Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de Pastor Alemão: as 4 variações de coloração da raça!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Grandes, muito inteligentes e leais. Essas são as principais características comportamentais pelos quais os Pastores Alemães são conhecidos. Porém, você sabia que existem diferentes tipos de Pastor Alemão, levando em conta a coloração dos pelos?

A origem da raça data de, aproximadamente, 1899, quando fazendeiros alemães cruzavam cães com portes e características ideais para atuar no campo.

O objetivo era que esses cães guiassem rebanhos de ovelhas, protegessem outros animais e também os seus tutores humanos.

Ao longo dos anos e de acordo com o desenvolvimento da raça em vários lugares do mundo, variedades na pelagem desses cães foram aparecendo e se popularizando.

Acompanhe a leitura do artigo a seguir para saber mais sobre todos os tipos de Pastor Alemão e quais são os demais cães de pastoreio. Boa leitura!

As classificações existentes

Oficialmente, as organizações classificatórias de raças de cachorros só reconhecem a diversidade dos Pastores Alemães de acordo com o comprimento de seus pelos: curtos ou longos.

Os cães Pastores Alemães de pelo curto são os mais populares, e possuem subpelos que protegem o pet das mudanças de temperatura.

Por isso, mesmo que os pelos sejam curtos, a escovação regular se faz necessária.

Já os Pastores Alemães de pelos longos, um pouco mais raros, têm uma pelagem que pode medir até 10 centímetros de comprimento. Esse tipo também possui subpelos e deve ser escovado com frequência.

Porém, além do tamanho da pelagem, um critério informal, mas bastante popular entre os tutores é aquele baseado nas variações de coloração existentes entre os Pastores Alemães, como você verá no tópico abaixo.

Os tipos de Pastor Alemão baseados na coloração da pelagem

Por mais que a raça do Pastor Alemão seja divulgada na mídia com um tipo padrão de cor de pelagem, aquela que é marrom com grandes áreas pretas, há outras variações de cores que até recebem nomes próprios.

Vamos conferir abaixo cada uma delas?

Sable

Conforme já citado acima, é a coloração mais popular e divulgada.

É também chamada de “Capa Preta”, por ser composta de uma mancha negra que abrange o torso do animal, além das orelhas e do focinho, enquanto o resto do corpo é coberto por pelos da cor marrom avermelhada.

Panda

Com uma aparência peculiar e chamativa, podem até ser confundidos com cães de outras raças.

As cores dessa pelagem são causadas por uma mutação genética, tendo o abdômen e as pernas uma coloração branca, enquanto que nas costas e no focinho há manchas pretas e castanhas.

Preto

Também causada por mutação genética, só que ligada a um gene recessivo, esse tipo faz o Pastor Alemão ter apenas uma cor escura no corpo inteiro.

Já os pelos podem ser curtos ou longos, e geralmente são sedosos e brilhantes.

Branco

Dessa vez, o gene que causa a mutação da cor branca no corpo inteiro do cão é dominante, e não pode ser confundido com albinismo.

É o tipo de pelagem mais rara e que pode causar confusão com a raça do Pastor Branco Suíço, devido às grandes semelhanças entre as duas.

Outros tipos de cães pastores

Além dos tipos de Pastor Alemão, a raça de maneira geral faz parte do grupo dos chamados “cães de pastoreio”.

Essa classificação é baseada nas origens e características parecidas dos cachorros dessa categoria.

Entre as demais raças de cães pastores, o Pastor Belga é um dos que mais apresentam variações na pelagem, tendo quatro tipos de coloração, assim como o Pastor Alemão.

Existem também na categoria o Pastor Holandês, o Pastor Branco Suíço e o Cão Lobo Checoslovaco.

Agora que você sabe sobre os tipos de pastor alemão e conheceu alguns outros cães pastores, que tal se informar a respeito de mais raças de cachorros e curiosidades sobre o tema? Confira os posts abaixo!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário