Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça 7 espécies de peixes do fundo do mar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
peixe-ogro

Você já ouviu a frase: “conhecemos mais o espaço do que os oceanos da Terra”? Essa é uma expressão que reflete a verdade. Estima-se que mais de 80% dos oceanos ainda permanecem inexplorados. Por exemplo, apenas nos últimos anos, temos descoberto incríveis espécies de peixes do fundo do mar

Navegar nas profundezas das águas, onde o Titanic descansa há 110 anos, ainda é um desafio, principalmente para conhecer sobre a vida marinha nos lugares mais remotos do oceano. Nesse ecossistema existe um universo de peixes com características únicas por viver por volta de 2 mil metros de profundidade, conhecidos como peixes abissais.

Vamos conhecer mais sobre eles? Confira 7 espécies de peixes que vivem por ali. Saiba mais sobre essas criaturas curiosas e muitas vezes assustadoras.

7 espécies de peixes do fundo do mar

Como mencionamos sobre os oceanos inexplorados, isso reflete também na falta de informações sobre as criaturas que vivem no fundo do mar. Acredita-se que conhecemos somente 1/3 da biodiversidade marinha, apenas algumas espécies foram mapeadas e são elas que vamos apresentar.

Conheça os peixes abissais, que vivem em regiões muito profundas dos oceanos e lagos:

1. Peixe-caracol (Pseudoliparis belyaevi)

Peixe-caracol
Peixe-caracol (Pseudoliparis belyaevi)/Reprodução:Uol Notícias

Em 2022, uma nova espécie de peixe-caracol foi descoberta a 7 mil metros de profundidade, no norte do Oceano Pacífico. 

Com sondas que tinham petiscos acoplados os cientistas da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade de Ciência e Tecnologia Marinha de Tóquio capturaram imagens de duas espécimes, que inclusive, estabeleceram o recorde para a captura mais profunda.

Com características únicas que ajudam essas espécies a viverem no fundo do mar, esse peixe abissal tem olhos minúsculos, um corpo translúcido – que deixa passar a luz – e não tem bexiga natatória (órgão que ajuda outros peixes a flutuar), essa característica permite que ele  permaneça oculto no fundo dos mares.

Pertencente à família Liparidae, esse animal já foi nomeado como o ‘peixe mais profundo do mundo’. Eles podem chegar a medir cerca de 11cm de comprimento, não tem escamas, sua pele é constituída por uma camada gelatinosa. A sua alimentação são pequenos crustáceos.

2. Polvo-dumbo (Grimpoteuthis)

Polvo-dumbo
Polvo-dumbo (Grimpoteuthis)/Reprodução: Revista Galileu | Ciência

Esse inusitado animal que mora no fundo do mar é um pequeno cefalópode, localizado pela primeira vez durante uma expedição na região noroeste do Oceano Atlântico, em uma profundidade de dois mil quilômetros abaixo da água.

O nome polvo dumbo é uma referência às suas barbatanas que parecem orelhas. Com oito tentáculos – característica que os fazem pertencer à ordem Octopoda – são animais estritamente marinhos e podem ser encontrados em todos os oceanos do mundo.

Cientistas destacam que o polvo-dumbo tem o cérebro mais complexo que qualquer outro invertebrado, colocando-os como umas das criaturas marinhas mais inteligentes, impressionantes e habilidosas já encontradas.

Essas habilidades refletem na sua capacidade de sobrevivência, pois são mestres na camuflagem, conseguindo mudar de cor, textura, tem a capacidade de se alojar em pequenos buracos e fendas de rochas e possuírem uma grande flexibilidade.

Carnívoros, se alimentam de peixes, crustáceos e outros invertebrados. Quando caçam, além de usar os seus “braços”, também utilizam o bico quitinoso (única estrutura rígida do seu corpo). Além disso, esse peixe abissal conta com uma boa capacidade ocular, com visão binocular, capazes de enxergar cores, assim como nós, humanos.

3. Peixe-ogro (Anoplogaster cornuta)

peixe-ogro
Peixe-ogro (Anoplogaster cornuta)/Reprodução

Com grandes dentes – que impedem de fechar a boca – esta criatura com aparência ameaçadora, é um animal que vive nas águas profundas de muitos dos oceanos do mundo, exceto os polares. Já foram localizados entre 200 a 2.000 metros, mas são normalmente encontrados a mais de 5.000 metros, nos oceanos Atlântico e Pacífico.

Dentre as suas principais características, destacamos:

  • possui barbatanas pequenas e sem espinhos;
  • seus olhos são pequenos e azuis;
  • a composição do seu corpo é com escamas e espinhos nas cores preto e castanho escuro. 

Por conta da sua visão relativamente limitada, o peixe-ogro conta uma linha lateral no seu corpo que o ajuda a detectar vibrações da água, um importante aliado na hora de caçar. Inclusive, vale ressaltar que são animais ferozes, no seu cardápio estão: peixes menores, camarões, lulas e polvos. Mas, aparentemente, eles comem tudo que passa por perto deles.

Também conhecido como peixe-dente-de-presa, são animais solitários. Uma curiosidade interessante da espécie é a fecundação. O peixe-ogro fêmea libera os ovos no oceano e o macho os fertiliza depois.

4. Peixe-dragão-de-mar-profundo (Grammatostomias flagellibarba)

Peixe-dragão-de-mar-profundo
Peixe-dragão-de-mar-profundo (Grammatostomias flagellibarba) Reprodução/UCSD Jacobs School of Engineering

O peixe-dragão-de-mar-profundo é uma espécie que vive no Atlântico Norte, a cerca de 1500 metros de profundidade. Com média de apenas 15 centímetros de comprimento, é considerado um dos predadores mais formidáveis do Oceano.

Essa habilidade de caça é uma verdadeira arma mortífera para as suas presas:

  • os seus dentes, que chegam a medir metade do tamanho da cabeça;
  • possuem nano-cristais que impedem a reflexão da luz e os tornam invisíveis.

Você pode imaginar que essas duas características já são formidáveis, mas tem mais uma. Este peixe conta com um tipo de lanterna, que sai do canto da boca, conhecido como barbilhão. Apesar de ser do tamanho de um lápis, suas habilidades de caça impressionam. 

5. Peixe-lanterna do Atlântico (Symbolophorus barnardi)

peixes do fundo do mar
Peixe-lanterna do Atlântico (Symbolophorus barnardi) Reprodução/Recreio.Uol

O seu nome não é à toa, o peixe-lanterna consegue produzir luz em diversos órgãos do seu corpo: cabeça, nas laterais e no rabo. A espécie vive em águas salgadas, em todo o Hemisfério Sul. Durante o dia, o peixe-lanterna fica a 2.000 metros de profundidade, já a noite sobem para a superfície.

Existe um número extenso de espécies de peixes-lanterna, com 05 à 30cm de comprimento. Outro ponto interessante está a bioluminescência – capacidade de produzir luz fria – além de ajudar para conseguir alimento, também é a forma que o peixe-lanterna tem para encontrar um novo parceiro, seja este macho ou fêmea.

Como na nossa lista você vai encontrar peixes das profundezas que conseguem emitir luz, é interessante explicar como isso acontece, né?. Esse tipo de peixe possui pequenos órgãos sobre a pele que chamam fotóforos. 

Agora vamos falar umas palavras difíceis, mas é por um bom motivo: fotóforos é o sistema que envolve a geração de luz em seu organismo, ou seja, essa função é feita pela enzima luciferase que oxida a proteína luciferina, emitindo fótons de luz verde, amarela ou azul conforme a espécie e o sexo. 

6. Peixe-pescador-de-mar-profundo (Melanocetus johnsonii)

peixes do fundo do mar
Peixe-pescador-de-mar-profundo/Reprodução

Conhecido como Anglerfish em inglês,também chamado de peixe-diabo negro, essa espécie tem um apelido forte, o “monstro dos mares”. Caso você esteja se perguntando se já viu um peixe do fundo do mar com luz antes, talvez seja por sua representação no filme Procurando Nemo.

Presente em todos os oceanos (águas tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico nos abismos do oceano), a cerca de 1.500 metros de profundidade.

Esse peixe abissal também possui uma lanterna, mas a fica na sua cabeça, como um prolongamento de sua espinha dorsal. Inclusive, esse é o seu modo operante para atrair as suas presas com a luz que tem na sua antena.

Talvez seja uma dos peixes do fundo do mar que tem maior repercussão por sua aparência assustadora e por aparições em filmes e vídeo games. 

7. Dragão-negro (Idiacanthus atlanticus)

peixes do fundo do mar
Dragão-negro (Idiacanthus atlanticus)/Reprodução

O Dragão-negro é tão escuro que se torna invísivel no mar. Essa é a sua principal característica, uma técnica de camuflagem, por conta da sua pele ultra negra, que consegue absorver de forma integral a luz, o que ajuda a fugir de predadores.

Quando o assunto é caçar, esses peixes do fundo do oceano também estão incluídos na lista de “vagalumes dos mares”.  O Dragão-negro apresenta habilidade de bioluminescência, por ter um tipo de lanterna natural para encontrar suas presas, sendo também utilizada para encontrar membros da mesma espécie e atrair um parceiro.

Esse peixe abissal lanterna apresenta dimorfismo sexual, ou seja, tem características que ajudam na distinção de ambos géneros. As fêmeas têm apêndices compridos no seu queixo, dentes finos e podem atingir o tamanho de até 40cm de comprimento. Já os machos não têm  dentes e nem apêndices, seu crescimento é até aos 5 m de comprimento.

Além disso, o peixe-dragão-negro macho não tem o trato intestinal funcional, portanto não consegue alimentar-se, só fica vivo o tempo suficiente para acasalar.

Muito interessante, né? São animais que poucas pessoas conhecem, e só de imaginar que conhecemos apenas uma pequena porcentagem dos  peixes no fundo do mar, nos deixam mais curiosos. Porém, qualquer novidade, pode deixar que nós, do Blog da Cobasi, te atualize. Além disso, se você é um fã de peixes, aqui na Cobasi você encontra tudo sobre aquarismo. Venha conhecer!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário