Descubra quanto tempo vive um peixe

Compartilhar:


quanto tempo vive um peixe

Uma das coisas que as pessoas mais falam sobre os peixes é que eles não costumam viver muito. Isso, inclusive, faz com que muitos desistam de ter um, mas não é bem assim. O tempo de vida desses animais depende de vários fatores, como sua espécie, a condição do ambiente em que eles vivem, predadores, etc.

Mas quanto tempo vive um peixe? Continue lendo que a gente te conta!

Influências no tempo de vida de um peixe

Como dito antes, são vários os fatores que influenciam no tempo de vida do animalzinho. E não existe uma resposta exata, certo? Porque são milhares de espécies, que têm outras milhares de características.

De qualquer forma, devido a vários estudos, os cientistas dizem que, para saber quanto tempo, mais ou menos, um peixe viverá, você precisa estar atento a três coisas: fatores ambientais, indicadores reprodutivos e, também, ao tamanho da espécie. 

quanto tempo vive um peixe

Fatores ambientais

Falta de predadores, alimentação, parâmetros da água, tudo isso vai ajudar a aumentar ou diminuir a vida do peixe. Melhorando ou mantendo a qualidade de vida do bichinho, fará com que ele viva por mais tempo, e bem. 

Principalmente se ele viver em um aquário, que é um local que pode ser 100% controlado, deixando a expectativa de vida do animal ainda maior. 

Indicadores reprodutivos

Os estudiosos acreditam que a forma dos peixes se reproduzirem está diretamente ligada à expectativa de vida deles. Para eles, as espécies que vêm de ovos, ovíparas, vivem mais tempo do que aquelas que se desenvolvem dentro do corpo de suas mães, as vivíparas. 

Ainda de acordo com os cientistas, quanto maior for a espécie do peixe, mais tempo ele leva para envelhecer. Isso tudo devido ao seu metabolismo lento.

Tamanho das espécies

Quanto tempo vive um peixe de aquário?

Isso também é muito relativo, porque varia de espécie para espécie. Por exemplo, o peixe betta vive de 2 a 3 anos, já o cascudo, de 7 a 15 anos. E, para que eles vivem o tempo máximo, você precisa garantir que seu peixe esteja vivendo num ambiente totalmente adequado. 

Aqui vão algumas dicas:

  1. Reproduzir o ambiente de onde eles vêm, no aquário, é uma ótima ideia. Cada espécie vive melhor em um determinado pH, com uma luminosidade certa e até mesmo oxigênio em maior ou menor quantidade. Com um compressor de ar, por exemplo, você pode oxigenar o aquário.
  2. Mantenha sempre as condições do aquário estáveis, fazendo testes e as correções certas quando necessário.
  3. E, claro, alimente seu animal com qualidade e na quantidade certa! Existem rações específicas para cada espécie. 

Agora você sabe um pouco mais sobre a vida dos peixes, quanto tempo eles vivem e os cuidados necessários com eles. É importante lembrar também que você encontra rações, aquários, brinquedos e todo tipo de produto para o seu amigo animal no site da Cobasi e em uma de nossas várias lojas espalhadas por todo o Brasil.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário