Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tosse de cachorro: saiba o que ela diz sobre a saúde do seu cão

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tosse de cachorro

Tosse de cachorro é normal, muitas vezes não quer dizer nada de especial. Entretanto, quando a tosse é recorrente e perene, é preciso que o tutor ligue o sinal de alerta, pois pode ser a indicação de uma doença mais séria. Fique com a gente e descubra o que a tosse canina quer dizer e como ajudar o seu animal de estimação.

Tosse de cachorro: o que ela significa?

A tosse de cachorro é um artifício usado pelo organismo do animal sempre que houver a necessidade de expulsar algum material ou objeto alojado no sistema respiratório. Normalmente esse objeto estranho fica localizado no que chamamos de vias respiratórias inferiores, constituídas pelo pulmão e a traqueia.

Além de significar a irritação da região por um alimento ou objeto, a tosse de cachorro também pode ser o sinal de algo mais grave no organismo do pet. Outros fatores são: coleira muito apertada, a presença de parasitas ou, em casos mais graves, doenças cardíacas, tumores no sistema respiratório, entre outras.

Diferença entre os tipos de tosse de cachorro

O primeiro passo para ajudar o seu animal de estimação é identificar qual é o tipo de tosse canina. Dessa maneira, o tutor poderá encontrar a melhor solução para preservar a saúde e o bem-estar do animal de estimação. Confira as principais diferenças entre elas.

Tosse seca de cachorro

A tosse seca, de maneira geral, está relacionada a doenças respiratórias comuns durante as estações mais frias do ano, como o inverno. Ela pode vir acompanhada de espirros e febre. Por isso, se você perceber esses sintomas em seu animal de estimação, busque a orientação de um médico-veterinário para realizar o tratamento adequado.

Tosse úmida em cães

A tosse úmida pode vir acompanhada de catarros ou até mesmo sangue, dependendo da gravidade da doença existente no trato respiratório. Em alguns casos, ela pode indicar que o animal está gripado ou com pneumonia. Por outro lado, ela também pode ser um sinal de que o pet tem algum tipo de doença cardíaca. Por isso, muita atenção!

Tosse com som de ganso

O seu cão está tossindo e o som lembra o grasnar de um ganso? Isso significa que há uma obstrução na traquéia do animal, também conhecida como estenose de traqueia. Ela é muito comum em cães de raças de pequeno porte.

Tosse com engasgo

Se a tosse de cachorro vier acompanhada de engasgo, isso indica que o animal de estimação está tentando expelir algum objeto alojado nas vias respiratórias. Por ser uma condição grave, é necessário que o tutor leve o animal de estimação a um médico-veterinário imediatamente.

Doenças associadas à tosse de cachorro

A tosse de cachorro pode, além de sinalizar a obstrução das vias aéreas do animal, indicar a presença de algumas doenças no organismo do seu animal de estimação. Por causa disso, listamos aquelas que estão mais associadas à tosse canina. Conheça quais são.

Infecções pulmonares

Uma das principais doenças associadas à tosse de cachorro são as infecções pulmonares. Causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, essa enfermidade leva o animal de estimação a ter acesso de tosse de maneira ininterrupta.

Para tratar de um pet com infecção pulmonar, o indicado é consultar um médico-veterinário o mais rápido possível. Só ele poderá prescrever o medicamento correto que causou a infecção. Além disso, é importante um ambiente higienizado, repouso, água e ração de qualidade para auxiliar na recuperação do animal.

Doenças cardíacas

A tosse canina também pode ser sinal de doenças cardíacas. Uma das mais comuns é a dirofilariose canina, também conhecida como verme do coração, ela é transmitida por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti. Lembre-se: animais com dirofilariose costumam tossir bastante. Por isso, se o seu animal estiver tossindo, leve-o ao veterinário.

Doenças no sistema respiratório

Um cachorro com tosse não significa apenas que ele esteja com infecção pulmonar. Por ser bastante sensível, o sistema respiratório do animal pode sofrer com bronquite, colapso traqueal e paralisia da laringe.

A bronquite canina é caracterizada por uma tosse seca, já que a inflamação dos brônquios diminui a capacidade do animal de respirar. Por sua vez, o colapso traqueal age deteriorando os anéis que dão sustentação à traqueia dos cães, provocando tosses intensas e dificuldade de respiração, assim como a paralisia da laringe.

Doença Periodontal

Você sabia que problemas na dentição do animal também podem causar tosse em cachorro? É isso mesmo! A doença periodontal surge a partir de abcessos na raiz dos molares do animal de estimação. Esse abscesso pode perfurar lâmina óssea que separa a boca da cavidade nasal e gerar o contato do pus com o sistema respiratório, resultando em uma espécie de rinite no pet.

Tosse de cachorro: o que fazer?

A primeira coisa que o tutor deve fazer é verificar a frequência e a intensidade da tosse do cachorro, pois isso pode indicar a gravidade da doença em seu animal de estimação. Por exemplo, uma tosse leve pode indicar apenas uma gripe.  

Entretanto, se a tosse canina for intensa, frequente e apresentar piora no decorrer do dia, busque a orientação de um especialista o mais rápido possível. Outros sinais que indicam a gravidade da doença são falta de apetite, apatia e dificuldade em respirar.

Como há uma grande variedade de doenças associadas à tosse de cachorro, é importante que, ao menor sinal estranho no comportamento do animal, o tutor procure um veterinário.Só ele  poderá fazer o diagnóstico correto e, em seguida, indicar o tratamento adequado para a doença que afeta a saúde do seu animal de estimação.  

Como prevenir a tosse de cachorro?

Como a tosse de cachorro pode ser desencadeada por uma série de fatores e doenças diferentes, não há um método de prevenção. O que é recomendado por especialistas é manter a carteirinha de vacinação do cão em dia e realizar consultas periódicas do veterinário para verificar se está tudo bem com a saúde do animal.

Gostou de saber o que significa tosse de cachorro e como ela pode afetar o bem-estar do seu cãozinho? Se você ficou com alguma dúvida sobre tosse canina, deixe a pergunta nos comentários para que possamos ajudar.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário