Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cadela tem menopausa? Confira tudo sobre o assunto!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

As pessoas costumam humanizar tanto os pets, que começam a especular algumas situações como se a cadela tem menopausa ou não, se ela menstrua e entre outras.

Por ser um assunto recorrente, resolvemos criar um conteúdo que fala sobre esse ponto e, também, alguns mitos e verdades da vida do animal.

À medida que os cães envelhecem, os ciclos de astro podem se tornar irregulares, porém a cadela ainda é fértil. Ou seja, a qualquer momento, mesmo a cadela estando na idade mais velha, pode ficar grávida.

Mas vamos explicar melhor ao decorrer do conteúdo, continue a leitura para saber mais!

Cadela tem menopausa?

Não, esse é um mito que as pessoas criaram sobre cadelas com menopausa. Nos humanos, isso significa que a mulher não pode engravidar, porém as cadelas não passam por esse tipo de situação, se tornando uma afirmação falsa.

As fêmeas dessa espécie podem se reproduzir até o final de suas vidas. Contudo, quando idosas, elas podem ter algumas alterações, como o tempo mais espaçado entre um cio e outro, por exemplo.

Cadela tem menopausa? Confira tudo sobre o assunto!

Ou seja, uma fêmea que entrava no cio a cada seis meses, por exemplo, pode passar por essa situação a cada um ano e meio ou dois. Porém, ela pode se tornar uma gestante mesmo com a idade avançada. No caso das cadelas, o seu ciclo estral nunca para definitivamente.

Outro ponto que pode ser citado quando perguntam se a cadela tem menopausa é se ela menstrua também. Isso é um mito, pois é comum os donos falarem para os veterinários com quantos anos elas param de menstruar, mas ela não faz esse tipo de coisa, como os humanos.

As cadelas não têm ciclos menstruais e sim ciclos estrais. O sangramento faz parte disso e é decorrente a uma fragilização dos capilares sanguíneos do útero do animal, podendo acontecer por toda a sua vida.

Gravidez com a idade avançada é um risco

Já esclarecemos o mito de que a cadela tem menopausa ou não, e mesmo dizendo que ela pode engravidar até em idade avançada, é bom lembrar que essa gravidez pode ter um risco enorme para o animal. Ou seja, não é porque a cadela pode engravidar que isso é uma opção boa para ela, pelo contrário.

A gravidez em animais de meia-idade é considerada como um risco maior até do que a dos cachorros mais novos. Isso ocorre devido às condições relacionadas à idade ou doenças – também conhecido como subclínicas -, que podem estar presentes no animal.

Cadela tem menopausa? Confira tudo sobre o assunto!

A demanda maior para gerar nutrientes que a cadela passa a fazer para conseguir gerar os filhotes pode prejudicar a saúde do animal, e existem também uma série de complicações que podem ter quando uma cachorra em idade avançada fica grávida.

De fato, é bom estar sempre atento às condições do animal e, se possível, fazer a sua castração para que esse tipo de coisa não aconteça em idade avançada, causando problemas graves ao animal.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário