Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tosse seca em cachorro: possíveis causas e o que fazer

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tosse seca em cachorros: possíveis causas e o que fazer

A tosse seca em cachorro pode ter muitas causas , sendo que algumas são mais graves do que outras. Como em qualquer outro caso, a melhor maneira de proceder é levar seu melhor amigo para consultas regulares com um médico-veterinário, pois somente o profissional poderá diagnosticar seu cão com segurança.

Mas, de todo modo, neste artigo vamos conhecer algumas das causas mais comuns para a tosse seca canina e ajudar você a identificar o que pode estar acontecendo com o seu cãozinho.

Muita atenção às circunstâncias da tosse seca em cachorro

Muita atenção às circunstâncias da tosse seca

Assim como acontece nos seres humanos, a tosse nos cachorros pode ter características diferentes: pode ser uma tosse seca ou apresentar secreções, pode vir acompanhada ou não por espirros, pode ser do tipo profundo, que parece vir dos pulmões, ou mais superficial, como se fosse proveniente do focinho, e por aí vai.

Ao perceber o cachorro com tosse seca em casa, o ideal é investigar a rotina do pet e levá-lo ao médico-veterinário. Também é muito importante você observar com atenção as circunstâncias em que o seu cão começa a tossir, dessa forma você poderá responder às perguntas do profissional e contribuir para um diagnóstico acertado.

Mas, para te ajudar, separamos alguns dos motivos por trás da tosse seca em cachorros. Confira!

1. Cachorro com tosse seca após a alimentação

Se o seu cão só tosse depois de ingerir algum alimento ou petisco, por exemplo, pode ser uma tosse com fundo alérgico aos ingredientes da composição. Nesse caso, o médico-veterinário poderá recomendar produtos especialmente desenvolvidos para animais sensíveis, como as rações medicamentosas.

2. Cachorro com tosse seca e engasgado

Algumas vezes, o cachorro pode estar com um pedaço de ração ou de um brinquedo “entalado” e estar tossindo por isso. Fique muito atento, pois esses casos de tosse podem provocar o sufocamento e até a morte do cão. Se o animal demonstra profundo desconforto e tenta colocar a pata na boca, como se quisesse tirar o que está preso, não espere: leve-o imediatamente ao veterinário.

3. Tosse seca durante épocas frias

A tosse seca é muito comum nos períodos de outono e inverno. Ela pode ser provocada por uma combinação entre vírus e bactérias que formam a chamada gripe canina. Geralmente o animal tem acessos de tosse constantes e, por fim, elimina uma espécie de baba grossa e esbranquiçada. Às vezes o pet tosse por tanto tempo, e com tanta força, que chega a vomitar.

Nesse caso o veterinário costuma prescrever medicamentos que aliviam os sintomas, que tendem a desaparecer em até 15 dias. A melhor maneira de prevenir a tosse seca é manter o cão com as vacinas em dia, com boa alimentação, água limpa e fresca em abundância, atividades físicas adequadas ao porte, idade e momento da vida do animal, além de mantê-lo aquecido e longe das correntes de vento frio. Além disso, manter o tratamento antipulgas e carrapatos em dia também é fundamental.

4. Cachorro com tosse e catarro

Já a tosse úmida costuma vir acompanhada de fluidos, que podem ser catarro ou até mesmo sangue, nos casos mais graves. Esse tipo de tosse pode ser um sinal de pneumonia ou de problemas cardíacos no cãozinho.

Você não precisa ficar restrito à presença de tosse seca para procurar ajuda médica. Se o seu cachorro está prostrado, não quer brincar, dorme mais do que de costume, está sem interesse pelos alimentos e petiscos, apresenta urina ou fezes com características estranhas, procure ajuda!

5. Tosse seca e engasgada pode ser cardiopatia

Um dos principais sinais clínicos de problemas cardiovasculares é a tosse seca. As cardiopatias, como são conhecidas, causam indisposição, perda de peso, apatia e deixam a respiração canina acelerada. Elas são derivadas de predisposição genética, obesidade, sedentarismo e má alimentação.

Logo, é de extrema importância que tutores assegurem a melhor qualidade de vida para esses bichinhos. Inclua brincadeiras e passeios na rotina e ofereça sempre as melhores rações para o seu pet.

Qual o melhor remédio para tosse de cachorro?

Tosse seca ou tosse úmida

Na verdade, somente o médico-veterinário pode recomendar o tratamento ideal para cachorro com tosse seca. Isso porque o profissional é responsável por avaliar o quadro clínico do animal e realizar exames para descobrir o verdadeiro motivo por trás do sintoma.

Você conhece o seu cãozinho melhor do que ninguém. Por isso, ao notar uma mudança de comportamento no seu cachorro, seja ela qual for, leve o seu amigo peludo ao consultório para uma conversa com o veterinário. Quanto antes for identificada a causa, maiores serão as possibilidades de o seu cão ser tratado e se recuperar totalmente.

Então, após a avaliação siga à risca as instruções do veterinário, para tratar seu cãozinho da maneira certa e mais eficaz. Além disso, mantenha a vacinação do pet em dia. Assim, evitam-se diversos problemas de saúde!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Jorge luiz cardoso disse:

    Achei interessante

  2. Erivaldo disse:

    Meu cachorro tosse constantemente e acompanhado de engasgo, o q pode ser?

  3. Mariza disse:

    Obrigado ,é sempre muito rico Todas as respostas de conhecimento.

  4. Edileide disse:

    que bom,me ajudou esses comentários obrigada ,o meu dog.tem 10 anos,e tem esse sintomas tosse seca,mas se alimenta normal;

  5. Fab disse:

    Tem algo que ajude cachorro em crise de colapso de traqueia ?

    • Cobasi disse:

      Sim, existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas do colapso de traqueia em cães. No entanto, é importante lembrar que o tratamento deve ser prescrito por um médico-veterinário, que irá avaliar o estado de saúde do seu cachorro e indicar o melhor tratamento para o caso dele.

  6. Pedro disse:

    Meu cachorro teve muita tosse durante 5 minutos na madrugada após acordar , isso pode ser um sintoma de doença ?

    • Cobasi disse:

      Pedro, é importante avaliar. Você conhece o seu cãozinho melhor do que ninguém. Por isso, ao notar uma mudança de comportamento no seu cachorro, seja ela qual for, leve o seu amigo peludo ao consultório para uma conversa com o veterinário. Quanto antes for identificada a causa, maiores serão as possibilidades de o seu cão ser tratado e se recuperar totalmente.

Deixe o seu comentário