Como saber se a cadela está grávida: 5 sinais claros

Compartilhar:


como saber se a cadela esta gravida

Algumas dúvidas são constantes na cabeça dos tutores de cães, e uma delas é como saber se a cadela está grávida. Isso porque é importante entender os sinais de uma cadela prenha para iniciar os cuidados com a mãe e os filhotinhos. Dessa forma, a gestação acontece sem preocupações, seja ela uma gravidez programada ou um deslize durante o período do cio.

A verdade é que identificar uma cadela grávida não é tão fácil durante as primeiras semanas, porém o corpo do animal apresenta mudanças após 20 dias. Quer saber quais são elas? Vamos te contar todos os detalhes de como saber se a cachorra está grávida.

Tenho como saber se a cadela está grávida depois de quanto tempo?

Se você está se perguntando como saber se a cachorra está prenha, em primeiro lugar, saiba que a  gravidez canina dura de 58 a 65 dias, sendo que esta variação acontece de cadela para cadela. As principais mudanças físicas aparecem depois de 20 a 30 dias, ou seja, depois desse tempo já tem como saber se a cadela está prenha observando estes sinais:

  • secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  • tetas rosadas e região inchada;
  • vômito e falta de apetite no primeiro mês;
  • aumento do peso no segundo mês da gestação;
  • mudança de comportamento, apatia e carência.

Se notar qualquer alteração na personalidade de sua cadela, a recomendação é procurar um veterinário para confirmar a gestação, pois ele tem como saber se a cachorra está prenha com maior exatidão.

Mas como saber se a cachorra está no cio?

Antes de tudo, vale saber que o primeiro cio da cadela acontece entre os seis meses e um ano de vida, mas a raça e o porte do animal interferem nesse período. Na primeira fase da menstruação canina, a vulva da cadela cresce e ocorre o sangramento vaginal. A partir daí, ela estará apta a procriar nas próximas semanas, na fase do estro.

Quanto tempo depois de cruzar a cadela fica grávida?

O período fértil das cadelas acontece na fase do estro do cachorro no cio, quando o animal está ovulando e aceita receber o macho. 

Após a fecundação do óvulo, tem como saber se a cadela está grávida a partir de 20 dias com a realização do “teste de gravidez para cadela”, que, na verdade, é um exame hormonal que mede os níveis de hormônio no pet.

Será que a cachorra está com gravidez psicológica?

A pseudociese, que é o nome técnico para gravidez psicológica em cadelas, acontece por inúmeros motivos, entre eles, o próprio instinto do animal em procriar e a frustração de não acontecer a reprodução. 

A primeira confirmação ao ficar na dúvida de como saber que a cachorra está grávida de verdade ou é psicológico é a castração. Afinal, se ela for castrada, as chances são zero. Entre os sintomas de uma gravidez psicológica em cachorros estão sinais de uma gestação real, como aumento das mamas e até produção de leite. Em conjunto, o animal tende a ficar carente, apegado a objetos, como pelúcias, e em um estado depressivo.

No geral, as chances de uma gravidez de mentira em um cachorro são maiores conforme a época do cio se aproxima. Se perceber qualquer mudança no comportamento do pet, inclusive os listados acima, é importante procurar ajuda de um médico-veterinário.

como saber se a cadela esta gravida de muitos filhotes

Como saber se a cadela está grávida de muitos filhotes?

A partir de 28 dias é possível realizar um raio-X e exame de palpação para saber quantos filhotes a cadela está esperando. A média é de quatro a oito bebês, dependendo do animal, porém algumas raças não passam de quatro filhotes, como Chihuahua, Yorkshire Terrier e Spitz Alemão.

Raças como Dogue Alemão, São Bernardo e Fila Brasileiro, além do popular Vira-lata (SRD), são conhecidas por terem ninhadas grandes.

Cuidados com uma cadela grávida

Depois que a gestação é confirmada, a cachorra grávida pode tomar suplementos para cachorro de acordo com as recomendações do veterinário. Além disso, neste período a alimentação do pet é fundamental para a mãe e filhotes. A comida para cadela gestante deve mudar, caso a ração para cachorro não seja a melhor para esta fase do animal.

A linha Super Premium é aquela que entrega mais nutrientes e possui zero corantes e aromatizantes em sua fórmula, por isso é a primeira recomendação dos veterinários. Em conjunto, o responsável por acompanhar a gestação do animal deve orientar sobre a quantidade ideal durante toda a gravidez pet.

Agora que você aprendeu como saber se a cadela está grávida, ficou muito mais fácil identificar os sinais no seu pet. Ofereça cuidado e atenção ao seu bichinho para que ele fique o mais saudável possível durante a gestação.

Assim como para nós, humanos, uma gestação envolve mudanças de hormônios, comportamento e os pets também ficam inseguros. O suporte e o carinho do tutor fazem toda a diferença.

Como é o parto de uma cadela prenha?

Os cachorros são animais, que, ao se prepararem para dar à luz, agem de formas específicas, isto é, eles escolhem o lugar para o parto quando o momento se aproxima. É possível acompanhar a gestação do pet, e, assim que a hora vai chegando, você deve oferecer um espaço seguro, confortável e limpo para o bichinho.

A duração do parto depende do animal, e é importante que você, mesmo à distância, acompanhe o processo para chamar um veterinário, caso necessário. São cerca de 15 minutos entre um filhote e outro, sendo que as contrações ocorrem de quatro a cinco horas antes do parto iniciar.

A presença de um veterinário é fundamental para orientar sobre os próximos passos depois que a cadela dá à luz, principalmente para responder suas dúvidas. 

Se você gostou de aprender como saber se a sua cachorra está grávida, então aproveite para ler outros conteúdos que temos aqui no Blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Thais disse:

    Boa tarde
    Tenho uma cadela ela fugio durante o cio quando a encontrei ela estava agarrada os macho por volta das 22 hs.
    No dia seguinte procurei um veterinário é expliquei a situação ele me passou prev gest é dei a medicação por volta das 13 hs ela tomou menos de 24 hs essa medicação dei durante 7 dias
    A minha pergunta é a seguinte será que ela pode estar prenha?

    • Cobasi disse:

      Thais, como vai? Apenas um médico veterinário pode avaliar a sua cachorrinha. Existem alguns exames que ajudam a identificar a prenhes, como ultrassom e raio-x.

  2. Wiliam Chaves disse:

    Tentei cruzar minha cachorra a 1 mês atrás, o dono do macho disse que não houve a cruza pois minha cachorra não aceitou o cão dele. Porém agora minha 30 dias depois minha cachorra está com as tetas bem maiores, vomitou umas 3x semana passada, as vezes não quer comer e está meio abatida parece, tipo desanimada, e um pouco agressiva tbm. Será que ela pode estar prenha e o dono do macho não viu ou percebeu a cruza? Ela é um Dogo Argentino de 22 meses e pesa 40kg.

  3. Luciana Rosária Duarte Dias disse:

    É possível a cachorrinha ficar prenha em uma única vez q ficaram agarrados?
    Já vai fazer 18 dias e não percebi nenhuma mudança nela

Deixe o seu comentário