Cachorro com olho inchado: o que pode ser?

Compartilhar:


cachorro com olho inchado

Quando alguém quer se comunicar com o seu pet, o primeiro contato é o visual, não é mesmo? Por isso que um cachorro com olho inchado logo chama a atenção do seu tutor, e fica perceptível que algo está errado com o animal.

No entanto, o inchaço no olho do cachorro pode ter vários significados, como as doenças oftálmicas, que vão desde uma simples alergia até alterações congênitas. O grande problema é que essas condições além de causar dores ao animal, também podem comprometer a sua visão.

A boa notícia é que existem tratamentos e medicamentos para essas enfermidades. Além disso, como a informação nunca é demais, principalmente quando estamos falando da saúde dos nossos animais, neste artigo, saiba mais sobre cachorro com olhos inchados e o que pode ser.

Mas lembre-se, ao notar que seu animal de estimação está apresentando inchaço na região ocular, procure um veterinário!

Afinal, o que pode ser um cachorro com olho inchado?

“O olho do meu cachorro está inchado, o que será? — essa é uma dúvida comum de muitos tutores. Por mais que as alterações possam parecer passageiras, descobrir as causas é uma etapa fundamental para ter uma resposta rápida sobre qual tratamento adequado para curar o seu amigo.

Os olhos dos cães são áreas bastante sensíveis, então é uma região que está sujeita a apresentar uma série de problemas que podem afetar diversas partes constituintes do olho, como: pálpebras, globo ocular, cílios, ou as áreas circunscritas dos olhos. Mas o que pode ser cachorro com olho inchado?

Congênitas

As causas congênitas para inchaço no olho do cachorro estão relacionadas a possíveis problemas que já nascem com o cãozinho, ou seja, anomalias de nascença.

Elas envolvem as pálpebras e pestanas do pet, como Cílios Ectópicos, Distiquíase, Entropion e Lagoftalmo. Saiba mais!

Cílios ectópicos

São pestanas que nascem no interior da pálpebra e se desenvolvem no sentido do olho. Quando os cílios contatam o globo ocular, geram irritação e lesões na córnea, deixando assim o cachorro com olho inchado e vermelho.

Distiquíase

Já essa anomalia se dá pelas pestanas invertidas no sentido do olho, de modo que tocam no globo ocular, estimulam as complicações e assim provocam o inchaço.

Entropion

Ocorre quando há inversão da pálpebra no interior dos olhos.

Lagoftalmos

São aqueles cachorros que apresentam dificuldades ao fechar os olhos. As causas, além de congênitas, podem variar entre as lesões orbitais ou paralisia do nervo facial.

Não congênitas

cachorro com olho inchado

Essas causas de cachorro com os olhos inchados estão associadas a traumatismos, lesões, alergias, infecções ou podem ser sintomas de doenças oftalmológicas. Vamos às especificações: 

Traumatismos

Essa condição advém da existência de corpo estranho nos olhos, como poeira, pólen, areia e farpas. Isso provoca um desconforto nos olhos do cãozinho que evidencia o inchaço, pois, com isso, costumam lacrimejar e piscar excessivamente.

Lesões

Podem ser fruto de arranhões, mordidas e queimaduras, que, além de deixar o cachorro com o olho inchado, podem acarretar problemas mais sérios na estrutura ocular, como a cegueira.

Alergias

Normalmente, acontecem pela picada de insetos como abelhas, pulgas, mosquitos e formigas. Do mesmo modo, podem ser originadas da inalação de pólen e até alergia a produtos tóxicos. 

Infecções

Causas infecciosas que deixam o cachorro com o olho inchado e vermelho pode ser provocada por alguns tipos de agentes, entre eles: bactérias, fungos, parasitas e virais. 

Doenças oftalmológicas

As doenças oftalmológicas dos cães se assemelham às doenças humanas, como é o caso da conjuntivite, que comumente deixam os olhos vermelhos, com coceira e inchados. Além disso, outra doença bem popular é o glaucoma, que ocorre em situações em que os fluidos oculares não desenvolvem articulação ou não são drenados corretamente. 

O que fazer quando o cachorro está com o olho vermelho e inchado?

cachorro com olho inchado

Antes de tudo, é imprescindível que o tutor leve o cachorro com olho inchado ao veterinário, pois
nunca é recomendável supor o que o animal tem sem uma orientação médica. Feito isso, será realizado um exame oftalmológico completo pelo veterinário.

Primeiramente, o tratamento dependerá exclusivamente da causa. A seguir, vamos detalhar as possíveis recomendações.

Colar isabelino
Essencial nesses casos, pois os cachorros costumam coçar os olhos nessas situações.

Água morna
Serve para umedecer uma compressa que auxiliará na remoção de secreções e remelas secas ou duras.

Colírio
O medicamento corresponde a todas as necessidades de doenças ou causas do problema relacionadas ao cachorro com olho inchado e vermelho.

Soro fisiológico
Para limpar e remover alguns corpos estranhos que possam estar deixando o cachorro de olho inchado.

Medicamentos

Depois que o caso for diagnosticado, o especialista poderá prescrever algumas opções, mas atenção: jamais automedique o seu cão sem orientação médica! Veja as medicações:

  • Anti-histamínicos: para alergias.
  • Corticosteroides: reduz a inflamação e elimina a coceira.
  • Antibióticos, antiparasitários e antifúngicos: soluciona infecções.
  • Cirurgia: caso haja algum corpo estranho no olho do cachorro que ameaça sua visão. 

Sendo assim, contar com medicamentos para cachorro e as orientações do veterinário, são pontos que ajudam e muito no tratamento do seu animal de estimação.

Olho do cachorro inchado: como evitar?

Para evitar o olho de cachorro inchado é preciso tomar certos cuidados. Já que, como vimos, há muitos fatores que provocam esse problema, para entender um pouco mais sobre essa anomalia que aparece no corpo do seu cachorro. Veja a seguir outras medidas que você pode tomar.

  • Certifique-se de deixar o ambiente em que o cachorro vive livre de substâncias tóxicas. Dessa maneira, ele pode se manter protegido enquanto brinca.
  • Observe o seu cãozinho enquanto ele brinca, para ele não correr o risco de se expor a objetos estranhos.
  • Mantenha sempre o espaço do cachorro em boas condições de higiene, mas longe de produtos químicos.
  • Não esqueça de fazer da visita ao veterinário uma ação frequente para realizar os exames oculares necessários.

Essas são algumas das recomendações mais indicadas para o seu pet. Portanto, é sempre importante reforçar a base para cuidar do seu amigo é proporcionando uma boa alimentação, acessórios e tudo que possa beneficiar a vida do seu cachorro.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. angela disse:

    foi ótimo muito obrigada irei levar ao Vet pois está muito irritado e vermelho

Deixe o seu comentário