Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Olho de cereja em cachorro: o que é e como tratar

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
olho de cereja em cachorro
A purebred Rottweiler dog with nictitans gland prolapse or “cherry eye” in both eyes

O olho de cereja em cachorros (ou cherry eye) é pouco comum, no entanto, quando aparece, essa inflamação na glândula da terceira pálpebra pode assustar.

Algumas raças têm mais incidência do problema do que outras, como as raças Bulldog, Beagle e Cocker. 

O especialista Marcelo Tacconi de Siqueira Marcos, da Educação Corporativa da Cobasi, vai nos explicar melhor sobre as causas e tratamentos para essa condição. Então, vamos lá?!

O que é olho de cereja?

“‘Olho de cereja’ é o nome popular do prolapso da glândula de terceira pálpebra, ou seja, quando uma glândula localizada abaixo da pálpebra dos cães aumenta de tamanho e se projeta para fora do seu local habitual, parecendo uma bolinha vermelha no canto interno do olho do cachorro”, explica Marcos.

Diferentemente dos humanos, os cachorros possuem três pálpebras. A terceira pálpebra é a membrana nictitante, ou seja, uma camada que oferece maior proteção aos olhos do animal. 

Além disso, é nessa camada que se localiza a glândula lacrimal dos cães. Algumas vezes, o ligamento que mantém essa glândula no lugar pode esticar, se desprendendo do osso orbital. Dessa forma, causa o famoso prolapso da glândula, fazendo com que ela fique irritada e se torne visível e acima da pálpebra. Assim ocorre o “olho de cereja”. 

O que causa olho de cereja no cachorro?

Apesar de causar curiosidade, ainda não existe uma resposta específica para as causas do olho de cereja nos cachorros. 

Alguns veterinários e pesquisadores defendem que essa pode ser uma condição hereditária de algumas raças. No entanto, há quem acredite que o causador seja a fraqueza ou má formação do tecido conjuntivo dessa glândula. 

Sendo assim, essa região do olho fica mais suscetível a contrair infecções e pode até levar o pet a enfermidades mais graves. 

Conheça alguns sintomas

De modo geral, o principal sintoma do cherry eye é a decorrência de uma bolinha avermelhada no canto inferior do olho do animal de estimação. 

Embora possa assustar, essa condição não costuma causar dores ou problemas maiores ao pet, como cegueira ou problemas oculares, embora possa causar desconforto. Além disso, é comum que o cachorro apresente olhos secos ou lacrimejantes em excesso. 

Olho de cereja em cachorro: qual é o tratamento?

olho de cereja em cachorro
Veterinary drug eye drops beagle dogs prevent infectious diseases Cherry eye disease in the eyes of pets

O único tratamento é através de uma cirurgia de olho em cães. O procedimento é simples e o próprio veterinário pode colocar a glândula novamente no local. 

Além disso, também existe a possibilidade dos tratamentos serem estendidos via oral, com o uso de antibióticos e antiinflamatórios, além do uso de colírios para melhor a lubrificação ocular. 

Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Patrícia Amélia disse:

    É normal ficar quente ao redor do olho?

    • Cobasi disse:

      Oi Patrícia, como vai? Isso pode ocorrer por vários motivos como é em uma área sensível, indicamos uma visita ao medico veterinário 🙂

  2. Rosilene Andrade Rangel disse:

    Meu cão está com olho de cereja ele tem 3 meses raça sharpei ,tem algum colírio que eu poça utilizar nele?no momento eu não estou em condições financeiras para fazer a cirurgia ,desde já sou grata

  3. Maria disse:

    Meu pet tem olho de cereja, qual o momento certo pra fazer a cirurgia ele tem 2 meses e 10 dias

  4. Rejane de Sousa disse:

    Oi.
    Bom dia.
    Meu cachorrinho tem 6 anos e está com inflamação na glândula da terceira pálpebra. Levei – o ao médico veterinário e o mesmo disse que o tto era cirúrgico, mas que era mais por estética e que não incomodava ou causaria nenhum prejuízo à visão dele caso não fosse feita a cirurgia.
    Gostaria de perguntar, se tem alguma probabilidade dessa glândula crescer ou se fica do mesmo tamanho
    Obrigada.

    • Cobasi disse:

      Olá, Rejane! tudo bem?
      Essa informação só pode ser confirmada pelo médico-veterinário que avaliou o seu cachorro. Não deixe de contatá-lo para tirar todas as dúvidas!

  5. Janete disse:

    Boa tarde!

    Com qual idade pode fazer a cirurgia do olho de cereja? Pode fazer junto com a castração.

    Adotei uma cachorrinha (SRD) com dois meses, penso que ficará com porte médio (10 a 13 Kg), ela está completando hoje 3 meses. Ela tem o focinho curto.

    Grata

    • Cobasi disse:

      É necessário avaliar juntamente a um médico-veterinário pois algumas características individuais precisam ser consideradas. Quanto à possibilidade de fazer a cirurgia junto com a castração, consulte também o profissional. Eles poderão avaliar a condição da sua cachorrinha e orientar sobre a melhor abordagem.

  6. Marcus batista ferreira disse:

    O meu cão estár com uma cervejinha no lado esquerdo do olho já faz um bom tempo só que não tenho condições de pagar uma cirurgia estou precisando não cei o que fazer

    • Cobasi disse:

      Marcus, se o seu cão está com um olho de cereja, é importante levá-lo a um veterinário para avaliação e tratamento adequados. O tratamento pode incluir medicamentos ou cirurgia, dependendo da gravidade do caso.

Deixe o seu comentário