Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como os peixes se reproduzem

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como os peixes se reproduzem

No universo marítimo, existem diversas curiosidades sobre os animais que nem imaginamos como acontecem. Por exemplo, você já parou para pensar como os peixes se reproduzem? Na verdade, muita gente acredita que esse processo se dá apenas por meio da colocação de ovos, o que não é verdade. Existem outras formas de reprodução dos peixes, e por isso escrevemos este artigo!

Afinal, não podemos generalizar, pois cada espécie de peixe possui sua particularidade. Aliás, existem aqueles que inclusive trocam de sexo: nascem machos e viram fêmeas e vice-versa. A verdade é que, para quem gosta desse animal, esse tipo de assunto é um prato cheio de entretenimento e curiosidade.

Ficou curioso para saber como os peixes se reproduzem? Confira abaixo mais sobre esse assunto e nos diga o que acha!

Os três tipos de reprodução

A verdade é que ver os peixinhos de perto pode ser uma boa maneira de aprender mais sobre eles e como eles costumam se reproduzir. Além disso, conversar com um especialista também ajuda a entender mais sobre esses animais. 

De modo geral, podemos afirmar que existem três principais modos de proliferação de peixes: a concepção ovípara, a vivípara e a ovovivípara. Para te ajudar a entender mais sobre esse assunto, separamos uma breve explicação sobre cada um desses tipos. Confira!

como os peixes se reproduzem

Ovíparos

Nesse caso, a fêmea libera os óvulos de seu organismo em parcelas de águas mais calmas. Feito isso, as células reprodutoras femininas são fecundadas pelo espermatozoide do macho. Por fim, os óvulos já fertilizados navegam pela água ou caem no fundo do aquário ou do rio.

Nesse tipo de reprodução, algumas espécies costumam proteger esses ovos na boca, onde eles são mantidos a salvo até eclodirem.

Vivíparos

Essa maneira acontece de forma bem parecida com a humana. Nesse tipo de reprodução, os embriões se formam dentro do corpo da mamãe peixinha e têm seu desenvolvimento completamente realizado dentro dela.

Assim, o feto pode crescer por meio da alimentação vinda da placenta até o nascimento, quando as fêmeas de peixe dão à luz às suas crias. O método vivíparo ocorre na maioria dos mamíferos e em alguns insetos.

Ovovivíparos

Os ovovivíparos também têm o zigoto se formando no interior das espécies de gênero feminino. No entanto, a diferença é neste caso é que, ao invés de gerarem um filhotinho, os peixes colocam ovos.

O peixe macho coloca os ovos no corpo do peixe fêmea, onde eles conseguem nutrientes para se fortalecer. Após esse processo, os ovos são expelidos para fora do corpo da mãe.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário