Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe-borboleta: 8 curiosidades sobre a espécie

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
peixe-borboleta

Dos lagos de rio doce da América do Sul e aquários no mundo inteiro, encontramos o peixe-borboleta (Carnegiella strigata), uma espécie com características semelhantes às asas de uma borboleta. Mas, não é só isso, estamos falando de uma espécie fascinante e uma das mais charmosas do aquarismo. Saiba mais sobre esse peixinho.

Curiosidades sobre o peixe-borboleta

Para você conhecer mais sobre esse peixe, convidamos o biólogo Claudio Soares, da Educação Corporativa da Cobasi, para responder algumas das dúvidas mais comuns sobre o peixe-borboleta. Confira!

Quais são as principais características do peixe-borboleta?

O peixe-borboleta marinho habita regiões de águas rasas e tropicais em meio aos recifes de corais, nos costões rochosos. Suas principais características são as cores vibrantes, além do corpo achatado e esguio, que pode chegar a 20cm de comprimento.

Por que essa espécie se chama peixe-borboleta?

Seu nome popular “Peixe-borboleta” é devido à semelhança desse peixe com as asas de uma borboleta. Além do formato do corpo, as cores desenhadas trazem mais beleza a esse peixe.

Existem subespécies do peixe-borboleta?

Peixe-borboleta no aquário
Peixe-Borboleta (Carnegiella strigata)

De acordo com o biólogo Cláudio Soares: “Não chega a ser uma subespécie, mas sim, espécies diferentes. Existem mais de 100 espécies de peixe-borboleta, cada uma possui sua particularidade de padrões de cores, comportamento e habitat”, comentou.

É possível criar peixe-borboleta em aquários?

Sim, os peixes-borboleta são bem populares no aquarismo marinho. Por serem peixes de cores vibrantes, acabam fascinando os aquaristas pela sua aparência e comportamento imponente nos aquários. Claro que para isso, é importante seguir todas as orientações de manejo e cuidado, para criá-los da maneira correta.

Essa espécie é indicada para aquaristas iniciantes?

“Os peixes-borboleta requerem atenção e cuidados bastante minuciosos. Isso deve-se ao fato de existirem várias espécies, com características bem particulares. E, além disso, a compatibilidade e alimentação desse peixe em aquários, demanda conhecimentos prévios, além de paciência por parte do tutor.” comentou o biólogo da Cobasi. 

E acrescenta: “Dentre as opções disponíveis, para um aquarista iniciante, criar um peixe-borboleta é mais desafiador, pois é um animal que demanda cuidados mais complexos, comparados por exemplo ao peixe betta”, ressalta. 

O que o peixe-borboleta come? 

Em ambiente natural os peixes-borboleta se alimentam de pequenos crustáceos, pólipos de coral, anêmonas e pequenos crustáceos. Ou seja, são peixes onívoros, que exploram seu ambiente em busca constante por alimento.

Claudio Soares comenta que: “já em aquários, dificilmente os peixes-borboleta se alimentam com rações, fato esse, que dificulta sua criação. Por esse motivo, é interessante alimentá-los com rações atrativas, como, rações flocadas específicas para espécie.” 

Sendo assim, vale destacar que são peixes que necessitam de complementação em sua dieta com alimentos frescos, como, pequenos crustáceos, algas e suplementação vitamínica.

Então, não pode ter no mesmo aquário corais e peixe-borboleta? E outras espécies de peixes?

Não é recomendado a criação do peixe-borboleta em aquários com corais, justamente devido ao seu hábito de se alimentarem de pólipos de coral. Mas, é possível sim, adaptá-los nesse tipo de aquário.

peixe-borboleta nadando
peixe-borboleta é uma das espécies mais conhecidas do aquarismo de água-doce.

Já a compatibilidade com outras espécies de peixe é bem vasta, mesmo sendo um peixe territorial. Isso deve-se ao fato de protegerem o território de indivíduos da mesma espécie, possibilitando que outras espécies não se sintam acuadas no aquário

Porém, uma das formas de facilitar a adaptação é que o layout do aquário seja cheio de abrigos, para servir de esconderijos e rotas de fuga.

Qual a expectativa de vida do peixe-borboleta?

A expectativa de vida é de 7 anos em ambiente natural, já em aquários a expectativa é de 12 anos.

Gostou de saber mais sobre o peixe-borboleta? Se estiver pensando em ter esse pet em casa, lembre-se de que para cuidar dessa espécie você precisará contar com produtos específicos de aquarismo e muita informação. 

dois peixes-borboleta

Fique ligado nas novidades sobre cuidados, espécie de peixes e tudo relacionado ao aquarismo no Blog da Cobasi. Até a próxima! 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário