Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se a cadela está grávida: 5 sinais claros

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como saber se a cadela esta gravida

Algumas dúvidas são constantes na cabeça dos tutores de cães, e uma delas é como saber se a cadela está grávida. Isso porque é importante entender os sinais de uma cadela prenha para iniciar os cuidados com a mãe e os filhotinhos. Dessa forma, a gestação acontece sem preocupações, seja ela uma gravidez programada ou um deslize durante o período do cio.

A verdade é que identificar uma cadela grávida não é tão fácil durante as primeiras semanas, porém o corpo do animal apresenta mudanças após 20 dias. Quer saber quais são elas? Vamos te contar todos os detalhes de como saber se a cachorra está grávida.

Tenho como saber se a cadela está grávida depois de quanto tempo?

Se você está se perguntando como saber se a cachorra está prenha, em primeiro lugar, saiba que a  gravidez canina dura de 58 a 65 dias, sendo que esta variação acontece de cadela para cadela. As principais mudanças físicas aparecem depois de 20 a 30 dias, ou seja, depois desse tempo já tem como saber se a cadela está prenha observando estes sinais:

  • secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  • tetas rosadas e região inchada;
  • vômito e falta de apetite no primeiro mês;
  • aumento do peso no segundo mês da gestação;
  • mudança de comportamento, apatia e carência.

Se notar qualquer alteração na personalidade de sua cadela, a recomendação é procurar um veterinário para confirmar a gestação, pois ele tem como saber se a cachorra está prenha com maior exatidão.

Mas como saber se a cachorra está no cio?

Antes de tudo, vale saber que o primeiro cio da cadela acontece entre os seis meses e um ano de vida, mas a raça e o porte do animal interferem nesse período. Na primeira fase da menstruação canina, a vulva da cadela cresce e ocorre o sangramento vaginal. A partir daí, ela estará apta a procriar nas próximas semanas, na fase do estro.

Quanto tempo depois de cruzar a cadela fica grávida?

O período fértil das cadelas acontece na fase do estro do cachorro no cio, quando o animal está ovulando e aceita receber o macho. 

Após a fecundação do óvulo, tem como saber se a cadela está grávida a partir de 20 dias com a realização do “teste de gravidez para cadela”, que, na verdade, é um exame hormonal que mede os níveis de hormônio no pet.

Será que a cachorra está com gravidez psicológica?

A pseudociese, que é o nome técnico para gravidez psicológica em cadelas, acontece por inúmeros motivos, entre eles, o próprio instinto do animal em procriar e a frustração de não acontecer a reprodução. 

A primeira confirmação ao ficar na dúvida de como saber que a cachorra está grávida de verdade ou é psicológico é a castração. Afinal, se ela for castrada, as chances são zero. Entre os sintomas de uma gravidez psicológica em cachorros estão sinais de uma gestação real, como aumento das mamas e até produção de leite. Em conjunto, o animal tende a ficar carente, apegado a objetos, como pelúcias, e em um estado depressivo.

No geral, as chances de uma gravidez de mentira em um cachorro são maiores conforme a época do cio se aproxima. Se perceber qualquer mudança no comportamento do pet, inclusive os listados acima, é importante procurar ajuda de um médico-veterinário.

como saber se a cadela esta gravida de muitos filhotes

Como saber se a cadela está grávida de muitos filhotes?

A partir de 28 dias é possível realizar um raio-X e exame de palpação para saber quantos filhotes a cadela está esperando. A média é de quatro a oito bebês, dependendo do animal, porém algumas raças não passam de quatro filhotes, como Chihuahua, Yorkshire Terrier e Spitz Alemão.

Raças como Dogue Alemão, São Bernardo e Fila Brasileiro, além do popular Vira-lata (SRD), são conhecidas por terem ninhadas grandes.

Cuidados com uma cadela grávida

Depois que a gestação é confirmada, a cachorra grávida pode tomar suplementos para cachorro de acordo com as recomendações do veterinário. Além disso, neste período a alimentação do pet é fundamental para a mãe e filhotes. A comida para cadela gestante deve mudar, caso a ração para cachorro não seja a melhor para esta fase do animal.

A linha Super Premium é aquela que entrega mais nutrientes e possui zero corantes e aromatizantes em sua fórmula, por isso é a primeira recomendação dos veterinários. Em conjunto, o responsável por acompanhar a gestação do animal deve orientar sobre a quantidade ideal durante toda a gravidez pet.

Agora que você aprendeu como saber se a cadela está grávida, ficou muito mais fácil identificar os sinais no seu pet. Ofereça cuidado e atenção ao seu bichinho para que ele fique o mais saudável possível durante a gestação.

Assim como para nós, humanos, uma gestação envolve mudanças de hormônios, comportamento e os pets também ficam inseguros. O suporte e o carinho do tutor fazem toda a diferença.

Como é o parto de uma cadela prenha?

Os cachorros são animais, que, ao se prepararem para dar à luz, agem de formas específicas, isto é, eles escolhem o lugar para o parto quando o momento se aproxima. É possível acompanhar a gestação do pet, e, assim que a hora vai chegando, você deve oferecer um espaço seguro, confortável e limpo para o bichinho.

A duração do parto depende do animal, e é importante que você, mesmo à distância, acompanhe o processo para chamar um veterinário, caso necessário. São cerca de 15 minutos entre um filhote e outro, sendo que as contrações ocorrem de quatro a cinco horas antes do parto iniciar.

A presença de um veterinário é fundamental para orientar sobre os próximos passos depois que a cadela dá à luz, principalmente para responder suas dúvidas. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

44 Comentários

  1. Thais disse:

    Boa tarde
    Tenho uma cadela ela fugio durante o cio quando a encontrei ela estava agarrada os macho por volta das 22 hs.
    No dia seguinte procurei um veterinário é expliquei a situação ele me passou prev gest é dei a medicação por volta das 13 hs ela tomou menos de 24 hs essa medicação dei durante 7 dias
    A minha pergunta é a seguinte será que ela pode estar prenha?

    • Cobasi disse:

      Thais, como vai? Apenas um médico veterinário pode avaliar a sua cachorrinha. Existem alguns exames que ajudam a identificar a prenhes, como ultrassom e raio-x.

  2. Wiliam Chaves disse:

    Tentei cruzar minha cachorra a 1 mês atrás, o dono do macho disse que não houve a cruza pois minha cachorra não aceitou o cão dele. Porém agora minha 30 dias depois minha cachorra está com as tetas bem maiores, vomitou umas 3x semana passada, as vezes não quer comer e está meio abatida parece, tipo desanimada, e um pouco agressiva tbm. Será que ela pode estar prenha e o dono do macho não viu ou percebeu a cruza? Ela é um Dogo Argentino de 22 meses e pesa 40kg.

  3. Luciana Rosária Duarte Dias disse:

    É possível a cachorrinha ficar prenha em uma única vez q ficaram agarrados?
    Já vai fazer 18 dias e não percebi nenhuma mudança nela

    • Cobasi disse:

      Luciana, como vai? Qualquer fêmea não castrada pode ficar prenha após o coito. Recomendamos que procure um médico-veterinário para acompanhar o seu pet.

      • Vanessa disse:

        Tenho um cachorro aqui está com 1 ano e meio ele cruzou 2 vezes com cachorra diferente a primeira vez não pegou agora a que ele cruzou da primeira vez está grávida de outro macho coloquei ele novamente com outra cachorrinha que já teve filhote mas pelo que eu estou vendo ela não ficou será que ele tem algum problema ou não alcançou a maturidade de um cachorro

  4. Débora disse:

    Minha cachorra cruzou com o macho e tudo, colaram no mínimo 3 vezes, notei q ela engordou. E agora não sei se ela tá prenha mesmo ou não. Ela brinca do mesmo jeito, nem parece a tá grávida. amanhã já vai fazer 68 dias e nenhum sinal

    • Cobasi disse:

      Oi Débora, como vai? Pode ser o motivo de varias causas, até mesmo gravidez psicológica mas para retirar suas duvidas indicamos uma visita ao medico-veterinário 🙂

  5. marileia disse:

    Minha cachorrinha está com 7 anos e teve a primeira cruza, hoje está com 45 dias se por acaso pegou cria.
    Ela ficou 30 dias comendo quase nada.
    Após a cruza ficou com corrimento amarelado que até hoje ainda tem mas pouco. Levei no veterinário nas primeiras semanas que a medicou mas nada mudou.
    Hoje tenho dúvidas se está prenha ou está com algo mais sério.
    Começou semana passada a se alimentar bem mas está muito magra. Tem dias que a barriguinha está parecendo prenha e outros sem nada. Ela é mistura de Pincher com yorkshire.

  6. Edilson disse:

    Ja passam 30 dias que a minha cadela cruzou.
    mais ate agora so cresceram as as tetas😕

  7. Rosana luiza da silva disse:

    Boa noite Minha cachorra cruzou dia 12/12 em dezembro

  8. Lidiane disse:

    Minha Cadela é uma shitzu e cruzou duas vezes hoje completa 60 dias tem leite mas não apresenta barriga grande e nem dá pra sentir nada na barriga dela ,aparentemente não parece ter filhotes .quando geram um apenas aparece?

  9. Shirley disse:

    A minha cachorra ja tem 8 anos e foi cruzada mas depois de 20 dias ela comecou a solta um liquido branco, babento e fedorento (nao sei ao certo mais acho que ela perdeu os filhotes, e se perdeu eu nao vi).
    Ela ficou assim durante 13 dias e nao comia muito. Ela melhorou mais a barriga esta enorme.
    Sera que ela ta com uma infecao ou esta prenha.

    • Cobasi disse:

      Oi Shirley, como vai? As mudanças começam a ocorre depois de 30 dias. Mas para maior certeza depois de 28 dias é indicado a ida ao medico-veterinário para avaliar 🙂

  10. Sirlene disse:

    Minha cachorra cruzou a 5 dias e tá saindo uma secreção gostaria de saber se é normal?

  11. Regina Aoki Silva disse:

    Minha cachorra fugiu e estava no final do cio. Já tinha parado de sangrar. Li que depois cruza, temos que contar 20 dias, para saber se está de cria. Ela está mais lenta, comendo pouco, e as terrinhas dela estão inchadas e com leite.

  12. Edna mariano pereira disse:

    Meu amigo trouxe a cachorrinha dele pra cruzar com o meu cachorro aí cm saber q ela já está grávida?

    • Cobasi disse:

      Oi, Edna. Como vai? Fique de olho nos sintomas que citamos no texto e não deixe de fazer visitas mais frequentes ao veterinário para acompanhar a saúde da cadelinha e dos filhotes.

  13. Zumira disse:

    Queria saber se dá p ouvir os batimentos cardíacos dos bebês na barriguinha minha cachorrinha dela com o estetoscópio se ela estiver prenha está com 43 dias ? Dá ou não p ouvir e se der cm quantos dias da p ouvir?

    • Cobasi disse:

      Oi, Zumira. Como vai? Próximo dos 30 dias de gestação já dá para ouvir as primeiras batidas do coração dos filhotes. Mas lembre-se nesse processo da gestação faça uma visita ao médico-veterinário para maiores informações e cuidados com sua cachorrinha 😊

  14. Ana disse:

    Minha cadelinha cruzou com o filho dela que tem 6 meses. Será que ela pegou cria ?

  15. Gilberto juvencio disse:

    TENHO UM PET TERRIER COM OITO MESES,QUE ENTROU NO PRIMEIRO CIO.CRUZOU COM UM MACHO QUE TINHA SIDO CASTRADO HÁ TRÊS DIAS.EXISTE POSSIBILIDADE DE ELA TER FICADO GRÁVIDA?

    • Cobasi disse:

      Olá, Gilberto! Tudo bem?
      Identificar uma cadela grávida não é tão fácil durante as primeiras semanas, mas como houve o cruzamento, a recomendação é procurar um médico-veterinário para confirmar a gestação.

  16. Flávia Camila NUnes disse:

    Olá, no dia 02 de fevereiro minha cachorra cruzou, ela tem 8 anos e até então era virgem. Fiquei bastante triste e decidi castrá-la após 14 dias, porém, só foram retirados os ovários, pois a vet disse que o útero dela estava limpinho, sem nenhum registro de cio recente. Agora depois de quase 30 dias minha cachorra ganhou peso e está com os peitos rosadinhos. Será possível ela está prenha?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Flávia! Tudo bem?
      Identificar uma cadela grávida não é tão fácil durante as primeiras semanas, mas como houve uma alteração física em sua cadela, a recomendação é procurar um médico-veterinário para confirmar a gestação.

  17. Pollyana disse:

    Oiii

    Resgatei uma cadela na rua, estava sangrando e teve um cruzamento na rua
    Ficou 1 semana sangrando.
    Hj já faz 45 dias depois fo cruzamento, será q pegou gravidez?
    Queria castrar agora.
    É perigoso?

  18. Leila Lopes caldeira disse:

    Tenho uma york de 4 anos, ela estava no cio e o cachorro da vizinha pulou nosso muro que é bem alto e nós não estávamos em casa, quando chegamos ele estava no nosso quintal, estou preocupada pois acho que ela está prenha ela pesa 6kg e o cachorro é um srd ou seja eles são chamados de caramelo, estou preocupada o que devo fazer, a barriga dela já está bem desenvolvida!

  19. LILIA disse:

    Minha cadela deu cria com 33 dias é normal?

    • Cobasi disse:

      Olá, Lilia! tudo bem?

      Não é comum que uma cadela dê cria com apenas 33 dias de gestação. O período médio de gestação para cadelas varia entre 58 e 68 dias.

  20. Leia Menezes disse:

    Minha pinscher esta com 22 dias que cruzou e está tristonha , desanimada e sem apetite, será que está grávida? Teve vômitos qdo estava com 10 dias de cruza.

    • Cobasi disse:

      Leia, é compreensível querer entender o comportamento da sua pinscher. No entanto, para determinar se ela está grávida ou para entender a razão da mudança de comportamento, é melhor procurar a avaliação de um veterinário. Eles podem fornecer informações precisas para orientar suas decisões.

  21. Ola boa tarde ,minha cachorrinha cruzou e hoje faz 60 dias ,peitos grandes mas não tem barriga ,será que pegou cria? disse:

    Ola boa tarde, minha cachorrinha cruzou e hoje faz 60 dias, mas não tem barriga,os peitos sim estão como gestação, será que pegou?

  22. Tamires disse:

    Bom dia ! Minha cadela hoje 25/07/23 fugiu de casa e quando minha mãe foi ver ela estava com o rabo preso em outro cachorro, seria possível uma gravidez??

  23. Ana Paula disse:

    Amei ❤️

Deixe o seu comentário