor aquele ecossistema passa muito por uma questão: compatibilidade. Como mencionamos, o objetivo é montar um ambiente seguro, porém, não são todas as espécies compatíveis. Portanto, muita atenção. 

Por exemplo, as anêmonas são animais marinhos pertencentes ao Filo Cnidaria, seus tentáculos urticantes são venenosos e naturalmente são predadoras, sendo que algumas podem ser mais agressivas.

aquário com peixe e coral

É comum os aquaristas pensarem em colocar peixes reef safe com anêmonas, é possível, mas algumas ações precisam ser validadas. Nesse processo, é preciso identificar a localização que mais agrada a anêmona dentro aquário, pois elas podem caminhar pelas rochas e queimar corais, entupir equipamentos e até ser sugadas pelas bombas de circulação, o que acaba comprometendo todos os habitantes. 

Agora que você sabe mais sobre o peixe reef safe, nos conte como você pretende montar o seu aquário. Compartilhe com a gente nos comentários.

Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil | Biólogo especialista em animais silvestres e paisagismo

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário