Cadela no cio: informações e cuidados necessários

Compartilhar:


Cadela no cio: informações e cuidados necessários

Para cuidar bem de uma cadela no cio é preciso saber, antes de mais nada, que é natural e esperado que aconteçam algumas mudanças no comportamento do animal. A cadela no cio pode ficar mais agitada ou mais quietinha, mais carinhosa do que o normal ou, o contrário: não querer saber de conversa.

Cada indivíduo é único e é preciso respeitar essas características, mas há algumas coisas que você pode fazer para deixar esse período mais tranquilo para a cadela no cio.

O que você precisa saber sobre a cadela no cio

O que você precisa saber sobre a cadela no cio

Uma cadela no cio está com o organismo todo preparado para receber uma gravidez. Por isso, instintivamente, pode ser que ela comece a andar com o rabo levantado ou para o lado. Outro sinal importante é o aspecto da vulva da cadela, que se torna mais escura e inchada durante o cio, e o aumento na quantidade de xixis feitos por dia. Inclusive, mesmo as cadelas já treinadas podem deixar escapar um xixi fora do lugar certo durante esse período. Seja firme na correção, mas procure ser compreensivo também.

Um dos principais indícios de uma cadela no cio é o comportamento dos cachorros machos. A agitação por parte deles, incluindo latidos em excesso, é uma forte evidência de que uma cadela no cio está por perto e de que um acasalamento pode acontecer se houver oportunidade para isso.

Uma cadela no cio pode permanecer nessa condição por cerca de três semanas. Durante esse período, há um determinado volume de sangramento vaginal, que é normal e esperado. A cadela, provavelmente, vai passar a se lamber com mais frequência para se manter limpa.

Uma alternativa para prevenir acasalamentos indesejáveis, parasitas externos e outras doenças, além de contribuir para manter a casa em ordem, é adotar o uso de fraldas descartáveis próprias para a cadela no cio. Elas são muito confortáveis e higiênicas, e estão disponíveis em diversos tamanhos para acomodar bem os diferentes portes de animal.

A castração e a cadela no cio

Se você não tem intenção de permitir que a cadela no cio engravide, gerando uma ninhada de cachorrinhos dos quais você vai precisar cuidar, ou para os quais deverá providenciar tutores responsáveis que se disponibilizem a adotar, o melhor caminho é providenciar uma castração.

A castração é um procedimento relativamente rápido e muito seguro para o animal. Além de ser uma maneira eficaz de prevenir gestações não planejadas, a castração também evita o desenvolvimento de uma série de doenças do aparelho reprodutor dos animais, como os tumores de mama e os cistos ovarianos, por exemplo.

De modo geral, podemos dizer que o primeiro cio de uma cadela acontece entre os seis e os doze meses de idade. Depois disso, é comum que o cio aconteça a cada seis meses, mas em algumas raças o cio é anual.

Quando fazer a castração na cadela

Quando fazer a castração na cadela

Existem condutas diferentes para a castração. Enquanto alguns médicos veterinários defendem que ela seja feita antes mesmo de a cadela ter o cio pela primeira vez, outros tantos acreditam que seja melhor esperar o primeiro cio se encerrar para realizar o procedimento.

Essa decisão deve ser tomada em conjunto pelo tutor do animal e pelo médico veterinário, com base em uma conversa franca e esclarecedora sobre os prós e os contras das duas alternativas, considerando as características do animal e seu estado geral de saúde. Pesquise bastante sobre o assunto e converse com o profissional, pois ele certamente é a pessoa mais indicada para ajudá-lo a decidir o melhor caminho a tomar para manter sua cadela saudável e bem cuidada.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário