Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Killifish: dicas para criar o peixe da chuva em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Killifish no aquário
Killifish são peixes que chamam a atenção por suas cores.

Você já ouviu falar do Killifish? Ele é um tipo de peixe pequeno de água doce que tem uma característica incrível, ele costuma aparecer nas poças formadas pelas águas da chuva. Para falar sobre ele, nós recebemos o Thiago Oliveira, especialista da Educação Corporativa da Cobasi. Confira!

Killifish: que tipo de peixe é esse?

O Killifish é um tipo de peixe de água doce, que se destaca por aparecer e depositar seus ovos nas poças de água depois das chuvas. Por isso, ele é um peixe difícil de achar e, em algumas regiões, é uma espécie com risco de extinção. 

Killifish: conheça as principais características

Chamados carinhosamente de “Killis”, esses são peixes que deixam os aquaristas fascinados devido a beleza e variedade de suas cores. Presentes em todos os continentes, eles podem ser divididos em três categorias, que se referem à maneira como se reproduzem. 

De acordo Thiago Oliveira,a divisão é feita da seguinte maneira:

 Anuais

”São peixes que podem depositar seus ovos no substrato de ambientes temporariamente alagados e resistem ao próximo período de chuvas para eclodir”, diz o especialista.

Não-Anuais

Diferente dos primeiros, eles preferem raízes de plantas flutuantes para abrigar os ovos que possuem uma espécie de adesivo para fixação e preferem riachos como moradia”, explica Thiago Oliveira.

Semianuais

“Trata-se de peixes que podem apresentar características tanto dos Anuais quanto dos Não-Anuais”, completa.

É possível encontrar Killifish no Brasil?

killifish-gardneri no aquário
O Gardneri é um dos poucos Killifish no Brasil

Sim, no Brasil é possível encontrar Killis anuais e não-anuais, com as principais espécies sendo: Rivulidae, Austrolebias, Cynolebias, Simpsonichtys, Pterilebias, Prorivulus, Kryptolebias e Jornanela.

Como fazer para comprar um Killifish?

Por ser uma espécie de peixe ameaçada de extinção, não é muito fácil encontrá-la no mercado. Em lojas especializadas, com um bom garimpo, é possível comprar ou até mesmo adotar os pequenos, dóceis e coloridos Golden e Blue Panchax e Gardneri.

Saiba como criar Killifish em casa

Agora que você já conhece um pouco sobre os raros “Killis” e as espécies que podem fazer parte do seu aquário, que tal aprender como criar o ecossistema perfeito para eles? Acompanhe as dicas que o Thiago Oliveira preparou. 

1. Qual é o melhor aquário para o Killifish?

Não há um modelo ideal para o peixe. “Qualquer tamanho pode agradá-los. Porém eles ganharam fama por serem peixes que se adaptam muito bem em aquário pequenos e com pouca oxigenação, o que simula muito bem seu habitat natural”, finalizou.

2. Há ração ideal para o peixe?

Os “Killis” são animais onívoros que precisam de proteína animal para ter uma dieta rica e balanceada. Por isso, o recomendado é fazer uma mescla de ração para peixes e oferecer alimentos vivos para ele, o que ajuda a reforçar o sistema imune do peixe.

3. Posso criar os Killis com outras espécies?

O nosso especialista disse que é possível criar os Killis com outras espécies, porém ressalva “é preciso avaliar a agressividade entre os machos da mesma espécie, o carnivorismo que anula a companhia de peixes menores, e até mesmo a circulação de água que necessita ser reduzida para os Killis pode ser um impeditivo para outras espécie”, afirmou.

4. Qual é o ecossistema ideal para o peixe?

Por fim, o aquarista ainda precisa recriar, no aquário, as condições ideais para que o Killifish possa se sentir em casa. O que não pode faltar:

  • plantas flutuantes;
  • água com temperatura próxima de 26°C;
  • pH variando entre 6.8 a 7.0.

O que achou do Killifish? Ele tem um lugar especial no seu aquário? 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Valéria disse:

    Tenho uma molinesia negra, a princípio pensei que estivesse de cria, porém, já separei ela dos outros a mais de 1 mês, ce até agora nada, será que é mesmo gravidez? Ou pode ser gordura mesmo?

Deixe o seu comentário