Como saber se a cadela está grávida: principais sinais

2 de março de 2021

Cachorros, Saúde e Cuidados
como saber se a cadela esta gravida

Algumas dúvidas são constantes na cabeça dos tutores de cães, e uma delas é como saber se a cadela está grávida.

Entender os sinais de uma cadela prenha são importantes para iniciar os cuidados com a mãe e os filhotinhos. Dessa forma, a gestação acontece sem preocupações, seja ela uma gravidez programada ou um deslize durante o período do cio.

A verdade é que identificar uma cadela grávida não é tão fácil durante as primeiras semanas, porém o corpo do animal apresenta mudanças após 20 dias. Quer saber quais são? Vamos te contar todos os detalhes.

Tenho como saber se a cadela está grávida depois de quanto tempo?

A gravidez canina dura de 58 a 65 dias e esta variação acontece de cachorro para cachorro. As principais mudanças físicas aparecem depois de 20 a 30 dias, depois desse tempo já tem como saber se a cadela está grávida observando estes sinais:

  • Secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  • Tetas rosadas e região inchada;
  • Vômito e falta de apetite no primeiro mês;
  • Aumento do peso no segundo mês da gestação;
  • Mudança de comportamento, apatia e carência.

Se notar qualquer alteração na personalidade do seu cachorro, a recomendação é procurar um veterinário para confirmar a gestação.

Quanto tempo depois de cruzar a cadela fica grávida?

O período fértil das cadelas acontece na fase do Estro do cachorro no cio, momento que o animal está ovulando e aceita receber o macho. 

Após a fecundação do óvulo, tem como saber se a cadela está grávida a partir de 20 dias com a realização do “teste de gravidez para cadela”, que na verdade é um exame hormonal que mede os níveis de hormônio no pet.

Como saber se a cadela está grávida de muitos filhotes?

como saber se a cadela esta gravida de muitos filhotes

A partir de 28 dias é possível realizar um raio X e exame de palpação para saber quantos filhotes a cadela está esperando. A média é de 4 a 8 bebês dependendo do animal, porém algumas raças não passam de 4 filhotes, como Chihuahua, Yorkshire Terrier e Spitz Alemão.

Raças como Dogue Alemão, São Bernardo e Fila Brasileiro, além do popular Vira-lata (SRD), são conhecidas por terem ninhadas grandes.

Cuidados com uma cadela grávida

Depois que a gestação é confirmada, a cachorra grávida pode tomar suplementos para cachorro de acordo com as recomendações do veterinário.

Neste período, a alimentação do pet é fundamental para a mãe e filhotes. A comida para cadela gestante deve mudar, caso a ração para cachorro não seja a melhor para esta fase do animal.

A linha Super Premium é aquela que entrega mais nutrientes e possui zero corantes e aromatizantes em sua fórmula, por isso é a primeira recomendação dos veterinários.

Agora que você aprendeu como saber se a cadela está grávida, ficou muito mais fácil identificar os sinais no seu pet. Ofereça cuidado e atenção ao seu bichinho para que ele fique o mais saudável possível durante a gestação.

Assim como para nós humanos, uma gestação envolve mudanças de hormônios, comportamento e os pets também ficam inseguros. O suporte e carinho do tutor faz toda a diferença.

Saiba mais sobre saúde e cuidados com o seu pet no blog Cobasi. Olha só os conteúdos que selecionamos para você: