Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como dar vermífugo para gatos sem estresse

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como dar vermifugo para gatos

Se tem uma coisa que os gatos não gostam é de tomar remédio e se tem outra que é muito importante é a vermifugação. Por isso, saber como dar vermífugo para gatos sem provocar estresse e levar mordidas e arranhões é algo muito importante para qualquer tutor.

O vermífugo é um medicamento que elimina endoparasitas, que podem ser contraídos na rua, em casa e até em alimentos. Realizar a vermifugação periódica é importante para que o gato não fique doente e nem transmita para os tutores.

Se o seu gato é daqueles que não aceita tomar remédio e já sai miando por aí, separamos as dicas perfeitas para você aprender como dar vermífugo para gatos sem estresse!

Como dar vermífugo para gatos filhotes e adultos?

Que a vermifugação é importante você já sabe, mas qual será a periodicidade indicada para isso? Cada veterinário possui uma indicação de acordo com as características e a rotina do animal, mas, no geral, filhotes devem ser medicados com maior frequência do que os adultos.

A primeira dose do vermífugo para filhotes deve ser administrada a partir dos 15 dias, mais ou menos quando eles abrem os olhos. A medicação pode ser feita três dias consecutivos ou apenas em dose única. Também existe a possibilidade de repetir após 15 dias. Tudo isso é feito para eliminar vermes em todas as fases da vida.

Os filhotes podem adquirir vermes através do leite materno e também são mais frágeis, por isso, muitos veterinários indicam a vermifugação mensal até os 6 meses de idade. A partir dessa idade, a administração do medicamento pode passar a ser semestral ou de acordo com a orientação do seu médico de confiança.

Antes de dar o vermífugo para o pet, pese ele para oferecer a dose adequada. Nunca dê medicamentos de adultos para os filhotes.

Remédio de verme para gato: como dar

remedio antipulgas para gato

Os vermífugos para gatos estão disponíveis em comprimidos, suspensão e até pipetas. Vamos aprender como dar vermífugo em comprimido para gatos, além de líquidos e aqueles de uso tópico?

Comprimido

Mesmo os comprimidos palatáveis podem ser difíceis de administrar para os gatos mais ariscos. Por isso, preparamos um passo a passo para você seguir e medicar o seu pet rapidamente.

  1. Segure o comprimido em uma mão e abra a boca do gato com a outra;
  2. Coloque no fundo da garganta e feche a boca do animal;
  3. Segure a boca fechada, erga suavemente o nariz e massageie a garganta;
  4. O estímulo fará o animal engolir o comprimido rapidamente.

Você pode dar um sachê para associar o momento com algo positivo.

Líquido

O vermífugo de suspensão é bastante comum para filhotes, já que a dosagem pode ser reduzida. Caso o seu veterinário tenha indicado um desses, nós ensinaremos como dar vermífugo para gatos líquido:

  1. Com o auxílio de uma seringa sem agulha, separe a dosagem adequada para o pet;
  2. Coloque a seringa dentro da boca através dos dentes e mantenha a boca fechada;
  3. Aproxime a seringa da garganta do animal e solte o líquido segurando a boca fechada;
  4. Erga a cabeça do gato e massageie a garganta para estimular que ele engula o medicamento.

Tópico

Caso o seu gato seja feral, o vermífugo de uso tópico é uma excelente opção. A aplicação é imperceptível e não vai estressar o animal. Basta afastar os pelos e aplicar. No momento, faça carinho ou distraia o pet com um petisco.

Agora que você já sabe como dar vermífugo para gatos, conte para nós qual é o seu método favorito!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Valeriana disse:

    Colocar o comprimido amassado no meio da comida

    • Angela disse:

      Nem em pipeta a minha gata aceita, se debate toda, me arranha e corre. Foge de mim por uns 3 dias…estresse duplo…kkk

      • Cobasi disse:

        Olá, Angela! Lidar com a administração de vermífugos pode ser um desafio, especialmente se sua gata fica estressada. Tente técnicas de distração, como oferecer um petisco saboroso junto com o vermífugo, ou envolver o medicamento em uma pequena porção de comida. Se necessário, peça orientação ao veterinário sobre alternativas. Lembre-se sempre de abordar a situação com calma e paciência para minimizar o estresse da sua gata. 🐾

Deixe o seu comentário