Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com nariz entupido: pode acontecer?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com nariz entupido

Para os humanos, espirros, secreções nasais e doenças respiratórias até podem ser normais, mas um cachorro com nariz entupido é um pouco mais preocupante. E caso você note algo assim em seu cão, leve-o logo ao veterinário, pois não é algo comum, e, como dito antes, pode ser preocupante.

Assim como as pessoas, o cachorro com nariz entupido também tem dificuldade de respirar. Além disso, existem várias razões para que seu amigo esteja assim. Confere só!

Quais são as possíveis causas?

Um cachorro com nariz entupido quer dizer que algo no organismo dele não está indo bem. Ou seja, tutor, esse é um sinal clínico para algumas doenças. Existem vários motivos que levam o nariz do seu cão a ficar entupido, tais como: 

  • Sinusite;
  • Pneumonia;
  • Rinite, acompanhada de espirros, secreções e um mau cheiro, podendo causar dores de cabeça e também engasgos;
  • Tumores, mais comuns em cachorros mais velhos e em algumas raças específicas, como basset hound, pastor alemão, bobtail, entre outros. Os sintomas mais recorrentes são sangramentos nasais, roncos ou secreções;
  • Pólipos nasais, que são, nada mais, nada menos, do que o crescimento da mucosa nasal. Isso vai atrapalhar a passagem de ar, fazendo com que seu amigo ronque, por exemplo, e o nariz fique entupido;
  • Infecções;
  • Gripe, e o incômodo no nariz do animal pode ser percebido se ele estiver coçando-o frequentemente;
  • Alergia, acompanhada de secreções com colorações diferentes, ou mesmo oculares, e tosse.
Cachorro com nariz entupido

Existem sintomas para isso?

Sim, existem outros sintomas que podem aparecer junto com o nariz entupido, como espirros, tosse, febre, dificuldade para comer e podem parecer apáticos.

Como desentupir o nariz do cão?

Como dito antes, o nariz entupido do seu amigo atrapalha a respiração dele. O que você pode fazer para ajudá-lo? Antes de levá-lo ao veterinário, pegue um algodão úmido e passe na secreção. Assim, o que estiver seco por lá, vai sair. Às vezes, só isso já ajuda o cão a respirar melhor. 

Mas, ainda assim, é muito importante levá-lo ao veterinário, para examiná-lo. Inclusive, o profissional solicitará alguns exames, como hemograma, radiografia e leucograma.

Como tratar o nariz entupido?

Após fazer os exames, com os resultados, se torna mais fácil medicá-lo e encontrar a cura para o problema em questão. Por exemplo, se for um caso de agente infeccioso, um antibiótico ou antifúngico resolvem. 

Sem contar que, para desentupir o nariz, o cão precisará inalar. Isso também é algo que deve ser prescrito pelo veterinário. E, em caso de tumor, o tratamento precisa ser iniciado o mais rápido possível, para que o seu amigo tenha mais chances de cura.

Nesses casos mais sérios, ele precisará ficar internado, recebendo uma medicação na veia, e também precisará se operar. Lembrando ser de suma importância que seu cão seja examinado por um médico-veterinário, para que o problema seja descoberto o quanto antes.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Regina Célia da Silva Grangeiro disse:

    Meu cachorro está com dificuldade de respirar, tosse e as vezes engasga, coça muito

    • Cobasi disse:

      Olá, Regina! como vai?

      Recomendo que você entre em contato com um veterinário imediatamente. Descreva em detalhes os sintomas que seu cachorro está apresentando, incluindo a dificuldade respiratória, tosse, engasgos e coceira. O veterinário realizará um exame físico completo, poderá solicitar exames adicionais, como radiografias ou análises de sangue, e, com base nos resultados, poderá fazer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento adequado para o seu cachorro.

  2. Adriana Ortega disse:

    Minha pet está gripada oque posso dar

    • Cobasi disse:

      Ao se deparar com um cachorro gripado, a primeira atitude do tutor deve ser buscar orientação de um médico-veterinário. Pois é importante que um diagnóstico seja feito o quanto antes para que a recuperação do animal comece imediatamente e o quadro não se agrave.

Deixe o seu comentário