Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual o maior peixe do mundo? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tubarão-baleia

Aquele texto sobre curiosidades que eu sei que vocês adoram: qual é o maior peixe do mundo? Entre todas as belezas presentes na natureza, preparamos este texto para você conhecer o maior peixe do mundo, como também outras espécies de peixes grandes, cada um com as suas características. Confira!

Qual é o maior peixe do mundo?

O maior peixe do mundo é o tubarão-baleia. Mas, vocês devem estar se perguntando: “baleia e tubarão contam na disputa?”. Na verdade, não deixe-se enganar, a utilização do termo baleia é só para nomear – uma referência por seu tamanho – a espécie Rhincodon typus

O tubarão-baleia, que não é um mamífero, é um peixe com características mais  próximas à família do tubarão, do que da baleia, são outros tipos de animais. Por exemplo, na sua alimentação, ao contrário da maioria das espécies, esse “grandão” atua como um filtrador, ou seja, sua alimentação é à base de plâncton e pequenos peixes.

tubarão-baleia maior peixe do mundo
Tubarão-Baleia (Rhincodon typus)

Considerado o maior peixe do mar, já foi registrado tubarão-baleia com cerca de 20 metros de comprimento (18,8m) e 34 toneladas. Membro da família Rhincodontidae, essa é uma espécie fácil de identificar: 

  • dorso e laterais são cinza com manchas brancas/amareladas em todo o corpo;
  • cabeça grande, achatada e quadrada com boca terminal;
  • tem focinho reto acima da boca com barbilhões curtos em suas narinas;
  • sua barriga é branca;
  • contam com duas nadadeiras dorsais na parte posterior do corpo;
  • além de uma grande nadadeira caudal dupla (ou cauda);
  • possuem dentes minúsculos;
  • dóceis, são bastante procurados por mergulhadores e turistas.

Além disso, o tubarão-baleia é a única espécie que está no grupo de peixes cartilaginosos da ordem Orectolobiformes, um pequeno grupo de tubarões, com apenas 31 espécies em 7 gêneros.

Habitat do Tubarão-Baleia

Geralmente, a espécie é encontrada entre a superfície e os 100m de profundidade. Como preferem águas quentes, os peixes distribuem-se em diversos mares tropicais. Porém, durante a primavera, eles migram para a região continental da costa oeste central da Austrália.

Em fase de desova, preferem visitar os corais do recife Ningaloo, pois é uma região que proporciona o suprimento que o tubarão-baleia gosta: plâncton.

Ficha Técnica do Tubarão-Baleia

Nome popular: Tubarão-baleia
Nome científico: Rhincodon typus
Tipo: Peixe
Dieta: Carnívora
Coletivo: Cardume
Expectativa de vida: 70 anos
Média de tamanho: entre 5,4 e 10 metros
Média de peso: 20,6 toneladas

Tubarão-baleia: risco de extinção?

Infelizmente, o tubarão-baleia encontra-se em perigo de extinção. São animais bastante visados e pescados em larga escala em países como Índia, Filipinas e Taiwan. O grande interesse na espécie está na sua carne e no óleo do fígado.

Além disso, assim como outras espécies de animais marinhos, eles sofrem com a captura incidental, principalmente na pesca de atum – é comum encontrar as duas espécies próximas. 

Pronto, agora você já sabe qual é o maior peixe do mundo. Mas, como os mares e oceanos são ricos em biodiversidade, selecionamos outras espécies de peixes que têm um tamanho surpreendente. Confira!

Maior peixe do mundo: conheça 7 espécies 

Esturjão-branco (Acipenser transmontanus)

maior peixe do mundo Esturjão-branco
Esturjão-branco (Acipenser transmontanus)

Nativo de diversos grandes rios da América do Norte que deságuam no Oceano Pacífico, esse é o maior peixe de água doce da região. Suas medidas podem chegar a 6 metros e seu peso atinge cerca de 1100 kg. Grande parte de sua vida acontece em águas salgadas.

Siberian Taimen (Hucho taimen)

Peixe Siberian Taimen
Siberian Taimen (Hucho taimen)

Também chamado de Salmão siberiano, o peixe pertence à família Salmonidae, da ordem Salmoniformes. Ele possui várias cores diferentes, mas a mais comum é verde-oliva na cabeça e vermelho-acastanhado na cauda.

Além disso, o Taimen é o maior salmão em todo o mundo. Normalmente, quando capturado, registra-se seu peso entre 14 e 30kg quando estão em total maturidade. A maior captura aconteceu no rio Kotui, com um animal que pesava 104kg e tinha 2m de comprimento.

Peixe-jacaré (Alligator Gar)

Peixe-jacaré
Peixe-jacaré (Alligator Gar)

O Peixe-jacaré também fica ao lado do “maior peixe do mundo” e, inicialmente, pode ser confundido com um jacaré. Isso porque ele pode crescer mais de 3 metros de comprimento e pesar mais de 150kg. Ou seja, uma marca realmente grande.

Tubarão cabeça-chata (Carcharhinus leucas)

Tubarão cabeça-chata
Tubarão cabeça-chata (Carcharhinus leucas)

O Tubarão cabeça-chata pode viver em águas salgadas ou doces, sendo encontrado em oceanos quentes nas zonas costeiras e em riachos de água doce. Essa é uma das únicas espécies que conseguem sobreviver em baixa salinidade. O peixe pode atingir até 3,5 metros de comprimento e o seu maior peso registrado foi de 312kg.

Perca-do-Nilo (Lates niloticus)

maior peixe do mundo peirca-do-nilo
Perca-do-Nilo (Lates niloticus)

O Perca-do-Nilo pertence à família Latidae de Perciformes. Vivendo em águas doces, ele é um dos maiores peixes do mundo. Em alguns casos, ele chega a atingir mais de 1,82 metro de comprimento.

Bagre (Catfish)

Bagre (Catfish)
Bagre (Catfish)

Os Bagres são peixes de água doce, tipicamente em locais rasos de água corrente. Normalmente, essa espécie é encontrada no rio Mekong, que vai da China até o Vietnã e o Camboja.

Esturjão-beluga (Huso Huso)

Esturjão-beluga
Esturjão-beluga (Huso Huso)

Considerado um dos maiores peixes do mundo, o Esturjão-beluga vive nos rios do sul da Rússia, Ucrânia e nas águas doces da América do Norte. Quando o verão começa, ele migra do mar para os rios ou margens dos lagos de água doce para se reproduzir.

Seu tamanho é realmente chocante, chegando a medir mais de 6 metros e meio e pesar 1500kg. Infelizmente, um ponto triste sobre a espécie é o fato da população desse peixe pelo mundo estar se reduzindo bastante, por conta da pesca intensiva.

Para não restar nenhuma dúvida do que é considerado peixes, temos mais algumas informações relevantes para o nosso tema.

O que os peixes são?

Os peixes representam uma grande diversidade de animais que vivem em ambiente aquático. São espécies que apresentam características únicas e uma série de adaptações para sobreviver debaixo da água, como nadadeiras e corpo frequentemente fusiforme.

Encontrado nos mais variados ambientes, o número de peixes registrados surpreende: estima-se que existem, aproximadamente, 34.200 espécies, 515 famílias e 85 ordens, representando cerca de 55.000 espécies de vertebrados viventes. Acredita-se que existem aproximadamente 3,5 trilhões de peixes.

Em suma, as características gerais dos peixes são divididas entre dois grupos: ósseos e cartilaginosos O primeiro, como o próprio nome diz,  possui esqueleto ósseo. Algumas espécies comuns desse grupo são o peixe pintado e o lambari.

qual maior peixe do mundo

Já os peixes cartilaginosos são aqueles com esqueletos formados por cartilagem, exemplos são os tubarões e arraias. Acredita-se que os peixes foram os primeiros animais vertebrados na face da Terra. Estima-se que mais de 80% dos oceanos permanecem inexplorados e que há peixes do fundo do mar que ainda não foram encontrados.

Gostou de saber qual o maior peixe do mundo e curiosidades sobre espécies marinhas? Aqui, no Blog da Cobasi, gostamos de desvendar e responder dúvidas sobre o mundo animal. Além disso, temos tudo o que é essencial para a criação de peixes.

Se você é fã de aquarismo, aqui você está em casa. Visite o setor de peixes da Cobasi, temos certeza que você irá amar. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário