O maior peixe do mundo: conheça as espécies

Compartilhar:


o maior peixe do mundo

Entre todas as belezas presentes na natureza, existem peixes de tamanhos realmente grandes, cada um com suas próprias características e funções. Por isso, preparamos este texto para você conhecer o maior peixe do mundo, além de uma lista com diversos outros nomes. Confira!

Qual é o maior peixe do mundo?

O Esturjão-beluga (Huso Huso) é considerado o maior peixe do mundo. Ele se encontra com facilidade nos rios do sul da Rússia e da Ucrânia, além das águas doces da América do Norte. Quando o verão começa, ele migra do mar para os rios ou margens dos lagos de água doce para se reproduzir.

Seu tamanho é realmente chocante, chegando a medir mais de 6 metros e meio, e a pesar 1500 kg.

Infelizmente, um ponto triste sobre a espécie é o fato de a população desse peixe pelo mundo estar se reduzindo bastante, por conta da pesca intensiva.

Outros nomes que compõem a seleção

Além do Esturjão-beluga, que é o maior peixe do mundo, outros peixes têm tamanhos tão elevados quanto ele. Confira alguns que se destacam!

Esturjão-branco (Acipenser transmontanus)

Nativo de diversos grandes rios da América do Norte que deságuam no Oceano Pacífico, esse é o maior peixe de água doce da região. Suas medidas podem chegar a 6 metros, e seu peso atingir cerca de 1100 kg. Grande parte de sua vida acontece em águas salgadas.

o maior peixe do mundo

Siberian Taimen

Também chamado de Salmão siberiano, o peixe pertence à família Salmonidae, da ordem Salmoniformes. Ele possui várias cores diferentes, mas a mais comum de se encontrar é verde-oliva na cabeça e vermelho-acastanhado na cauda.

Além disso, o Taimen é o maior salmão em todo o mundo. Normalmente, quando capturado, registra-se seu peso entre 14 e 30kg quando estão em total maturidade. A maior captura aconteceu no rio Kotui, com um animal que pesava 104 kg e tinha 2 metros de comprimento.

Peixe-jacaré (Alligator Gar)

O Peixe-jacaré também fica ao lado do “maior peixe do mundo” e, inicialmente, pode ser confundido com um jacaré. Isso porque ele pode crescer mais de 3 metros de comprimento e pesar mais de 150kg. Ou seja, uma marca realmente grande.

Tubarão cabeça-chata

O Tubarão cabeça-chata pode viver em águas salgadas ou doces, sendo encontrado em oceanos quentes nas zonas costeiras e em riachos de água doce se profundos o suficiente. Essa é uma das únicas espécies que conseguem sobreviver em baixa salinidade.

O peixe pode atingir até 3,5 metros de comprimento, e seu maior peso registrado foi de 312kg.

Perca-do-Nilo

O Perca-do-Nilo pertence à família Latidae de Perciformes. Vivendo em águas doces, ele é um dos maiores peixes do mundo. Em alguns casos, ele chega a atingir mais de 1,82 metro de comprimento. 

Bagre (Catfish)

Os Bagres são alimentadores das profundezas do lago, e os maiores já encontrados registram a marca de 350 kg. É comum encontrar esse peixe em ambientes de água doce, tipicamente em locais rasos de água corrente.

Normalmente, essa espécie é encontrada no rio Mekong, que vai da China até o Vietnã e o Camboja.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário