Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Olho do cachorro lacrimejando: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Olho do cachorro lacrimejando

Quem é tutor de cães sabe que esses pets demonstram que estão alegres com muita agitação. No entanto, o olho do cachorro lacrimejando não quer dizer que o animal esteja triste. Ao contrário, esse pode ser um sinal que seu pet não está bem.

Se você quer saber por que isso acontece e o que causa as lágrimas em excesso nos cachorros, continue a leitura deste artigo!

O que causa a lágrima nos olhos do cachorro?

Assim como os humanos, os olhos do cachorro produzem lágrimas para umidificar e proteger a região. Quando o animal está em um local seco ou alguma sujeira cai em seus olhos, é comum que eles comecem a lacrimejar. 

Porém, quando as lágrimas são em excesso e ocorrem a todo momento, isso é um sinal de que algo está errado com seu pet.

As causas mais comuns para o olho de cachorro lacrimejando podem ser doenças oculares, infecções contraídas, alergias ou até mesmo inflamação da região.

Cachorro com olho lacrimejando e remelando

Caso seu cachorro esteja apresentando, além das lágrimas em excesso, remela, ele pode estar sofrendo com alguma alergia, infecção ou irritação nos olhos.

Por isso, é importante ficar de olho no ambiente em que seu pet está. Saber se o animal tem predisposição a algum problema com alergia pode ajudar a evitar esse problema.

Além disso, reparar na cor e na grossura das secreções presentes nos olhos pode ajudar no diagnóstico do animal.

Apenas um olho do cachorro lacrimejando

olho do cachorro lacrimejando

Nesse caso, seu pet pode estar sofrendo de alguma irritação como poeira ou outro resíduo no olho.

Então, comece a procurar por pequenas sujeiras no rosto do pet. Até mesmo o pelo que cai do animal pode causar as lágrimas no olho.

Portanto, fazer a limpeza correta do ambiente em que o pet fica é muito importante. A higiene do cachorro também deve ser levada em consideração.

Com o auxílio de um pano pequeno e limpo, faça a higienização dos olhos do animal.

Assim é possível evitar esse problema no seu cachorro.

Olho do cachorro lacrimejando e vermelho

Já os olhos vermelhos e com lágrimas são consequência de doenças oculares.

Uma bem comum é a conjuntivite, que também afeta cachorros. Nesses casos, o olho do animal fica com um aspecto vermelho e bem irritado.

A úlcera de córnea, conhecida como ceratite, é outra doença que pode deixar os olhos do cachorro em uma situação ruim.

Afetando principalmente cães de pequeno porte, a ceratite causa uma inflamação das córneas. Dessa forma, a visão do cachorro fica afetada, assim como o aspecto dos olhos.

Como tratar cachorro com olho lacrimejando

Primeiramente, ao notar que seu cachorro apresenta lacrimejamentos nos olhos, procure um médico-veterinário.

Somente esse profissional poderá dar um diagnóstico preciso sobre o quadro do seu pet. Além disso, o veterinário irá indicar o melhor tratamento.

No entanto, o tutor do cachorro também deve fazer a sua parte.

Cuide da limpeza e higiene do cachorro. Limpe os olhos do pet frequentemente com soro fisiológico e colírio próprio para cães. Porém, nunca utilize colírio humano. Isso pode piorar o quadro do animal. 

Tenha atenção no contato dos produtos de higiene com os olhos do pet. Mantenha sempre limpos ambientes como a caminha do cão e o espaço em que ele costuma ficar.

Cuide da alimentação do cachorro para mantê-lo forte e resistente. Se o animal apresentar algum problema de saúde, siga o tratamento correto e mantenha a medicação em dia.

Por fim, sempre fique atento às pequenas mudanças que seu pet apresentar. Dessa forma você poderá atender aos pedidos de ajuda do cachorro toda vez que ele precisar do melhor amigo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. solne ribeiro disse:

    ola , depois de ler as orientaçoes que foram passadas meu pet esta bem , saudavel e feliz obrigada.

  2. Lucas Semente disse:

    O meu cão não esta comendo como deve ser e sempre procura campim verde para mastigar.

    • Cobasi disse:

      Olá, Lucas! como vai?

      Existem muitos motivos que levam o animal a comer capim, e como isso está acontecendo juntamente com a falta de apetite do animal, a recomendação é lava-lo ao veterinário.

  3. Ivonete de meida disse:

    Meu cachorro alergia no olho

    • Cobasi disse:

      Olá, Ivonete!
      Agradecemos por compartilhar sua preocupação conosco. Para questões relacionadas à saúde do seu cachorro, sempre recomendamos que você consulte um veterinário. O profissional veterinário é especializado em diagnosticar e tratar condições de saúde, incluindo alergias oculares.

  4. Elaine Angelina disse:

    Pq o meu Shitzu está com os olhos lacrimejando sempre

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Conforme mencionado no post, lágrimas em excesso nos cachorros pode não ser um sintoma comum. Consulte um médico-veterinário para garantir o bem-estar do seu pet.

Deixe o seu comentário