Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cadela no cio: especialista explica tudo sobre esse período

Colaboração de Lysandra Barbieri   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pug no cio

Apesar do nome popularmente conhecido, é comum os tutores não saberem o que é uma cadela no cio, quantos dias dura e tudo o que corresponde a esse período no mundo canino. Neste post, a médica-veterinária Lysandra Jacobsen, especialista do time de Educação Corporativa da Cobasi, vai explicar como funciona o ciclo sexual de reprodução dos cães. 

Essa falta de consciência sobre cachorro fêmea no cio é resolvida com informação. Então, a leitura deste conteúdo também será essencial para você compreender as etapas desse período, o que irá fazer toda diferença para você cuidar do seu pet do jeito certo. Acompanhe o post até o fim e saiba mais. 

O que é o cio canino?

cadela no cio
O primeiro cio de cachorro fêmea ocorre quando atinge a maturidade sexual do animal. 

O cio são os dias em que as fêmeas entram no ciclo sexual de reprodução, ou seja, é durante esse período que as cachorras conseguem engravidar. Neste período é comum que as cachorras apresentem mudanças no comportamento, podendo ficar mais sonolentas, carinhosas, agitadas ou até agressivas. 

O ciclo total é dividido em 4 partes:

Proestro

Fase em que a fêmea está apta para receber o macho, porém ela recusa. É caracterizada por um corrimento vaginal avermelhado muito confundido com a menstruação das mulheres. Essa condição pode apresentar um aspecto sanguinolento e é possível encontrar manchas de sangue pelo chão, para evitar esse problema, existem calcinhas absorventes para pets. 

Estro

Ocorre quando a fêmea aceita a cópula com o macho. A vulva fica mais edemaciada e com algumas descargas hemorrágicas. Essa é a fase mais fértil da cadela, onde é possível que aconteçam mudanças comportamentais neste período. Por isso, é comum que ela queira sair mais de casa e fazer mais xixi do que o habitual. Este período pode durar de 3 a 17 dias. 

Diestro e Anestro

São as fases finais, onde não ocorre mais a cópula. Dura em média 70 dias, mas pode variar caso a cachorra consiga engravidar. 

A seguir, respondemos 6 perguntas mais frequentes sobre o tema cadela no cio. Confira! 

1. Qual o tempo que dura o cio de uma cadela?

Para quem se pergunta quantos dias dura o cio de uma cadela, saiba que é uma questão variável de animal para animal. O estro, que é a fase em que a fêmea aceita a cópula com o macho, dura em média 9 dias, podendo variar de 3 a 21 dias.

2. De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?

Segundo a especialista Lysandra: “o cio ocorre a partir do momento em que a cadela conquista a maturidade sexual. Assim como no caso dos humanos, não existe uma idade correta para isso, já que pode variar para cada cachorro fêmea. No entanto, é comum que aconteça, em média, a cada 6 meses, podendo variar de 5 a 12 meses,” comentou.

3. Existe alguma alteração comportamental de cadela no cio?

cadela no cio cuidados
Entre as alterações no comportamento da cadela no cio, o pet pode oscilar entre fases de carência a agressividade.

“Sim, na fase do estro a fêmea dirige-se ao macho com mais facilidade e se porta em posição de “cavalete”. Além disso, ela fica mais carinhosa, disposta a passear. Em determinadas situações, algumas cadelas podem apresentar irritabilidade, cansaço, lambedura genital, atração dos machos e maior fluxo urinário,” explica a especialista.

4. Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

O estro, que é a fase em que a fêmea aceita a cópula com o macho, dura em média 9 dias, podendo variar de 3 a 21 dias.

5. Com quantos anos o cachorro entra no cio?

A partir dos 6 meses de vida, a cadela já pode entrar no cio. Cachorras de porte menor podem se desenvolver mais precocemente, já as de porte grande, podem demorar.

6. Como cuidar da cadelas no período fértil? 

De acordo com a médica-veterinária: “como já sabemos, é durante o cio que as cadelas emprenham, portanto, neste período é necessário muito cuidado ao deixá-la solta próximo aos machos. A melhor forma de evitar a cruza e, posteriormente, o surgimento de doenças, é através da castração,” ressalta.

Cão no cio não exige muitos cuidados especiais. Apenas não permita que tenha contato com cães machos para evitar prenhes indesejadas e utilize produtos de higiene para que ela não suje a casa.

Usar fraldas higiênicas caninas é uma boa opção para evitar sujeira, contudo, a cachorra não deve ficar com a fralda o dia todo. É importante trocar a cada duas horas e deixar um tempinho para que ela consiga fazer suas necessidades confortavelmente. 

fralda higiênica para cachorro

Essas são informações importantes para quem tem pet em casa. Fique atento ao comportamento e faça visitas periódicas ao veterinário, ações que vão ajudar e muito a cuidar da saúde da sua pet. Na Cobasi você encontra fraldas e tudo o que é essencial para que esse período seja o menos estressante possível. 

Lysandra Barbieri

Colaboração de Lysandra Barbieri

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário