Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cinomose tem cura? Descubra isso e muito mais sobre a doença

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cinomose tem cura

Saber se a cinomose tem cura é uma das dúvidas mais comuns dos tutores quando seu cachorro recebe o diagnóstico da doença. Grave, essa enfermidade pode atingir cães de todas as idades, mas é especialmente perigosa para filhotes.

Antes de mais nada, saiba que a cinomose tem cura, sim, mas seu tratamento exige muita dedicação do tutor e, mesmo assim, a taxa de mortalidade é alta.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a cura da cinomose, como prevenir e tratar.

O que é cinomose?

Cinomose canina: o que é e como proteger seu cachorro

Antes de mais nada, todo tutor de cachorro precisa saber o que é a cinomose. Essa doença de nome estranho é causada pelo vírus CDV, pertencente à família Paramyxovirus e do gênero Morbillivirus.

Como a maior parte das doenças virais, a cinomose é altamente contagiosa, e os animais diagnosticados devem permanecer totalmente isolados de outros cães. Apesar de altamente fatal e transmissível, a prevenção da cinomose ocorre facilmente através da vacinação.

A doença ataca os sistemas nervoso central, respiratório e gastrointestinal. Assim, ela deixa o animal debilitado e, muitas vezes, com sequelas.

Como se pega a cinomose?

Apesar de ser altamente contagiosa, a transmissão da cinomose ocorre somente entre cães. Sendo assim, ela não oferece nenhum risco para gatos e outros animais, nem humanos.

A transmissão pode acontecer de várias maneiras:

  • contato direto com animal doente;
  • fezes, urina, sangue e outros fluídos;
  • de mãe para filhote;
  • objetos contaminados;
  • pelo ar.

Um animal pode pegar cinomose ao passear na rua na mesma calçada que um cachorro doente urinou. Ou, então, o tutor brincar com um cachorro doente e assintomático, além de ser possível levar a doença para casa nos sapatos.

O vírus da cinomose é muito resistente e resiste por até um ano no ambiente. Sendo assim, locais que abrigaram cães infectados devem ser higienizados com desinfetantes especiais e com a supervisão de um médico-veterinário.

Por isso, é imprescindível que todo cachorro filhote complete o protocolo vacinal, e que todo cão adulto faça o reforço anual. Afinal, é muito difícil controlar a disseminação do vírus, e o caminho é manter seu pet sempre protegido.

A cinomose tem cura, mas os sintomas são preocupantes

O que é cinomose canina

A cinomose costuma se manifestar em fases, sendo a primeira respiratória, a segunda gastrointestinal e a terceira e última, neurológica. O tempo de duração de cada uma varia muito, e em alguns animais a doença pode trocar a ordem das fases.

Tratar a doença na fase inicial é muito importante para a cura para cinomose e evitar sequelas.

Mais uma vez: a única forma de proteger seu pet é com a vacinação correta.

Sintomas respiratórios:

  • tosse;
  • secreções nasais;
  • secreções oculares amareladas;
  • espirros;
  • dificuldade de respirar;
  • febre;
  • pneumonia.

Sintomas gastrointestinais:

  • diarreia;
  • dor abdominal;
  • vômitos;
  • falta de apetite;
  • prostração.

Além desses sintomas ligados diretamente com o trato gastrointestinal, é comum que os coxins e o focinho fiquem ásperos, e que apareçam bolinhas na região abdominal e lesões na retina.

Sintomas neurológicos:

  • tremores no corpo;
  • mioclonias (espasmos musculares);
  • convulsões;
  • paralisia;
  • uivos e choro chamados de vocalizações.

A progressão da doença costuma seguir primeiro com sintomas respiratórios, depois gastrointestinais e, por fim, os neurológicos. No entanto, não existe uma precisão de quanto tempo cada fase dura, e nem sempre elas ocorrem na mesma ordem. Portanto, vacine seu pet e não corra riscos. Afinal, apesar de a cinomose ter cura, é uma doença muito agressiva.

Cinomose tem tratamento?

A resposta é: mais ou menos. Isso porque não existe um tratamento específico para a cinomose, bem como não se trata outras doenças virais. Desse modo, a cura da cinomose é feita por meio do tratamento dos sintomas.

O primeiro passo é fazer o diagnóstico correto da doença, o que exige exames laboratoriais, já que os sintomas observados na avaliação clínica do veterinário podem ser confundidos com outras doenças.

Entre os exames solicitados estão:

  • hemograma;
  • PCR (Reação em Cadeia da Polimerase);
  • teste rápido para cinomose.

O hemograma serve para analisar os parâmetros do animal; já os dois outros identificam o vírus em si. O teste rápido pode ser feito com secreções oculares ou sangue e têm seu resultado em cerca de 15 minutos. O PCR é feito normalmente com sangue e leva cerca de 15 dias.

Você já sabe que a cinomose tem cura para cachorro, quais os sintomas e a importância do diagnóstico correto. Então que tal entender um pouco mais sobre o tratamento?

A cinomose em cachorro tem cura, mas esse tratamento não é feito com medicamentos específicos para isso. Até existe remédio para cinomose, mas, no geral, os veterinários encontram mais sucesso no tratamento dos sintomas.

Durante o tratamento da cinomose, o tutor deve isolar seu animal de outros cães. O período costuma corresponder ao ciclo de vida do vírus, e durante todo esse tempo o pet não deve sequer sair na rua, para não colocar outros animais em risco.

Os medicamentos e terapias são usados visando minimizar os sintomas, reduzir as infecções secundárias e fortalecer a imunidade do animal. Dessa forma, outras doenças não pioram o quadro e o cachorro fica forte o suficiente para combater o vírus.

Além de medicamentos, fluidoterapia e antitérmicos, os veterinários costumam indicar suplementos e alimentação de alta qualidade para o pet ter todos os nutrientes que precisa para ganhar a guerra contra a cinomose.

A cinomose canina tem cura, mas o tratamento deve ser feito com o acompanhamento do veterinário.

Cinomose tem cura, mas é melhor prevenir

vacina-v10

A cinomose tem cura, mas durante todo o período o animal poderá sofrer e ainda ficar com sequelas. Por isso, não existe uma solução melhor do que prevenir a doença com a vacinação adequada.

Filhotes são os mais expostos e devem receber pelo menos três doses da vacina V8, V10 ou V12, aplicadas por um médico-veterinário. Os bebês só devem sair na rua e ter contato com outros cães 15 dias após a última dose.

Para adultos, é igualmente importante o reforço anual. Sendo assim, cães a partir de um ano devem receber uma dose da vacina V8, V10 ou V12, uma vez por ano.

Além da vacinação, os tutores também devem ter cuidado especial ao ter contato com animais com cinomose. Lave as mãos, a roupa e os sapatos com produtos com amônia quaternária antes de ter contato com seu pet – vacinado ou não.

Melhor não sair na rua com meu cachorro?

Passeios na rua são recomendados para o cachorro praticar atividade física e também manter o bem-estar. São neles que o pet é socializado e convive com outros animais e pessoas, sente cheiros e pode se aventurar. Não é recomendado suspender os passeios de cães saudáveis.

Animais vacinados e saudáveis têm muitos mais benefícios do que riscos com o passeio na rua.

A cinomose tem cura, mas o melhor mesmo é não contrair a doença. Vacine seu pet e aproveitem a vida!

Para saber mais sobre a Cinomose Canina, assista ao vídeo que preparamos exclusivamente para você na TV Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

25 Comentários

  1. Alfredo Marinho da Silva disse:

    Gosto de vê o meu cachorro feliz…

  2. Alfredo Marinho da Silva disse:

    Quando digo: quero vê meu cachorro feliz é que um ser feliz é um /uma que tem saúde ( é bem cuidado).

  3. David Alberto disse:

    Boa tarde, eu estou passando por isto e sinceramente não está sendo fácil. Mesmo com os 5 reforços da V8 e V10 minha cadelinha de um ano adquiriu o vírus. Se alguém passou por tal experiência e seu cãozinho sobreviveu entre em contato comigo.
    O texto me deu mais confiança e fé!

    • Gersina Costa Inoue disse:

      Boa noite. minha cadeia tbm foi vacinada e contraiu o vírus. Estamos a 20 dias lutando incansavelmente pra salva lá. Está na fase de Mioclonia. Estamos dando muito amor 💘 Não está sendo fácil. Assim que ela sarar eu posto .

  4. Moacir Machado disse:

    Nossa tô batalhando com meu cachorro a 5 dias comida água na boca não tá fácil ele tá sofrendo muito

  5. Marlene disse:

    Preciso de ajudar, o que fazer, já levei no veterinário,estou dando medicação

  6. Marlene disse:

    Meu ajudar a salva o meu cachorro, já está tomando medicação, está com cinomose

  7. Marcus disse:

    Também estou numa batalha sem fim com minha cachorra de 13 anos sofrendo com esta doença. Ela está fase de espasmos e com o gastro-intestinal abalado. Não é fácil ver os pets que tanto amamos sofrer sem poder fazer nada.

  8. Heliane disse:

    Minha cadela de 6 anos contraiu o vírus, também vacinada, os sintomas iniciaram com o gastrointestinal, ficou internada por 1 semana. Ela está se recuperando bem. Tomando todas as medicações em horário certo. Ela perdeu muito peso. Mas está andando e se alimentando. Entramos com uma medicação de manipulação, indicação médica. Minha Ninah está reagindo!!!!! Eu tô feliz! Porém, muito preocupada no que ainda possa vir. Mas confiante nos médicos veterinários que estão nos dando orientações.

  9. Cláudia disse:

    Curei o meu com amoxicilina e um outro remédio específico pra inflamação no pulmão que não lembro o nome mas a amoxicilina foi que curou dele

  10. Mario disse:

    Seria um grande favor informar quais os remédios e dosagens. Grato!

  11. Ana Celia disse:

    Me ajudem a minha cahorra está fazendo o tratamento, esteve uma semana internada e está sem querer comer e não tem tanta melhora, Me ajudem a salvar minha cachorrinha pelo amor de Deus…

  12. Adriani Fátima Gempka disse:

    Tbm estou na luta😭😭fiz 2 exames de cinomose deu negativo ela tem 2 anos. Tá com muitos espasmos, secreção nos olhos, respiração as vezes ofegante. Ficou internada 2 dias tá em casa já tem feito xixi se arrastando mas tem bastante apetite. O médico optou por medicar e tratar como cinomose meu Deus tá muito dificil😭😭

  13. Antonio Giordano disse:

    Minha cadela ficou com as patas traseiras paralisada com a cinomose. Devo sacrificar ou ela voltará andar. Estou fazendo fisioterapia nela.

    • Cobasi disse:

      Olá, Antonio! Tudo bem?

      Recomendamos que converse com o veterinário, pois só o profissional poderá te auxiliar em relação a evolução do tratamento.

  14. Márcia disse:

    Meu cãozinho de 5 meses está com suspeita de cinomose. Temos que dar comida e agua atraves de ciringa, ficou, levamos ao veterianário umas 3 veses e não sabiam o que era dai levamos em outro que logo encaminhou para o neuro e agora esta internado ja tem 3 dias. Fez varios exames pra saber o que ele tem. Não sei o que fazer

  15. Cátia disse:

    Estou com minha cadelinha de 2meses com cinomose,está tendo convulsão,pulmão cheio de secreção,não anda feridas no corpo sofrendo bastante,estou fazendo tratamento com o acompanhamento de uma veterinária,mas tá muito difícil ver o sofrimento dela

  16. claudinei oliveira disse:

    quais são os melhores medicamentos para tratar essa doença por imediato, até levar ao veterinário?

    • Cobasi disse:

      Olá, Claudinei! Como vai?

      Recomendamos que leve o animal ao veterinário o mais rápido possível, pois a Cinomose é uma doença muito séria e perigosa, e a avaliação e diagnóstico devem ser precoce.

  17. Rita de kassia disse:

    Meu caozinho tem 7 anos esta lutando pela vida pegou sinomosse ja tem 20 dias acho que o pior ja passou porem esta cambaleandro e agora com diarreia mas esta acabando tbem

Deixe o seu comentário