Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Remédio para tosse de cachorro: como cuidar de um pet resfriado?

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Sattelmayer   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Remédio para tosse de cachorro

Os dias mais frios exigem roupinhas e, às vezes, até remédio para tosse de cachorro. Os animais também estão suscetíveis às doenças associadas ao inverno, como gripe em cachorro, tosse dos canis e até pneumonia. Cabe ao tutor ter todos os cuidados para que o pet não adoeça e, se acontecer, procurar um médico veterinário para indicar o tratamento adequado.

Os sintomas de um cachorro gripado são bem parecidos com os nossos e é preciso identificar a doença cedo para que ela não evolua mal. Entenda os principais sinais de um cachorro resfriado e como funciona a prevenção e o tratamento.

Quando dar remédio para tosse de cachorro?

Antes de sair medicando o seu pet com remédio para tosse de cachorro ou qualquer outro produto,é fundamental procurar um veterinário. Mas antes disso, precisamos saber como identificar a gripe de cachorro. Para isso, conversamos com médico veterinário Bruno Sattelmayer, especialista da Educação Corporativa da Cobasi.

“A gripe de cachorro é ocasionada geralmente por vírus. É importante dizer que esses  vírus são diferentes daqueles que acometem os humanos, mas que geram sintomas semelhantes aos que conhecemos, como coriza, febre, espirros e cansaço”, explica o veterinário Bruno Sattelmayer.

Você, com certeza, se lembra como é estar com gripe, certo? Na gripe canina  é muito parecido. É possível ver o cachorro com nariz escorrendo, secreção nos olhos, tosse, febre, sonolência e falta de apetite.

Quando um cachorro pega gripe ele terá pouca disposição e precisará de cuidados especiais, principalmente se ele for de uma raça braquicefálica, que são cães com o focinho curto, como Pug, Bulldog, Shih Tzu, entre outros. Estes já possuem problemas respiratórios que podem piorar com a chegada da gripe de cachorro.

Qual o melhor remédio para tosse de cachorro

vacina e cuidados veterinários com cachorro

O melhor remédio para tosse de cachorro é sempre o indicado pelo médico veterinário. Apenas um profissional pode avaliar o bichinho e indicar o tratamento adequado. Alguns veterinários indicam remédio para gripe de cachorro afim de combater os sintomas. Outros, ao invés de dar um remédio para gripe canina, como anti-inflamatórios e antibióticos, preferem reforçar o sistema imunológico do bichinho com suplementações específicas.

Ainda existem casos em que é necessária a internação do animal para evitar que a doença evolua para uma pneumonia.

Apenas um profissional pode indicar o melhor caminho e é papel do tutor prestar socorro ao pet.

Como evitar que o cachorro fique gripado?

A prevenção costuma ser o melhor remédio para tosse de cachorro e várias outras doenças. Para isso, é importante conhecer mais sobre elas.

A influenza canina é transmissível, e a tosse de canis, comum em espaços com muitos animais, como praças, daycare e cachorródromos. A doença se espalha pelo ar e através das secreções de pets infectados. Será que a solução é manter o cachorro dentro de casa? Não! Permita que seu pet se divirta, socialize e passeie, mas mantenha-o protegido.

Ter a carteirinha de vacinação sempre em dia é o primeiro passo para proteger seu pet. Além do protocolo vacinal diferenciado para filhotes, cães adultos precisam realizar o reforço anual. Mas a lista de cuidados para o seu cachorro não pegar gripe é basicamente as precauções que você também tem:

  • Use mantinhas e lençóis para aquecer a caminha do seu cachorro nos dias frios;
  • Mantenha o pet dentro de casa, e se não for possível, longe de correntes de vento;
  • Coloque roupinhas no animal, se for preciso;
  • Deixe o seu cão longe de cachorros com gripe;
  • Mantenha ele vacinado;
  • Leve-o no veterinário regularmente.

Apenas um médico veterinário pode indicar qual o melhor remédio para seu pet. Após a avaliação clínica que o profissional consegue identificar o estágio da gripe e se deve ser medicado com antibiótico para gripe canina.

Assim que perceber qualquer sinal de que o animal está gripado, vá ao veterinário para que ele não tenha complicações. Com medicamentos, muita água, repouso e uma alimentação saudável, seu cachorro logo estará recuperado da gripe.

Prevenção e remédio para tosse de cachorro, a tosse dos canis

Conversamos com o dr.  Bruno Sattelmayer, médico veterinário da Educação Corporativa da Cobasi, sobre a tosse dos canis, outra doença muito comum e que muitos chamam de gripe canina.

“A tosse dos canis é uma doença causada principalmente por uma bactéria chamada Bordetella bronchiseptica, que causa sintomas muito parecidos com a gripe. Entre os principais estão rouquidão, tosse e apatia. É altamente contagiosa para cães, que tenham contato próximo, ou convivem em mesmo local”, acrescenta o Dr. Bruno.

Esta é uma doença que não acomete os humanos, ou seja, não é uma zoonose. Mas isso não é motivo para não ser tratada ou prevenida. Ela pode evoluir e se tornar uma pneumonia. A prevenção deve ser feita através da vacinação anual.

Quer manter seu pet protegido e até evitar o uso de remédio para tosse de cachorro? Consulte seu médico veterinário para saber sobre a possibilidade de vacinar o seu pet e mantê-lo em segurança.

Quer mais dicas de saúde para manter seu pet sempre saudável? Confira nossos posts:

Bruno Sattelmayer

| Atualizada em

Colaboração de Bruno Sattelmayer

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Vanusa Borges disse:

    Queria saber oq meu cachorro pither com uma tosse não sara o q e bom

  2. Marcelo Costa disse:

    Muito importante ter esses conhecimentos

  3. Alda de Souza Barbosa disse:

    Meu cachorro 🐕 está espirrando muito e não tenho condições financeiras de levar ao veterinário.

Deixe o seu comentário