Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode tomar leite? Entenda essa dúvida

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode tomar leite

Ao nascerem, a primeira alimentação que os filhotes de cachorro têm é o leite da mãe. Como são muito novos e seus dentes ainda não estão desenvolvidos o suficiente para comer alimentos duros, o leite acaba sendo a melhor opção. Mas e quando crescem e podem comer outras coisas, o cachorro pode tomar leite ainda?

Como o cachorro é um animal mamífero, essa é uma dúvida que pode surgir, já que depois do desmame, os filhotes podem comer alimentos mais sólidos.

Para entender essa questão, continue lendo esse texto, tenha mais informações e ainda descubra se o cachorro pode tomar leite de caixinha e de outros tipos.

Cachorro pode beber leite sem problemas?

Se o leite for da cadela que está amamentando, não há problema nenhum que cães recém nascidos tomem ele. Com os benefícios presentes do leite da mãe, os filhotes terão um melhor desenvolvimento dos ossos, além de vitaminas e cálcio necessários para o organismo deles.

Porém, com o desmame, o leite deixa de ser essencial na alimentação do cachorro.

Com o tempo, o cachorro começa a produzir menos lactase, uma enzima que quebra a lactose, Por isso, o cão não consegue digerir ela completamente. Ou seja, não é recomendado dar leite para cachorro após a fase de amamentação.

Além disso, com o consumo de leite, as chances do seu cachorro desenvolver intolerância à lactose são maiores. Caso você continue oferecendo leite ao seu pet, ele pode ter problemas como vômito, desconforto abdominal e diarreia.

Entretanto, mesmo que seu cachorro não tenha intolerância à lactose, saiba que o leite presente na alimentação do pet na fase adulta pode fazer com que ele consuma açúcar e gordura em excesso, prejudicando seu organismo e peso.

Filhote de cachorro pode tomar leite de vaca?

cachorro pode tomar leite

Mas e quando os cães recém nascidos não têm a mãe por perto para amamentar? A primeira solução a se pensar é oferecer leite de vaca aos filhotes.

Porém, é melhor que você não ofereça esse tipo de leite para o cachorro. Normalmente, o período de amamentação do recém nascido dura cerca de um mês. Neste tempo, é importante que você saiba cuidar da alimentação do filhote.

Como não podem comer alimentos sólidos, a melhor solução é oferecer produtos sucedâneo, que imitam a composição do leite materno. Ao consumir ele, os filhotes terão as proteínas e o cálcio necessários para seu desenvolvimento.

Meu cachorro pode tomar outras variações de leite?

Bom, agora que você sabe que não é recomendado oferecer leite de vaca para o cachorro, é importante saber sobre os outros tipos de leite.

Saiba que o leite em pó foi desenvolvido somente para o consumo humano. Por possuir uma alta adição de açúcar e gordura, ele não é uma boa opção para ser oferecido ao cachorro.

Porém, produtos como leite de soja, leite de arroz, leite de aveia e o leite de amêndoa podem ser oferecidos ao pet, se forem sem adição de açúcar. Além deles, você também pode optar pelo leite desnatado ou semidesnatado para dar ao cachorro.

Entretanto, tenha atenção à quantidade. O leite não deve estar presente sempre na alimentação do pet. Após a fase do desmame, você já pode começar a oferecer apenas ração especial para filhotes e água para o cachorro.

A ração já oferece todos os nutrientes necessários para o animal e a água ajuda no processo de hidratação. Entretanto, caso seja necessário, você também pode inserir vitaminas e suplementos para seu pet.

Só não esqueça que, antes de qualquer diferença na alimentação do cão, você deve procurar um médico veterinário e saber se o cachorro pode tomar leite ou não. 

Lembre-se que alguns cães podem desenvolver intolerância à lactose, causando problemas em seu sistema digestivo.

Mesmo sendo um alimento essencial quando o cão nasce, com o tempo o leite deixa de ser importante e seu uso deve ser suspenso.

E se você quiser saber mais informações sobre alimentação com cães, acesse nossos demais conteúdos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário