Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dirofilariose: saiba tudo sobre o verme do coração

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com dirofilariose
O cansaço é um dos principais sintomas de cachorro com Dirofilariose canina

A Dirofilariose, também conhecida como verme do coração, é uma zoonose que pode afetar cachorros, gatos e seres humanos.

Venha com a gente e descubra tudo sobre essa doença que pode ser fatal para o seu animal de estimação, se não for descoberta a tempo. 

Dirofilariose: o que é?

A Dirofilariose é uma zoonose grave que se instala no sistema cardiopulmonar dos animais, principalmente em cachorros. Nela, parasitas se alojam no coração e nos pulmões do pet e, aos poucos, vão minando o seu funcionamento. 

É justamente, por isso, que ela é popularmente conhecida como verme do coração.

Dirofilariose canina: transmissão

A Dirofilariose canina é transmitida por meio da picada de mosquitos hospedeiros do parasita Dirofilaria immitis.

Entre os vetores mais conhecidos da doença está o Aedes Aegypti,comum em regiões de clima quente. Além do verde do coração, o mosquito transmite Chikungunya e Zica.

Ao picar um cachorro, o mosquito hospedeiro despeja as larvas do parasita na corrente sanguínea do pet. Que, após 14 dias, se tornam parasitas adultos e se deslocam em direção ao coração e pulmões do animal. 

Os vermes do coração têm uma  expectativa de vida de até 7 anos. O que favorece a disseminação da Dirofilariose canina, transformando a doença em caso de saúde pública.

Dirofilariose: sintomas

A Dirofilariose é uma doença silenciosa e, por causa disso, pode se tornar fatal para nossos animais de estimação.

Os primeiros sintomas costumam aparecer por volta dos 6 meses. Os principais sintomas da Dirofilariose canina são:

  • fraqueza;
  • respiração e batimento cardíaco acelerados;
  • respiração curta;
  • tosse crônica;
  • letargia;
  • perda de peso;
  • falta de interesse por atividades físicas;
  • pressão alta.

Ao perceber alguns desses sintomas em seu cão, procure imediatamente um médico-veterinário de confiança. 

Só ele poderá fazer o diagnóstico correto e entender o estágio em que a doença do verme do coração se encontra.

Dirofilaria em cães: diagnóstico

O diagnóstico da Dirofilaria em cães e o estágio em que a doença se encontra é feito a partir de uma série de exames. Sendo os principais: sorológicos, radiografias torácicas e ecocardiograma.

Além deles, testes de antígeno, microfilárias e exames de sangue e imagem, permitem traçar um quadro real da saúde do seu pet.

Quanto antes a doença do verme do coração em cachorros for diagnosticada, maiores são as chances de tratamento do animal. Por isso, faça sempre exames de rotina no veterinário.

Dirofilariose canina: tratamento

cachorro com dirofilariose tomando remédio
O tratamento da dirofilariose se faz com medicamentos

O tratamento da Dirofilariose canina pode ser feito de diversas maneiras. Tudo vai depender do estágio em que a doença se encontra.

Por exemplo, em casos mais leves e moderados, onde há poucos vermes no coração do cão, medicamentos para matar as larvas e as microfilárias são suficientes. Além de evitar a prática de atividades físicas até a recuperação plena do pet.

Em casos considerados graves, onde há alta concentração de parasitas no pulmão e coração, o indicado é administrar antibióticos junto com vermífugos.

Além disso, em situações em que há infestação crítica de vermes, é possível que seja necessária a realização de uma cirurgia. Assim, evita-se que parasitas mortos bloqueiem as veias do animal.  

Como prevenir verme do coração do cachorro?

O melhor tratamento para verme no coração do cachorro é a prevenção, principalmente se você mora em locais com altas temperaturas.

E o melhor de tudo, é que é muito simples deixar o seu animal protegido. Basta investir em coleiras antipulgas com repelentes de mosquitos e vermífugos, de acordo com a orientação de um médico-veterinário.  

Outra ação importante para preservar a saúde de toda a família é não deixar que sua casa se torne um foco de proliferação do mosquito da dengue.

Para isso, evite o acúmulo de lixo em áreas externas e não deixe água parada em vasos, pneus e outros recipientes.

Lembre-se: prevenir é o melhor remédio para manter seu cachorro protegido contra o verme do coração. Caso perceba qualquer um dos sintomas, procure um médico-veterinário.

Verme do coração em humanos

Por ser uma zoonose, a Dirofilariose também afeta os seres humanos, causando uma série de complicações cardíacas. Por isso, é importante entender a forma de contágio.

A transmissão do verme do coração em humanos se dá por meio de picada de mosquito Após picar um cachorro com a doença, as larvas ficam incubadas dentro do hospedeiro.

Uma vez que esse mosquito pica um ser humano, ele despeja as larvas de Dirofilaria immitis na corrente sanguínea e se inicia o mesmo processo de infestação dos cães. 

Agora que você já sabe o que é Dirofilariose, conte para gente: o que você tem feito para manter o verme do coração longe da sua família? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Clarion Martins disse:

    Muitobom

Deixe o seu comentário